O que é branding through content e como pode ajudar seu gerenciamento de marca.
Branding through content, em uma tradução literal do Inglês significa Branding Através do Conteúdo. Como o próprio nome explica, é uma estratégia de gerenciamento para promover e posicionar uma marca utilizando conteúdo e as melhores práticas S.E.O. (Search Engine Optimization).
Porque o conteúdo funciona para o branding
Para entender porque o conteúdo funciona muito bem em ações de branding, vamos retomar o conceito fundamental de marca. Uma marca é uma ideia. Nomes, logotipos, símbolos, slogans e mascotes são representações físicas que remetem os consumidores às histórias, sensações e sentimentos que aquela marca representa.
É na força das histórias que devemos prestar atenção: A estrela da Mercedes-Bens, o cavalinho da Ferrari, o crocodilo da Lacoste, o logotipo da Diesel ,o design da Harley Davidson, a sereia da Starbucks , e a assinatura do fundador da Disney são símbolos que remetem os consumidores às histórias que eles conhecem sobre essas marcas.
É nesse momento, nos milésimos de segundo em que as histórias vêm à mente dos consumidores, que acontece o processo que os relembra porque devem comprar um produto que carrega aquela marca. E também porque eles têm o valor que tem.
Mas a força dessas marcas não surgiu instantâneamente. Ela foi construída passo a passo, sendo o resultado de uma série de ações que foram realizadas ao longo do tempo, que incluiam design de produto e embalagem, pricing, definição de canais e pontos de venda e muito mais.
A forma que cada um desses fatores é percebido pelo consumidor é o que torna a marca conhecida, desejada e valiosa. Antes da revolução digital, a maneira que as empresas podiam ter algum controle sobre essa percepção do consumidor era através de peças publicitárias veiculadas em mídias de massa como TV, rádio, jornais, revistas e outdoors.
O branding através do conteúdo colocou pequenas e médias empresas no jogo
O grande problema das mídias de massa é que elas exigiam um investimento altíssimo, para atingir um também altíssimo número de pessoas. Além do valor proibitivo do investimento, para alguns negócios poderia nem ser interessante, em termos de estratégia, divulgar a marca para milhões de consumidores.
A combinação de conteúdo de qualidade com outras boas práticas de SEO permitiu que empresas de qualquer porte, inclusive as pequenas e médias, atingissem as pessoas que faziam parte do seu público alvo e que era do seu interesse atingir. E levassem até eles as histórias das suas marcas.