Onboarding, o que os novos tripulantes precisam saber?
Regras e procedimentos, esclarecimento de dúvidas e informações sobre a cultura corporativa, são assuntos que compõem qualquer processo de integração de novos colaboradores. Com duração que variam entre dias e horas é fundamental que o novo colaborador tenha a mínima noção do conjunto de hábitos, regras e costumes que regem o funcionamento da organização. Durante muito tempo o processo de integração foi considerado como uma simples rotina da área de gestão de pessoas, no entanto com a evolução da área, a necessidade de contratar e engajar colaboradores com o mesmo fit cultural, este momento começa a ser visto com um novo olhar, tendo como missão de elevar o processo de integração ao status de employee experience.
Agora repaginado, novos nomes surgem para acompanhar esta mudança, já é comum o processo de integração ser denominado onboarding em algumas organizações, mas afinal de contas, qual a importância deste processo? O que os novos integrantes precisam saber?
O processo de onboarding precisa servir como direcionador dos primeiros passos do novo empregado, é imprescindível que o conteúdo tenha informações como modo de funcionamento da organização, código de ética, benefícios e oportunidade de carreira, porém para tornar-se uma ferramenta de engajamento é preciso que este processo seja direcionado para a construção de um comportamento que tem sido o divisor de água das empresas bem-sucedidas: o senso de pertencimento.
Muitas são as ferramentas adotadas para atingir este objetivo, desde recepções calorosas, entrega de presentes, passando por dinâmicas e atividades de engajamento com a marca. No entanto é preciso que estas estejam alinhadas com o que é de fato vivenciado no dia a dia da empresa. É preciso lembrar que o onboarding é um dos primeiros passos para o aculturamento do colaborador que está chegando, de nada adianta criar uma estrutura de recepção e integração que vai fazê-lo ter uma percepção que não é condizente com a realidade.
Mais do que informações, o onboarding precisa promover conexão do novo colaborador com a organização que o está recebendo, criando assim a oportunidade para que estas pessoas não somente conheçam a estrutura organizacional, mas reconheçam o seu papel e importância no navio.
Kamilla Matos.
Advogado | Master of Business Administration em Gestão Executiva | Consultor / Palestrante em Treinamentos Empresariais
5 aObrigado por compartilhar e pela clareza do artigo! O senso de pertencimento é fundamental!
Secretária Executiva | Multivix
5 aSucesso garantido!
A mãe do Bento | Facilitadora de aprendizagem | Desenvolvimento de Mulheres | Apresentadora do "PodInspirar" podcast da CDL Vitória | Diretora de Congresso da ABRH-ES.
5 aKátia você é incrível! Nossa Inspiradora Mor também!
Coordenadora de Gestão de Pessoas do Ifes - Campus Vitória | Professora Universitária
5 aImagina se vou perder a oportunidade de compartilhar esse artigo em minhas aulas. Afinal, os futuros administradores precisam e devem conhecer teorias, combinado à leitura de contextos a partir da perspectivas dos profissionais que estão com a mão na massa. Parabéns Kamilla Matos como diz nossa Inspiradora Mor @Kátia Vasconcelos sua abordagem foi sensacional!
Talent Management | Training | Diversity & Inclusion
5 aTallyta Prando