O Som do Silêncio
Eu vivo na maior metrópole brasileira e trabalho todos os dias na Avenida mais famosa da cidade, mas que lugar barulhento é esse. Sempre tem um carro, buzina, manifestação, ocupação, artista, camelô e um mundo de gente de todo tipo.
Dentro da empresa não melhora muito. Chão que ecoa ao som dos sapatos, colegas e amigos que conversam em todos os tons, máquinas, ventiladores, ar condicionado, TV ligada à toa. Tudo isso ao mesmo tempo. Não é raro ver quem recorra aos fones de ouvidos com uma música bem alta para silenciar esse caos sonoro e ajudar na concentração (!?).
Já prestou atenção em como as pessoas tem o costume de encher suas vidas de barulho? Quantas você conhece que quando chegam em casa a primeira coisa que fazem é ligar a TV, mesmo que ninguém vá assistir, “Só pra fazer barulho”?
Eu mesmo não “consigo” sair de casa sem meu celular tocando alguma música, logo cedo.
Parece que temos medo do som do silêncio.
Muito já foi pesquisado e comprovado cientificamente sobre os benefícios do silêncio no nosso dia a dia. Dormir num ambiente quieto de verdade descansa e recupera muito mais do que em meio ao barulho. Muitas enxaquecas também são provocadas por excesso de ruídos, inclusive aqueles que já estamos tão acostumados que nem percebemos mais.
Mas não é apenas na empresa ou para dormir. O silêncio faz muito bem em outros ambientes, como por exemplo na sua cabeça. Quando silenciamos os ouvidos, a mente começa a prestar atenção aos pensamentos. Tente ficar alguns minutos por dia sentado quieto, sem nenhum barulho externo. Não precisa ser a ausência total de sons, isso é quase impossível nas grandes cidades hoje em dia. Os ruídos externos são naturais e tendem a desaparecer quando deixamos de dar atenção a eles. Tente diminuir o barulho ao seu redor e tente ouvir seus pensamentos.
Se você conseguir isso por apenas alguns dias vai perceber que é possível fazer silêncio também durante o trabalho, em pequenas atitudes como ouvir o que o outro tem a dizer, com intenção e concentração no que está sendo dito, para depois pensar antes de falar. Quando contestado, questionado ou até ofendido, fique em silêncio alguns instantes. Ouça seus pensamentos e só depois decida o que falar.
Faça uso do silêncio. Ele ajuda a controlar o estresse, mantém o ego sobre controle.
Comece aos poucos. Tente apenas alguns minutos por dia. Ouça o que o silêncio tem pra te dizer, você pode se surpreender.
Vicente Tavares