Perdi o negócio... porque não tenho preço!
Com que frequência sente que a sua empresa está perder negócios por causa do preço? A verdade é que demasiadas vezes os comerciais justificam a falta de vendas com o "não tenho preço". Isso é uma desculpa errada...por mais contra intuitivo que lhe pareça.
O nosso sonho enquanto comerciais é conseguir os negócios que se fossem uma autoestrada a direito em que é só carregar no acelerador. A vida real não é assim. Há muitas curvas. Tem que se travar muitas vezes. Acelerar outras e às vezes aparecem obstáculos inesperados. É o mundo que temos. Se não gosta deste mundo, arranje um só para si. Onde tudo é fácil e rápido o suficiente, de acordo com a sua vontade.
Vamos começar 1º por ver o que não fazer logo após ouvir "Não tens preço":
- Baixar logo o preço para os seus melhores termos.
- Dizer que tem que ligar/falar ao chefe para melhorar proposta.
- Mudar de solução proposta para uma mais barata.
Lidar com esta situação não tem que ser uma guerra e o objetivo é perceber inicialmente estes 3 aspetos:
1.Com que solução está a ser comparado? Pergunta a fazer (Posso perguntar com que solução nos está a comparar?)
2.Se o cliente pretende avançar consigo ou apenas espremê-lo a si para depois espremer aquele a quem pretende realmente comprar. Pergunta a fazer (É connosco que pretende avançar?)
3.Destapar as intenções futuras do cliente, caso cheguem a termos que lhes agrade. Pergunta a fazer (Caso cheguemos a termos que vos agradem, o que acontece a seguir?) Nota Importante: Esta pergunta não diz que vai "baixar as calças"...apenas pretende saber o que o cliente vai fazer a seguir.
Esteja preparado para qualquer tipo de resposta...das mais positivas ou daquelas que indicam que está longe de conseguir o negócio. Caso esteja longe, vá para outros negócios onde gostam de si o suficiente ou confiem em si o suficiente.
Pensar assim é SMART Selling!
Saiba mais como pode ajudar a equipa comercial a lidar melhor com esta dificuldade no terreno e entre em contato connosco, através de:
helder.alexandre@businesspeople.com.pt ou 961787727
www.businesspeople.com.pt