O que é assédio eleitoral? Entenda a Lei que condenou a Ypê
Notícias e informações que não podem deixar de circular nos corredores da sua empresa. Leia até o final e fique por dentro de tudo o que rolou no mundo corporativo, nas primeiras semanas de julho. Boa leitura! 😉
Ypê é condenada por assédio eleitoral, por live realizada em 2022
🚫 Recolham os santinhos...
Por decisão unânime da 9ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), com sede em Campinas (SP), a empresa Química Amparo Ltda, proprietária da marca de detergentes Ypê, foi condenada por assédio eleitoral.
O motivo? Uma live realizada, em 2022, que tinha o objetivo de persuadir colaboradores a votarem no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A fabricante nacional recebeu a determinação judicial para que se abstenha de realizar qualquer tipo de propaganda eleitoral, em favor de qualquer candidato a cargo político, sob pena de R$ 100 mil a cada infração.
Embora a decisão caiba recurso, ela nos traz ensinamentos. 💡👀
O que configura assédio eleitoral, Lev?
Pois bem... assédio eleitoral é o nome dado à prática em que figuras de poder dentro de uma empresa usam a sua autoridade para impor que outras pessoas votem, ou se posicionem, a favor de um determinado candidato político.
Sabe aquela história de que o voto é secreto? Ela é lei - por isso, é proibido fazer registros de foto ou vídeo na urna eleitoral, por exemplo.
O voto não é apenas secreto, mas também pessoal e intransferível e ninguém possui o direito de interferir nele.
🚨 Caso aconteça, configura-se como uma prática criminosa, pois fere a legislação eleitoral.
Art. 299: Estabelece pena de reclusão para quem "dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita." - (Código Eleitoral - Lei nº 4.737/1965)
Atenção: além dessa Lei, existe a Lei das Eleições nº 9.504/1997 e a Lei nº 2.848/1940, do Código Penal, que também enquadram o assédio eleitoral como crime.
Logo, é proibido que figuras usem do seu poder e autoridade dentro das empresas para:
O voto é um direito do cidadão e ele deve permanecer respeitado e intransferível.
Em tempos de eleições, é mais do que importante manter gestores atentos para que o assédio eleitoral não ganhe espaço no ambiente de trabalho.
⚠️ Além de diminuir a saúde do seu espaço corporativo, ele é considerado crime, sob penas sérias previstas na Lei - multas, cassação de registro, ação civil por dano moral, reconhecimento de rescisão indireta do contrato de trabalho e até reclusão do responsável.
Qualidade de Vida > Promoções... 56% dos profissionais brasileiros recusariam promoções em prol do seu bem-estar
Segundo o estudo global Talent Trends 2024, realizado pela consultoria Michael Page, mais da metade dos brasileiros recusariam promoções para preservar o seu bem-estar - mais especificamente, 56% dos profissionais.
🌎 Uma porcentagem acima da média mundial, que é de 48% e, também, acima da média Latina, de 43%.
Esse é um dado que reforça o que sempre falamos por aqui: cada vez mais, a qualidade de vida tem sido decisiva para a duração da relação de trabalho dos profissionais, no Brasil.
... são preocupações que se tornam, cada vez mais, prioritárias do novo perfil de trabalho no país e devem ser prioridade no setor de gestão de pessoas e cultura, das empresas.
Outro dado importante revelado pelo mesmo estudo é de que o Brasil lidera a modalidade de trabalho presencial.
No entanto, 54% dos entrevistados disseram que trabalham de forma presencial apenas por exigência da empresa.
É... o home-office sempre vem à tona, né? 🤷🏻♂️🤷🏻♀️
Qual a sua opinião sobre tudo isso?
Falando em bem-estar... Burnout atingiu mais estagiários de RH no último ano, segundo pesquisa
A pesquisa Panorama de Saúde Emocional do RH, realizada pela plataforma de gestão da jornada de trabalho Flash, mostrou um dado preocupante para o nosso amado setor - recursos humanos.
👀 Se liga nos dados:
Os mais jovens, em cargos iniciais nas empresas, relatam sentir mais o impacto do esgotamento e transtornos mentais.
🤔 Não é difícil entender o porquê: distanciamento social, insegurança quanto à permanência no trabalho, necessidade de validação, mercado de trabalho cada vez mais competitivo...
Tudo isso gera uma pressão interna que, somada a alta carga de demandas do setor, é uma das principais causas de Burnout.
Como anda os cuidados e atenção com os estágis por aí?
O estágio é feito sim, para desempenhar funções, desenvolver habilidades, auxiliar na realização de demandas diárias e desenvolver na prática aquilo que foi estudado na teoria.
Porém, apoio, acompanhamento próximo, feedbacks e compreensão são muito importantes nessa fase profissional.
Eles são o futuro, mas é preciso se sentirem bem no presente ✨❤️
📌 A Leveduca:
Deixamos a sua hora de almoço mais bem informada. E as suas horas de trabalho ainda mais produtivas.
Somos uma plataforma de ensino profissionalizante online, com mais de 250 cursos divididos em diversas categorias, para potencializar todos os setores da sua empresa.
Te ajudamos com capacitação, treinamentos específicos e benefícios corporativos – para colaboradores e clientes.
Conhecer não custa nada, né? Vem ser Leveduca (: