O que cabe em 5 pausas?
Oi.
Eu me chamo Nelio Xavier, meus alunos me chamam de Prof. Xavier, e você está na [agora nova e semanal] Newsletter "Uma pausa". Por aqui eu vou compartilhar contigo técnicas, histórias, curiosidades, indicações, e análises de comunicação.
Por trás das cortinas, eu preciso te contar que essa news será alimentada pelos episódios diários do podcast de mesmo nome. Pra ser mais preciso, com os episódios da semana que antecedem essa publicação. Com a ajuda de algumas IAs? Sim. Não escondo de ninguém as minhas sentinelas, mas sempre com o toque, o tom e o tempero do X-men que vos fala.
Nos episódios anteriores do Uma Pausa podcast...
Explorei técnicas variadas, desde como capturar a atenção do público até gerenciar efetivamente o tempo de fala. Essas habilidades são cruciais para qualquer profissional que deseja aprimorar sua capacidade de influenciar e engajar os outros através da comunicação.
Neste episódio eu abordei o desafio constante de capturar a atenção do público. Muitos me perguntam como garantir que as pessoas realmente escutem e se envolvam com o que estão dizendo, seja em aulas ou apresentações. Eu destaco que não existe uma fórmula mágica para garantir 100% de atenção do público, mas sim técnicas que podem aumentar significativamente seu engajamento.
Uma delas é a ênfase vocal. Modificar o volume da voz em palavras específicas para destacar informações cruciais, uma estratégia simples que pode alterar completamente a percepção do ouvinte sobre o que está sendo comunicado.
A objetividade é frequentemente sacrificada quando não temos clareza sobre a ideia central da nossa mensagem.
Neste episódio, discuti como a falta de um plano claro pode levar a divagações e até mesmo ao esquecimento do conteúdo principal durante uma apresentação.
Enfatizei a importância de conhecer o tempo disponível para falar e de delimitar claramente o início, meio e fim da apresentação, para que a comunicação seja direta e eficaz.
não existe uma fórmula mágica para garantir 100% de atenção do público
Falando sobre estruturação de apresentações, dei dicas de como iniciar, desenvolver e concluir uma fala de modo que capte e mantenha o interesse do público. Começar com uma apresentação pessoal e introdução do tema estabelece credibilidade e contexto.
Além disso, misturar elementos racionais e emocionais durante o desenvolvimento mantém o público engajado, enquanto um resumo conciso e uma sessão de perguntas no final asseguram que as informações principais foram compreendidas.
Recomendados pelo LinkedIn
Pausa 24: me empolguei e passei do ponto
Compartilhei uma experiência pessoal de um curso de oratória avançado que ministrei, onde o desafio foi gerenciar o tempo eficientemente. A interação excessiva e a falta de controle do tempo de aula podem comprometer não só a agenda do dia, mas também a percepção da competência do instrutor.
Destaquei a importância de impor limites ao tempo de fala para evitar que o excesso de entusiasmo prejudique a objetividade e a eficácia da comunicação.
Pausa 25: análise da comunicação do Davi, campeão do BBB
Por fim, analisei a comunicação do campeão do BB4, Davi, identificando tanto pontos fortes quanto fracos. A dicção e a velocidade de fala podem tanto atrapalhar quanto ajudar na clareza da mensagem.
Enfatizei como a expressividade e o uso efetivo da linguagem corporal podem ser decisivos para capturar e reter a atenção do público, tornando a comunicação mais impactante.
Começar com uma apresentação pessoal e introdução do tema estabelece credibilidade e contexto
Espero que você perceba como pequenas mudanças na forma de se comunicar podem trazer grandes melhorias na maneira como sua mensagem é recebida. Lembre-se de que cada interação é uma oportunidade de aperfeiçoamento.
Cenas pós créditos
Se gostou lendo, imagina ouvindo [leia como Barry White]
Assine gratuitamente o podcast Uma Pausa no Spotify e garanta o Prof. Xavier de segunda a sexta no pé do seu ouvido... te ajudando a se comunicar melhor.
Isso me pega legal tá [leia como Casimiro Miguel]
O que estou vendo? X-men '97, série animada do Disney Plus, nesse momento está no episódio 8, estou aflito, ansioso e empolgado com o season finale.
O que estou lendo? Qual é a sua obra, do prof. Cortella, estou na página 118/141, e esse tem sido meu livro de cabeceira há 4 meses. Sou lento pra ler.
Curiosidade da semana? Estou fazendo teatro, curso de formação de ator, e preciso aprender a fazer um sotaque chileno pra um personagem nas próximas 2 semanas, e ainda não sei diferenciar sotaques hispânicos.
Pergunta pra te engajar nos comentários [leia como Rogerinho do Ingá]
Se você entrasse no BBB, qual característica da sua comunicação acredita que chamaria a atenção das pessoas?
Coordenadora de Assuntos Regulatórios e Farmacovigilância | HCor
8 mEstreou e eu já estou seguindo! “Pausei” para pensar em como a comunicação é importante e acaba pautando a percepção de valor que os outros tem sobre nós e sobre as nossas opiniões. Acabamos nos debruçando mais no que comunicar do que em como comunicar, que é tão relevante quanto. Conteúdo muito relevante, Nelio. Obrigada por compartilhar!
Treinamento e Desenvolvimento | Diversidade e Inclusão | Aprendizagem | Comunicação Interna | Endomarketing | T&D | DHO | R&S
8 mAdorei o conteúdo Nelio! 👏🏼
Especialista em comunicação escrita para empresas | Mentora de escrita autêntica e conteúdo no LinkedIn | Podcaster no 46 Minutos | Escrita humanizada para equipes de atendimento ao cliente
8 mAntes de verbalizar, seja na comunicação oral ou escrita, é fundamental pensar: o que se quer e precisa dizer? Querido Nelio Xavier, adorei a estreia da news! É óbvio que já estou seguindo o Uma Pausa no Spotify \o/ Um abraço aconchegante!
Procurement | Project Management | Operations | Logistics | Supply Chain | Innovation
8 mQue dicas legais! Já estou seguindo a newsletter e agora o canal no Spotify! Obrigado! P.S. Você desenha super bem hahaha