O uso de dados para criar experiências memoráveis aos usuários - O caso do Spotify Wrapped
Qual foi seu artista mais escutado em 2024? Se você sabe a resposta para essa pergunta, você provavelmente viu o resultado do seu Spotify Wrapped. O evento amado por diversos usuários do aplicativo de música é um fenômeno global e muito aguardado. A retrospectiva faz a coleta de dados dos seus consumidores e traça perfis, comunidades e hábitos de consumo de música, criando uma relação positiva entre empresa e público. No artigo de hoje, vou usar o fenômeno do Spotify Wrapped para explicar o poder dos dados para criar experiências únicas para os clientes da sua startup. Vem junto!
Como transformar dados
O Spotify Wrapped é o momento em que o aplicativo de streaming de música libera um compilado de informações coletadas dos usuários ao longo do ano com base em seus hábitos de consumo, como quanto minutos passou ouvindo música, trilhas e artistas mais escutados e até mesmo a cidade que tem o gosto musical similar ao seu. Esse evento que geralmente é lançado em dezembro, é esperado ansiosamente pelos fãs. Ao utilizar diferentes técnicas de marketing no processo, a marca cria engajamento e antecipação. Quer saber como? Segue lendo.
Individualidade e comunidade
Por meio da coleta de dados exclusivos, o Spotify consegue traçar um perfil para cada ouvinte, criando ao mesmo tempo uma experiência única e encaixando o usuário em uma comunidade que compartilha de gostos similares. Essa é a magia da personalização de dados e como ela pode gerar satisfação. Ao transformar informações brutas em insights criativos sobre os hábitos dos clientes, a marca cria um senso de individualidade e de compreensão. As pessoas amam saber mais sobre elas mesmas, quando isso tudo é combinado em um design atrativo com fatos diferentes que surpreendem o público, sua marca se torna uma das preferidas entre os usuários.
Além disso, cria um senso de pertencimento por meio de subculturas musicais, unindo comunidades que compartilham dos mesmos hábitos e preferências. Isso é ainda mais cativante quando se consegue fazer uso do grande alcance das redes sociais para compartilhar gostos e se identificar com amigos próximos. Você entendeu a estratégia usada aqui?
Recomendados pelo LinkedIn
Caráter interativo e compartilhável
Quem não gosta de compartilhar seus interesses e hobbies para os outros? O Spotify compreende a necessidade humana em se expressar para o mundo e faz uso disso para criar uma campanha que seja ao mesmo tempo interativa e compartilhável. Design alinhado com as redes sociais, mensagens de agradecimento de artistas e informações divertidas são o que tornam o Spotify Wrapped tão atrativo e comentado. Cria-se, assim, conexão e aproximação entre a empresa e os usuários, aumentando os downloads e o valor social do aplicativo.
Uso de growth hacking
A música, além de relaxar, também tem a capacidade de unir pessoas. Compartilhar seus resultados e analisar o dos outros tem uma lógica de growth hacking. Essa técnica que envolve abordagens criativas de baixo custo para acelerar o crescimento da marca se inclina no marketing de boca a boca. Comentários em rodas de conversa e pela internet definem o sucesso global do Spotify Wrapped. A satisfação com esse extra que a empresa proporciona sem nenhum custo adicional transforma a visão dos usuários, sendo mais propensos a recomendar o serviço.
Como sua empresa pode fazer o mesmo
Se você deseja aplicar a mesma técnica do Spotify para converter dados em estatísticas divertidas para seus clientes, você pode seguir os seguintes passos. Identifique as informações mais relevantes para o seu negócio, como histórico de compra, comportamento no site e interações nas redes sociais. Ao fazer essa coleta, invista em uma ferramenta de análise de big data para reconhecer padrões e criar campanhas direcionadas para cada público. É importante manter em mente, antes de mais nada, a transparência e compromisso de ética com os clientes sobre o armazenamento de dados pessoais.
Conclusão
O uso de dados, ao mesmo tempo que pode trazer insights curiosos para o crescimento da sua empresa, também pode ser utilizado para criar experiências cativantes aos usuários. Por meio de informações personalizadas e identificação de subculturas, sua marca pode criar um valor agregado ao produto/serviço oferecido. Ao fazer uso das redes sociais para gerar engajamento e compartilhamento, seu negócio investe em estratégias de growth hacking, decodificando os interesses do público e fortalecendo a relação entre empresa e cliente. E aí, viu que tem estratégia até mesmo por trás dos seus artistas mais escutados? Se você ficou interessado em aplicar técnicas como essa ao seu negócio, compartilhe nos comentários sua reflexão sobre o tema!