Pensamento crítico: usando o modelo Red na tomada de decisões
O pensamento crítico é uma competência comportamental cada vez mais valorizada pelas empresas e tem como objetivo compreender como lidamos com as informações e relações lógicas entre as ideias, argumentos, erros para que possamos tomar decisões conscientes.
O modelo RED
Criado por Chartrand, Ishikawa e Flander (2018) e publicado pela Pearson, o modelo RED consiste em reconhecer as suposições, avaliar os argumentos e tirar as conclusões para que sejamos capazes de utilizar a competência pensamento crítico quando tomamos decisões.
R: Recognize Assumptions - Reconheça as suposições
E: Evaluate Arguments - Avalie os argumentos
D: Draw Conclusions - Tire conclusões
Recognize Assumptions - Reconheça as suposições
Aqui é a sua capacidade de separar o que é fato e o que é opinião. Muitas vezes recebemos informações pelas redes sociais e somos facilmente enganados sem que haja evidências para apoiar a veracidade de um fato.
E o que acontece? Nós não questionamos a validade de uma informação. E o que temos que fazer? Questionar a partir de pontos de vista diferente para que tenhamos uma perspectiva mais abrangente acerca de determinado tópico.
Quando temos que reconhecer as suposições e como confrontá-las? No momento de coleta de informações: ao ouvir alguém falar, ao ler determinada matéria na internet etc. Precisamos buscar lacunas e para isso, temos que pesquisar bastante.
Evaluate Arguments - Avalie os argumentos
Precisamos ser mais imparciais para entendermos o quanto a nossa emoção vai influenciar a nossa decisão, como o viés da confirmação, que faz com que a gente concorde com informações que corroborem com o nosso ponto de vista sem confrontar os fatos.
Não podemos deixar a nossa emoção atrapalhar a nossa objetividade para que possamos tomar decisões mais precisas. Para isso, precisamos avaliar a qualidade das nossas evidências e analisar a influência de fatores que atrapalham a objetividade.
Recomendados pelo LinkedIn
Draw Conclusions - Tire conclusões
Devemos tirar conclusões apenas após a reunião de diversas informações e evidências. Assim, somos capazes de tomar melhores decisões, reconhecer suposições falhas e argumentos fracos ou inválidos.
Conclusão
Quando praticamos ao longo do tempo, aumentamos significativamente nossas habilidades de pensamento crítico. Para ter uma compreensão mais profunda, visite os links disponibilizados nas referências abaixo.
Referências
--
4 semTópico muitíssimo atual! Com tanta desinformação circulando em canais digitais e tradicionais, a capacidade de pensar criticamente é mais valiosa do que nunca!
Otimização de processos, Planejamento estratégico , Lean manufacturing
4 semEntendo bem do que você está falando. Já presenciei muitas situações em que decisões equivocadas impactaram negativamente a gestão de pessoas. Já vi promoções ou reconhecimentos baseados em critérios subjetivos, como parentesco, parcerias em jogos de futebol e outros critérios constrangedores que nem cabe mencionar aqui, causando desmotivação nas equipes e até perda de talentos. Hoje, ajudo empresas e ensino lideranças a tomarem decisões fundamentadas em dados coletados diariamente.
LinkedIn Top Voice | Mentorei 10 Top Voices | Elevo sua Marca Pessoal e Empregadora | Vendas e Social Selling | #1 Influencer BR e 30 Globais | 400k seguidores | Treinei 20mil, 14 países | Palestras, Cursos e Mentorias
4 semAbaixo o piloto automático Eduardo Felix
Líder de Operações/Supervisor de Operações/Coordenador de Logística/Liderança/Gestão de Pessoas/SAP/WMS//E-Commerce/Fullfillment/Transportes/Armazenagem/Distribuição/KPIS/Gerencimento de Estoques
1 mPerfeito meu amigo Eduardo Felix obrigado por compartilhar, abraços excelente semana para todos nós .
Mestrando em Direito
1 mMuito informativo