O Tiktok, Trump, China, Microsoft e a briga toda
Fiz um post umas duas semanas atrás falando dos problemas que o tiktok enfrentaria nos EUA. Algo que foi potencializado quando a Amazon sugeriu que todos os colaboradores desinstalassem o APP dos seus celulares, por acharem que o tiktok rouba infos dos usuários americanos e leva direto para o celular do Xi Jinping, presidente da China.
Pois é, verdade ou não, isso acendeu alerta para muitas pessoas e para o presidente Donald Trump, que também não tem comprovação que isso de fato ocorra, mas pelo sim, pelo não, preferiu comprar essa briga.
No dia 6 de julho, o secretário de Estado Mike Pompeo disse que os usuários que baixam o aplicativo estão colocando "informações privadas nas mãos do Partido Comunista Chinês". Trump citou um motivo diferente: punir a China por sua resposta ao coronavírus.
Os comentários de Trump e Pompeo vieram depois que usuários do TikTok e fãs de K-pop disseram que ajudaram a prejudicar a participação em um comício presidencial em junho, reservando milhares de ingressos on-line sem intenção de participar.
O que nos faz concluir até aqui que o Trump é muito 5ª série (um radical que age por impulso), mas ele é presidente dos EUA e tem poder de banir o APP do país, o que deixa tudo mais sério.
Com isso a Bytedance se mexeu, divulgou uma proposta à Casa Branca, na qual a ByteDance alienaria completamente as operações dos EUA no TikTok e a Microsoft se encarregaria dessas operações e de proteger os dados dos usuários americanos no TikTok.
Ai o Satya Nadella (presidente da Microsoft) deu uma ligada para o Trump pedindo uns dias para concluir a compra da operação do TikTok nos EUA antes de banir, o Trump concordou e disse blz tu tem até dia 15 de Setembro pra resolver isso, Satya.
E assim estamos, mas quais os problemas disso tudo? 🧐
A china não é boba e tá ligada que isso é praticamente uma forma de oferecer à eles a escolha de submissão ou combate mortal no mercado da tecnologia.
E ai rapidamente a Bytedance se uniu a Huawei, empresa chinesa que anunciou semana passada ser a maior fabricantes de celular do mundo, superando a Samsung e Apple.
E saiu no China Daily, que a China não aceitaria o "roubo" de uma de suas empresas de tecnologia "e que tem muitas maneiras de responder se isso for à frente mesmo".
E a população chinesa está bem brava com isso, em um relatório recente feito pela inteligência chinesa mostra uma reação negativa nas mídias sociais chinesas, com alguns usuários acusando a empresa de se render aos EUA, e coisas tipo "Escolha sabiamente vender para os Estados Unidos ou se criar um inimigo em casa, tiktok"
Opa!
Então de um lado temos o Trump 5ª série que está maguary com o tiktok e a Microsoft querendo tirar uma casquinha disso tudo e do outro lado os Chineses que tem controle emocional, uma população em pleno ponto de guerra virtual com os EUA e a maior fabricantes de celular do mundo.
Acho que essa briga está apenas começando, meus amigos.
Mas seguimos acompanhando.