O quanto uma boa desculpa social faz por você?
Hoje em dia, as demandas são tantas que os dias parecem ter menos de 24 horas. O tempo é algo tão fundamental que nos acostumamos com o ditado “tempo é dinheiro”, nos fazendo querer produzir cada vez mais em um espaço menor de tempo. Diante dessa premissa, vou falar neste artigo como me transformei ao adaptar minha rotina para melhor aproveitar meu dia.
Eu simplesmente atribuía a responsabilidade na falta de tempo pelas entregas não realizadas, replicando naturalmente a boa desculpa social “eu não tenho tempo” para me manter na minha zona de “conforto” sem ser julgada. Pois, afinal, de um jeito ou de outro, a grande maioria das pessoas sofrem do mesmo mal, que é não ter tempo. Notei que essa desculpa só me fez procrastinar, adiando oportunidades de criar novas formas de fazer e até de me posicionar frente a um determinado problema.
Quando o coaching entrou na minha vida, resolvi assumir a postura de protagonista desta história. Para isso, busquei planejar com maior eficiência minhas ações, de modo a constatar o que poderia ser eliminado e o que deveria ser priorizado na minha rotina, fazendo a gestão da minha atenção, mesmo nos dias de hoje que tudo “rouba” nossa atenção.
Ter consciência das minhas escolhas me trouxe a serenidade, a paz e a certeza de que tudo que faço está indo ao encontro do que eu valorizo e do que eu busco para minha vida, transformando o círculo vicioso em um círculo virtuoso.
Assumir o protagonismo quer dizer que está no controle e consciente do que prioriza neste momento. E quando alguém te demandar algo, faça como eu.
1. Avalie se faz parte da sua lista de prioridades, 2. Alinhe expectativa de entrega, 3. Negocie prazos, ou até mesmo ... 4. Negue o trabalho (se não fizer sentido para o que está buscando na sua vida).
Dessa forma, consegui atingir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, tornando-me dona do meu tempo, com maior motivação para encarar os desafios do dia-a-dia, pois sou a protagonista da minha historia e cada escolha que eu faço é para me aproximar ainda mais dos meus objetivos. Eu tenho certeza que será assim para você também.
Conte-me como faz para não ser vítima do seu tempo. Vou adorar saber ;-)
Mas se ainda não sabe como fazer para assumir o protagonismo da sua vida, eu posso te ajudar. BÔNUS: Concorra a uma sessão experimental gratuita de 1 hora de duração comigo, mandando uma mensagem inbox dizendo "Essa sessão é para mim".
Palavras-chaves: tempo, coaching, protagonista
Executiva de Pessoas | Recursos Humanos | Desenvolvimento de Pessoas e Cultura
7 aAlessandra de Oliveira Bonato fico mega feliz desse seu "gostei" ter gerado tanta conexão entre nós! Prazer te conhecer!
Executiva de Pessoas | Recursos Humanos | Desenvolvimento de Pessoas e Cultura
7 aAline Soaper que alegria ter o seu "gostei" no meu artigo. 😊😊
Executiva de Pessoas | Recursos Humanos | Desenvolvimento de Pessoas e Cultura
7 aLeonardo Santos fico muito feliz em me acompanhar e ter gostado do artigo!! 🙏🏻
Owner/Dono RGL Consulting/Siemens 25 years/CFO/Renewable Energy/Engineering /Sustainability
7 aO problema é que muitos vivem encontrando desculpas nobres para atitudes pobres.
Executiva de Pessoas | Recursos Humanos | Desenvolvimento de Pessoas e Cultura
7 aAlessandra Camilo gratidão por ter gostado do meu artigo!!! 😊