A Lição da Torta de Limão: Aprenda a resolver problemas de forma prática.
Nossas mães são figuras essenciais em nossas vidas, desempenhando papéis múltiplos e desafiadores. Ao longo dos anos, elas nos ensinam inúmeras lições valiosas que moldam nossa perspectiva e nos ajudam a enfrentar os desafios da vida.
Você deve estar com bastante curiosidade sobre o título desse artigo, e agora ainda mais por essa introdução falando sobre mães e o que elas nos ensinam. Permita-me contar minha história e como uma torta de limão mudou toda forma que enxergo as situações do dia-a-dia.
Quando eu era criança, costumava ficar triste porque meu aniversário (14 de julho) sempre caía durante as férias escolares, o que significava que eu não podia comemorá-lo na sala de aula com meus amigos e professoras, como todo mundo fazia. Além disso, a maioria dos meus amigos viajava durante o mês de julho, o que dificultava a realização de festas com muitos convidados.
Minha mãe percebia que, na semana que antecedia meu aniversário, eu costumava ficar mais calado e triste, mas ela teve uma ideia que ia mudar não somente aquele aniversário de 7 anos, como toda minha vida. Ela, extremamente sábia, me chamou e conversou comigo:
"Filho, sei que você está triste por não poder comemorar seu aniversário com seus amigos, eu não gosto de te ver triste, portanto quero te dar um presente diferente esse ano que sei que vai te alegrar. Todos os anos você me pede para fazer sua torta favorita de limão, neste ano quero fazer uma somente para você. Não colocarei nenhuma regra, se você quiser dividir com suas tias e comigo, tudo bem, mas se quiser comê-la toda sem dividir, você que decide. Ela será seu presente!"
Na manhã do meu aniversário, acordei com o delicioso cheiro da massa de torta assando. Minha mãe havia acordado cedo, preparado a massa, adicionado o recheio e o glacê generosamente, e havia colocado a torta no forno. Quando ela a retirou, vi a torta mais bonita de limão que ela já havia feito.
"Está pronta! Vou colocá-la na geladeira para firmar o recheio e aprimorar o sabor", disse ela.
Depois de refrigerada, minha mãe tirou a torta da geladeira, colocou em cima da mesa, já forrada com uma toalha que usávamos para ocasiões especiais, e decorou a torta com algumas velas. Também encheu bexigas de aniversário, e reuniu toda a família, três tias e ela, para cantarem "Parabéns a você"!
Assim que todos terminaram de cantar, ela falou, sei que todos aqui querem experimentar a torta, mas ela é o meu presente para meu filho. Aqui está - disse ela. Pode comer como você quiser, você pode partir em pedaços ou comê-la inteira, usar talheres ou comer com as mãos.
Eu me senti maravilhado! Aquela torta linda só para mim?! Comecei a comê-la com as mãos, me deliciando a cada pedaço. No entanto, depois de alguns pedaços, comecei a me sentir enjoado e queria desistir.
Minha mãe percebeu e comentou: "Parece que alguém estava com muita vontade de comer a torta e não aguentou. Não se preocupe, a torta era sua mesmo. Mas podemos aprender algo com isso, não é?". E então ela continuou:
Recomendados pelo LinkedIn
Na vida, você encontrará situações que se assemelham a essa torta de limão. Alguns problemas serão complexos demais para resolver de uma só vez, mesmo que você goste do assunto. Quando encontrar esses problemas, separe-os em partes menores e só então comece a resolvê-los. Se você tivesse cortado a torta de limão em fatias, provavelmente teria comido a primeira fatia, depois a segunda, a terceira, e teria comido muito mais do que conseguiu comer.
Quando olhamos para o problema como um todo, nos sentimos desesperados e ouvimos vozes que nos dizem que não somos capazes. No entanto, quando dividimos os problemas em partes menores, enfrentamos cada parte separadamente, o que não nos sobrecarrega e desvia nosso foco do tamanho do problema completo. Assim, vamos vencendo um pedaço de cada vez.
Hoje, sou imensamente grato pelos ensinamentos da minha mãe. Dou aulas sobre gestão de tarefas e, sempre que posso, compartilho a história da torta de limão que mudou minha vida.
Agora, gostaria de ouvir de você: existe alguma lição valiosa que aprendeu com sua mãe e gostaria de compartilhar?
Desejo a todas as mães um Feliz Dia das Mães!
Essa é minha mãe, Ednei Davino. Uma mulher extraordinária cuja vida é marcada por sua dedicação ao ensino e cuidado com as pessoas.
Formada em pedagogia, ela dedicou sua carreira a transmitir conhecimento em escolas e faculdades, deixando um legado de aprendizado para muitas pessoas.
No entanto, em 2006, sua vida sofreu uma reviravolta quando ela enfrentou um Acidente Vascular Cerebral, que a afastou do mercado de trabalho. Desde então, cuidamos um do outro, e nessa jornada de cuidado mútuo, continuo aprendendo preciosas lições com ela. Sua história é um exemplo de força, resiliência e amor incondicional, ela é uma inspiração na vida de todos ao seu redor.
_______
Esli Queiroz | esliqueiroz@gmail.com | Linked in |