Onde a jornada do colaborador e a jornada de saúde se conectam e se cruzam em sua empresa?
Seu colaborador tem excelentes planos de saúde e odontológico, acesso a academia e benefícios que melhoram a qualidade de vida? Que ótimo! Mas trago aqui uma provocação: para além disso, os empregadores precisam também reforçar ações que promovam o autocuidado e responsabilidade pela própria saúde. E desta forma atuar na gestão de risco em saúde corporativa de forma eficiente.
Esses cuidados são assuntos importantes e devem estar no radar dos gestores que prezam por um ambiente saudável em vários sentidos, inclusive o financeiro.
Sempre digo que isso é uma responsabilidade compartilhada e é muito importante que das duas pontas enxerguem a importância de cuidados preventivos e como esses podem ser benéficos para a empresa – que sofre menos com absenteísmo e redução de produtividade -, e para os colaboradores que ganham qualidade de vida e mais estímulo para um trabalho saudável.
Aqui na Alvarez & Marsal, sempre levamos essas importantes pautas para nossos clientes. Gosto de mostrar a quem confia a saúde de seus colaboradores a nossa empresa como funciona a jornada do paciente e a do colaborador.
Na jornada do paciente, existem diversas possibilidades de se informar antes de tomar uma decisão. Esse conceito nasceu de hábitos da era digital, principalmente, já que se torna mais fácil o acesso contínuo a equipes de saúde prontas para sanar dúvidas a todo momento.
Neste caminho, consideramos que antes de procurar por algum atendimento de saúde, o paciente se convence de que existe um problema e na sequência busca orientação para avaliar qual é a melhor maneira de solucionar a questão.
Todo caminho, que passa por conscientização, contato inicial com o serviço de saúde, atendimento pelos profissionais, exames, tratamentos e, por fim, mudanças no estilo de vida, alimentação e, posteriormente, os cuidados continuados, pode ser acompanhado pela empresa.
Como a empresa pode auxiliar essa jornada e fazer com que ela se cruze e se complemente com a jornada do colaborador?
Parece complexo, mas não é! Cada vez mais as corporações olham para jornada do colaborador para que, desse modo, seja desenvolvido um bom relacionamento com eles – o que se dá desde o primeiro momento que ouvem falar da empresa, se candidatam para a vaga, participam do processo seletivo até a contratação.
Ao entender os benefícios de saúde disponíveis, as jornadas se conectam e o colaborador se torna um “futuro” paciente, uma vez que ao longo do tempo utilizará planos de saúde, descontos em medicamentos, facilidades como teleconsultas, entre outras oportunidades.
Investir em comunicação assertiva para promover cuidados com a saúde, apostar em campanhas de conscientização e de prevenção, apontar caminhos para uma maior qualidade de vida, além de impulsionar hábitos alimentares mais saudáveis são iniciativas que podem ajudar e estimular as duas importantes jornadas sobre as quais falamos aqui.
Quer conversar mais sobre esses temas e conhecer opções customizadas para as necessidades de sua corporação? Me procure e conheça as estratégias e serviços oferecidas pela A&M e ofereça jornadas conectadas e potentes para aqueles que fazem seus negócios prosperarem.