O RH 4.0

O RH 4.0

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O RH 4.0

Comenta-se, com frequência, a respeito das mudanças que a área de Recursos Humanos tem sofrido, e essas mudanças são contínuas ao longo da história da administração e muitas coisas ainda vão evoluir. Hoje se fala muito do RH 4.0, mas afinal de contas, do que se trata o RH 4.0?

Antes de responder essa pergunta, vamos relembrar as revoluções industriais, é importante lembrar e estar atento as essas mudanças para entender o cenário atual e se qualificar para essa nova versão do Recursos Humanos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O RH 4.0 é uma nova versão dos Recursos Humanos, onde ele é estruturado em estratégia que prezam o engajamento e a satisfação dos colaboradores.

Ele deixou de ser feeling, e passou a ser analytical, ou seja, deixou de ser intuitivo e passou a ser baseado em dados, sendo assim os processos manuais estão sendo automatizados.

Esse avanço trouxe também ferramentas que descomplicam a vida do RH, assim tornou o setor de RH digital, ágil e inteligente.

A principal mudança do RH tradicional para o RH 4.0 é o posicionamento do profissional, que agora sua atenção está voltada para o turnover e o engajamento dos colaboradores. Algumas empresas adotaram o nome  gente e gestão no lugar da tradicional “placa RH”, onde o olhar é voltado de fato para as pessoas. Fazendo com que o profissional de RH precisa ter um perfil analítico e estratégico para atuar nesse novo cenário.

Os principais desafios do RH 4.0 são: perfil analítico e estratégico, criação de estratégias que engajam, reter e atrair talentos e garantir a satisfação dos colaboradores.

As principais tendências do RH 4.0: People Analytics, KPI, eNPS, de feeling para analytics.

Assim como algumas funções vão deixar de existir e novas vão surgir devido a toda essa tecnologia avançando de forma mais acelerada do que estamos acostumados, funções também vão passar por novas estruturações, onde novos conhecimentos, novas técnicas e novas  habilidades serão fundamentais. A função do RH não vai deixar de existir, mas o profissional terá um novo perfil e precisará fazer cursos complementares para atender os desafios e tendências do RH 4.0.

Conclui-se que as mudanças estão ocorrendo em todos os setores, e com o RH não seria diferente. São mudanças onde irão permitir que profissionais tenham mais ferramentas e autonomia para fazer de forma estratégica o desenvolvimento dos funcionários, desenvolvendo assim os objetivos da organização, pois um funcionário feliz e satisfeito com a empresa é uma chave para construir uma empresa sólida e reconhecida no mercado. 

Significados:

*eNPS: Termômetro de engajamento dos funcionários

*KPIs: é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de Desempenho. Ex.: Turnover

*People Analytics: também conhecida como análise de talentos ou análise de RH, refere-se ao método de análise que pode ajudar gerentes e executivos a tomarem decisões sobre a sua força de trabalho.

*turnover: A tradução do termo em inglês quer dizer “virada” ou “renovação”. Também conhecido como taxa de rotatividade de colaboradores dentro de uma empresa, trata-se de um dos índices que o RH considera mais importante em processos de recrutamento e seleção.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos