O poder do ciclo de M&A contínuo

O poder do ciclo de M&A contínuo

Time is money. Quem nunca ouviu esse ditado? Ele traz uma noção bastante realista e certamente aplicável ao mundo das fusões e aquisições (M&A), onde o valor do negócio pode ser significativamente inflado pela consolidação rápida e eficiente de sistemas e processos.

Apesar das grandes dificuldades geopolíticas e financeiras, a atividade global de fusões e aquisições no primeiro semestre de 2022 tem sido bastante resiliente, de acordo com a análise dos dados de fusões e aquisições da EY. O primeiro semestre de 2022 sofreu uma queda em relação ao mesmo período do ano passado (redução de 27% em valor e 18% em volume), mas a atividade está em alta em relação à média do último ciclo de M&A (aumento de 35% e 13%, respectivamente).

A natureza dos negócios internacionais está mudando para refletir as tensões geopolíticas no cenário mundial. Embora os níveis de transações internacionais no primeiro semestre tenham diminuído, a parcela de transações internacionais entre países intimamente afiliados aumentou.

Diferentemente de quando a COVID-19 atingiu e a atividade de negócios estagnou, os CEOs ainda estão tentando enxergar através das dificuldades e buscando transações que ajudem a posicionar suas organizações para o crescimento futuro. No cenário global, embora ainda haja um forte apetite por negócios internacionais, os CEOs são mais seletivos em relação às negociações, preferindo friend-shore - esforço para trabalhar com parceiros e países amigos para aumentar a produção de produtos críticos e depois expandir o comércio entre si - em suas operações, em vez de aplicar uma abordagem verdadeiramente global.


Mudanças significativas

Tudo isso indica que os ciclos de M&A estão passando por mudanças estruturais significativas. Isso inclui uma quantidade sem precedentes de capital e diversidade de fontes de financiamento para os negócios, com estratégias que transferem mais investimentos de capital para tecnologias emergentes à medida que a Quarta Revolução Industrial (4IR) continua a se desenrolar. Essas mudanças são fundamentais para a visão de que o próximo ciclo de M&A será diferente, especialmente com a retração da economia.

Em um ciclo típico de fusões e aquisições, os volumes e valores de negócios inicialmente caem de acordo com uma desaceleração econômica - muitas vezes motivada por um evento exógeno. A administração da empresa e os conselhos de administração muitas vezes hesitam em grandes investimentos, cautelosos em expandir suas organizações em uma economia mais fraca.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Sobre retornos das estratégias de M&A

Apesar dessa percepção, empresas que fazem aquisições durante uma recessão têm mais chances de sair na frente. Veja esse exemplo com dados da PwC: o período de março a novembro de 2001 foi marcado pela quebra das empresas chamadas dotcom, mas os retornos médios para os acionistas das empresas que fizeram essas aquisições superaram seus respectivos setores nos meses seguintes, chegando a 7% um ano após o anúncio da transação.

Em vários setores – incluindo bens de consumo duráveis, seguros, mídia e entretenimento e equipamentos de saúde – os retornos médios para esses adquirentes após um ano foram maiores do que o setor geral em dois dígitos.

Aqui está um excelente conselho: continue investindo, mesmo em tempos de crise.

Um nevoeiro de incerteza pode envolver o momento atual, mas alguns pontos podem ajudar a se preparar para quando ele se dissipar: continuar investindo durante as crises, especialmente em fusões e aquisições; buscar fusões e aquisições programáticas por meio de ciclos econômicos; e ajustar rapidamente as estratégias corporativas e de fusões e aquisições para se adaptar a um mundo em mudança.


Esteja preparado para os desafios nesse novo ciclo de M&A

O ciclo de M&A provavelmente continuará limitado no curto prazo, devido ao foco crítico na segurança dos funcionários, desafios de financiamento e avaliações voláteis. A crise do COVID-19 é única, e a atual contração econômica não evoluiu exatamente da mesma maneira que as crises anteriores. Em algum momento, no entanto, o crescimento será retomado

E você precisa estar preparado. Entender o valor das fusões e aquisições programáticas é fundamental. O ciclo geral de M&A é volátil. Ninguém sabe quando a crise atual terminará, ou exatamente como ela remodelará os mercados ou os comportamentos humanos. No entanto, sabemos que durante a última recessão as empresas que usaram uma abordagem programática para M&A entregaram retornos excedentes com menos volatilidade do que as empresas que usaram outras abordagens para M&A.

Atualizar as estratégias corporativas e de M&A é o ponto-chave. As empresas com maior probabilidade de emergir com força são as ágeis o suficiente para se adaptar às suas situações únicas e direcionar suas atividades de M&A para as oportunidades mais relevantes e atraentes antes que o próximo normal chegue . Isso exige uma reavaliação de sua posição em três áreas: vantagem competitiva, capacidade e convicção. Esses três Cs são a base para maximizar o valor das M&A.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Repense a vantagem competitiva

E por fim, repense a vantagem competitiva. A pandemia tem testado todas as estratégias corporativas porque sua profundidade e escopo excedem tudo o que vimos anteriormente. Tal como a Grande Depressão e as guerras mundiais, tem conduzido a mudanças duradouras nas percepções e comportamentos das pessoas e das organizações.

No campo dos negócios, os líderes precisam determinar o que está mudando fundamentalmente em termos de desempenho e perspectivas do mercado: quais choques de mercado são temporários e quais são permanentes; que exigem ação imediata para gerenciar riscos e que criam novas oportunidades de longo prazo.

Ao pensar em fazer negócios, os executivos devem entender as áreas em que M&A é a ferramenta mais eficaz para atingir os objetivos estratégicos da empresa e como as capacidades distintas da empresa podem agregar mais valor às metas de M&A. As empresas mais eficazes desenvolvem abordagens muito detalhadas para a execução em áreas prioritárias, incluindo a identificação de critérios específicos de triagem de negócios para restringir a gama de alvos potenciais.

Para remover os obstáculos de tomada de decisões, algumas empresas simplificam seus processos de governança e aprovação formal, definem prazos claros, se reúnem prontamente quando necessário, e transmitem um senso de urgência com base nas vantagens de ser precursor. As atualizações sobre M&A devem ser um item recorrente nas agendas de executivos e conselhos.

A incerteza econômica e o custo humano tornam o período pelo que passamos muito mais preocupante do que muitos desafios globais anteriores. A situação permanecerá fluida, mas algumas coisas são certas: o nevoeiro irá se dissipar e, quando isso acontecer, as empresas posicionadas para executar rapidamente estratégias de M&A durante o ciclo – aquelas que fizeram o dever de casa em suas estratégias e têm balanços sólidos e uma mentalidade ao longo do ciclo - serão capazes de fornecer mais valor para acionistas, funcionários, clientes e ambientes em que fazem negócios - acelerando a recuperação global.

O que você achou do insight? Deixe um comentário.


Elton Gobbe

CFO | Diretor Financeiro | Chief Financial Officer | Head of Finance | Superintendente | Diretor Geral | Diretor Executivo | Diretor Financeiro e Administrativo | CEO | C-Level

1 a

Excelente conteúdo Artur de Castro, newsletter assinada e aguardando os próximos materiais. Meus Parabéns!

Benno Bodmann

Independent Research Professional

2 a

Mudar é vida e sobreviver é adaptação. Very interesting newsletter, thanks Artur.

Marcelo Paes

Conselheiro | Mentor Executivo | Diretor | Empreendedor

2 a

Tema de extrema relevância. Parabéns por trazer!

Viviane Vasconcelos

Gestão de Controladoria | Finanças Corporativas | Custos | Orçamento | FP&A

2 a

Tô dentro.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Artur de Castro Frischenbruder

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos