O que a abordagem de pontos fortes tem a ver com bem-estar, engajamento e desempenho?

O que a abordagem de pontos fortes tem a ver com bem-estar, engajamento e desempenho?


Seja bem-vindo(a) à 13ª edição dessa newsletter preparada com todo o carinho para trazer aquela dose de conhecimento que vai ajudar você e as pessoas que você lidera a trilhar o caminho da excelência e gerar resultados acima da média.


Como, afinal, se dá essa relação?

 

Para responder essa pergunta, vamos dar um passo atrás e relembrar o conceito de pontos fortes.

Cada um de nós tem talentos, ou seja, uma forma natural e recorrente de pensar, sentir e agir que pode ser usada de forma produtiva. Quando treinamos esses talentos a ponto de ficarmos excelentes, podemos dizer que desenvolvemos pontos fortes nessa determinada área. Em outras palavras, pontos fortes são construídos a partir de uma predisposição natural que cada um tem para ser bom em algo.

Quando algo é natural em nós, sentimos uma sensação boa ao fazer essa coisa. Flui, é prazeroso, nem vemos o tempo passar de tanto que gostamos. Quanto mais tempo experienciamos isso, melhor nos sentimos.

Daí sai a primeira relação:

PONTOS FORTES & BEM-ESTAR

Quem usa seus talentos diariamente tem mais chances de ter uma excelente qualidade de vida.

Outra coisa bacana de perceber é o quanto usar nossos talentos desperta a motivação intrínseca (vale lembrar, que essa é o tipo de motivação que se mantém no médio/longo prazo). Quando estamos fazendo uma tarefa que requer nossos talentos, brota em nós uma vontade genuína de fazer aquela atividade, sem que ninguém peça ou nos empurre.

E quanto mais fazemos, mais queremos fazer porque a prática de um talento é a melhor e mais rápida forma de evoluir. Vamos percebendo avanço e indo em direção à maestria, o que nos faz querer mais e mais.

Aí está a segunda relação:

PONTOS FORTES & ENGAJAMENTO

Pessoas que usam seus talentos diariamente tem 6X mais chances de estarem engajadas em suas atividades.

Agora pensa comigo: você tem facilidade natural para fazer algo e treina isso diariamente com toda a vontade do mundo. No que isso vai dar? Melhora significativa de desempenho. Simples assim.

Ah, mas todos melhoram seus resultados quando se dedicam a treinar alguma coisa. Verdade! A diferença é que, ao treinar apenas seus pontos fracos, você enfrenta algumas questões:

a)     Não é prazeroso, portanto, você não se dedica tanto quanto poderia.

b)    Você melhora numa velocidade muito menor, tornando o processo desestimulante.

c)     Você tem um limite no nível que pode chegar. Você fica bom, mas não excelente, e o reconhecimento (em suas diferentes formas) não vem como você gostaria. Isso gera desmotivação.

Eis que surge a terceira relação:

PONTOS FORTES & DESEMPENHO

Pessoas que aplicam seus talentos diariamente entregam melhores resultados e atingem o nível de excelência.


Pra quem gosta de números...

No quadro abaixo estão alguns dos indicadores monitorados em estudos realizados em organizações que adotaram pontos fortes como prática de gestão.



Em se tratando de desempenho, várias outras métricas foram analisadas (acidentes de trabalho e rotatividade, por exemplo). Caso queira se aprofundar, você pode acessar estes dados clicando AQUI e AQUI TAMBÉM.


Partindo pra ação!

O que eu faço com esse conhecimento, Patrícia? A resposta é: depende...

Se você quer ser um profissional top, que tem acesso às melhores oportunidades de crescimento, minha recomendação é que você identifique seus talentos e monte um plano para desenvolvê-los em pontos fortes.

Se você está numa situação onde o trabalho atual drena sua energia e prejudica sua qualidade de vida, sugiro identificar seus talentos e avaliar ajustes na sua carreira.

Se você atua no RH ou ocupa uma cadeira executiva em qualquer empresa que queira garantir alto desempenho de forma sustentável, recomendo ações de capacitação com foco em liderança baseada em pontos fortes e job crafting para aproveitar o melhor de casa pessoa.


*******************************************

Eu sou Patrícia Fauth, especialista em Liderança Positiva, Consultora, Mentora de Líderes e Palestrante.

Chief Happiness Officer | Gallup Certified Strengths Coach  

Gislaine Righi .

CEO da GRighi Conectando Gerações | Palestrante | Mentora de Linkedin e carreira | Linkedin para empresas e Executivos | Headhunter | Top 100 People 2024 Feedz by Tovts pessoas que inspiram RH e Gestão.

4 m

Muito bom a psicologia positiva traz muito deste olhar 🙌🏽🪭

Mário Porto

Especialista People Analytics e Inovação | Mentor | Professor | Palestrante | Scrum Master | Agilidade no RH | PM | Podcaster

4 m

Muito bom!!

Adriana Fonseca

Jornalista | Falo sobre Carreira; RH; Saúde mental; Work-life balance; Produtividade | Faço mediação de eventos | Sou ghost writer | Chief Happiness Officer | Instrutora de meditação formada pelo Dr. Deepak Chopra

4 m

Há anos venho constantemente direcionando minha carreira para que a maior parte das minhas atividades de trabalho esteja alinhada aos meus pontos fortes. Claro que não é 100% do tempo, mas é a maior parte, e isso faz com que a minha relação com trabalho traga bem-estar, engajamento e desempenho. Concordo 100% com seu texto!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos