O que você quer ser quando crescer? Uma reflexão...

O que você quer ser quando crescer? Uma reflexão...

 

Lembro que essa era uma das perguntas mais frequentes quando eu era criança. Havia outras perguntas ou falas para estabelecer contato: o que você mais gosta de estudar? Em que ano está? Vai seguir os passos de seus pais? Puxa como você cresceu!

Tive pais que me incentivaram a buscar informação e a acreditar que tudo era possível. Fazia todo sentido, por exemplo, eu querer ser astronauta, afinal vivi na era da corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética quando disputavam a hegemonia da exploração do espaço entre 1957 e 1975. Na época essa competição se resumia a quem conseguiria chegar primeiro à lua.

Hoje me ocorreu que a pergunta: “O que você quer ser quando crescer?” precisa de uma adaptação ou uma abordagem que a atualize para os tempos desafiadores, incertos, inclusivos, voláteis, urgentes...que estamos vivendo.

Pensei em algumas sugestões:

Que coisas você gostaria de fazer ao longo de sua vida?

O que você quer descobrir junto com outras pessoas durante sua vida?

O que você não quer fazer com a sua vida?

O que seria fantástico realizar com a sua vida?

Quantas coisas acredita que pode realizar em toda a sua vida?

Que vida quer ter?

O que você amaria realizar em sua vida?

Com quem gostaria de conhecer e estar em sua vida?

Que lugares quer conhecer em sua vida?

Como acredita que será sua vida a partir de hoje?

São sugestões para reflexão. Hoje com 62 anos essas perguntas fazem ainda mais sentido porque ainda há muitos sonhos para serem realizados.

Quem me ensinou isso foi minha melhor amiga durante a faculdade de psicologia, @Maria Aparecida Sales Finizola. Ingressei na faculdade aos 17 anos e Cida já tinha mais de 50 anos quando nos conhecemos. Essa conexão na época me fez perceber o quanto podemos buscar, ser e fazer ao longo de nossas jornadas.

Fazendo um pareamento com a Jornada do Herói, já vivi várias histórias e se fosse fazer uma série seriam muitas temporadas. Uma melhor que a outra. Teve de tudo um pouco, e ainda quero escrever novas temporadas com elementos diferentes que me desafiem e contribuam para a vida de outras pessoas.

E você que pergunta sugere para ser feita todos os dias?

Mas... e as respostas? Que respostas temos dado? Qual a distância entre quem deseja ou desejou ser e seu momento atual? Que tipo de perguntas e respostas você tem feito a si mesmo nos últimos tempos?

Desejo que em suas conversas consigo faça boas perguntas e de respostas que se alinhem aos seus propósitos.

👏👏👏

Sergio Moreira

Psicólogo | Pós-graduado em Gerontologia e Marketing | Palestrante | Consultor Marketing de Serviços | Professor em pós-graduações | Voluntário | Agitador Cultural #souosergio #intergeracionalidadeja

3 a

Um idoso com espírito de criança!

Sempre fantástica! Hoje, aos 56, basta-me perguntar o que preciso ser, ter e fazer para ser feliz.

Parabéns amiga. Sempre sensata e pontual. Beijo

Ronald Michelsohn

Coach / Mentor Estratégico de Executivos-Team Coaching-Aprendiz no Clube dos Ludificadores-Voluntário Estratégico da Livelab

3 a

Excelente post Sonia Lota . Pego carona no que escreveu e proponho: Que vida você quer ser?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos