Escassez de energia é um perigo para startups que utilizam IA?
Segundo um relatório divulgado pelo Gartner, 40% dos data centers de Inteligência Artificial (IA) estarão operacionalmente limitados pela disponibilidade de energia até 2027. Ou seja, a escassez de energia pode fazer com que diversas startups focadas em desenvolver IA ou que utilizam essa tecnologia em suas operações sofram danos financeiros irreversíveis. Ficou preocupado com a questão? Então leia este artigo e tire suas dúvidas sobre o assunto!
O Cenário Atual
Conforme a pesquisa, o consumo de terawatts-hora (TWh) dos data centers de IA deve aumentar nos próximos anos, chegando a cerca de 500 TWh em 2027; 2,6 vezes mais do que o nível de 2023. Esses data centers são fundamentais para o funcionamento das inteligências artificiais existentes, pois eles conseguem processar um grande volume de dados para treinamento de IA. Sem eles, a inteligência artificial fica limitada, e isso podemos observar na prática, quando vemos como o Chat GPT refinou e está com respostas cada vez mais complexas desde seu lançamento, no final de 2022. Nesse contexto, a questão da limitação da infraestrutura global para suportar a demanda crescente por inteligência artificial se tornou um grande problema.
O Problema da Escassez de Energia
A escassez de energia tem como consequência direta o aumento nos custos de energia, o que pode afetar muitos negócios, elevando preços das operações de IA e impactando, principalmente, startups. Se continuar assim, todo o trabalho desenvolvido para criar soluções inovadoras com a ajuda da IA pode ser pausado, desde fintechs voltadas para serviços financeiros até healthtechs que contam com a ferramenta para auxiliar médicos e pacientes. Mas, antes de jogar tudo para o ar e se desesperar com a situação, é preciso pensar em algumas estratégias importantes. Várias empresas que desenvolvem tecnologias de IA já estão trabalhando para garantir que todos que se beneficiam desta ferramenta, desde empresas até pessoas físicas, possam continuar utilizando-a sem qualquer problema.
Recomendados pelo LinkedIn
Soluções e Alternativas
Startups que desenvolvem IA podem, por exemplo, partir para soluções energéticas renováveis, como o uso de paineis solares, para abastecer seus data centers, como uma forma de poupar energia e garantir que o preço não seja exorbitante. Inclusive, esse uso de energias renováveis nos data centers pode gerar a otimização de algoritmos de IA para reduzir o consumo. Já aquelas empresas que utilizam a inteligência artificial em suas operações podem ficar mais tranquilas, porque as bigtechs já estão correndo contra o tempo para implementar energias renováveis, que ofereçam a mesma eficiência. A questão é tão urgente que, recentemente, a gigante Google firmou um acordo com a Kairos Power para usufruir da energia gerada por reatores nucleares, com o objetivo de alimentar a sua inteligência artificial, o Gemini. Já a Meta, dona do Facebook e do Instagram, já anunciou que irá investir tanto em energia nuclear quanto em energia eólica para potencializar sua inteligência artificial.
Inclusive, algo interessante para refletir é que algumas startups podem até desenvolver seu próprio data center, sem depender das grandes companhias para isso. Essa iniciativa pode transformar o universo da inovação. Mencione como startups focadas em energia sustentável podem crescer, desenvolvendo tecnologias para otimizar o consumo energético de data centers. Soluções como baterias avançadas, redes inteligentes (smart grids) e novas formas de armazenar energia renovável podem ser estratégias interessantes para aplicar nas suas metas para os próximos anos.
Conclusão
O que podemos concluir das notícias relacionadas à escassez de energia para desenvolvimento das IAs é que o futuro dessa ferramenta não dependerá apenas dos algoritmos, mas de um compromisso com eficiência energética. Em muitos momentos de crise, ao longo da história, a humanidade encontrou, na criatividade, formas para superar os desafios e se desenvolver. Com certeza, essa é uma oportunidade muito interessante para o ecossistema da inovação mostrar sua eficiência e importância para o mundo, reimaginando o futuro da tecnologia, de modo que ela continue escalando com sustentabilidade! Mas, agora quero saber da sua opinião: o que acha sobre a escassez de energia? Acredita que as startups podem criar alternativas inteligentes para superarmos esse impasse? Deixe sua visão nos comentários!