Perfis de Comportamento- Disc- Parte 2
Dando sequências aos perfis de comportamento, segue uma descrição um pouco mais elaborada sobre cada um dos perfis.
Lembrando que dá pra simular uma análise DISC via google, só dá uma procurada que vão aparecer diversos sites com um "teste rápido"
D- Dominância
Esse perfil é marcado por um desejo de superar desafios e conquistar objetivos. No geral, são altamente competitivos, decididos e determinados. Por vezes, podem ser lidos como pessoas agressivas ou sem tato, devido a orientação para resultados, necessitando, por isso, reconhecer seus próprios limites de atuação, controlar o ritmo de trabalho e se adequar à equipe. Percebem melhor comportamentos ágeis, autoconfiantes e que, assim como eles, sejam orientados para tarefas.
Podem apresentar impaciência com ritmos mais lentos (seja no desenvolvimento do trabalho ou mesmo no que toca as comunicações e interações sociais), tem dificuldade para delegar atividades, o que pode significar uma sobrecarga nas atividades desempenhadas, além de não serem bons ouvintes (o que pode atrapalhar a comunicação com a equipe). Devem ficar atentos às relações interpessoais, uma vez que devido à rapidez e ao foco no resultado, podem negligenciar aspectos importantes como a comunicação.
Influência
Perfil orientado para pessoas, tendo grande facilidade em construir relações sociais e em colocar pessoas em conexão. São excelentes na articulação de contatos e utilizam bem as características de extroversão e persuasão. São curiosos e impulsivos. Se saem bem em aspectos ligados à motivação de equipes, vendas e construção de network. Compreendem melhor comportamentos semelhantes aos deles, ou seja, padrões ligados à extroversão e descontração.
Podem ser entendidos como exagerados ou tagarelas, o que pode prejudicar algumas relações. Aspectos como organização e prazos podem ficar em segundo plano, necessitando de uma maior atenção. Podem ter dificuldade em assumirem lugares de autoridade pois podem ser interpretados como pouco profissionais. Tem pouco foco em tarefas, tendo dificuldade no acompanhamento e gestão de equipe (ao que toca prazos, mensuração de resultados, etc). Precisam desenvolver melhor a capacidade de resolução de problemas e organização (de um modo geral).
S- Estabilidade
Perfil orientado para pessoas. São, no geral, bem aceitos pelo grupo devido à facilidade no trato. Essa característica lhes garantem uma fácil inserção nos espaços onde chegam. São discretos e reservados quanto à vida pessoal. São líderes que inspiram confiança, além de se destacarem pelo cuidado e atenção aos detalhes. Quanto à comunicação são excelentes ouvintes e buscam mediar discordâncias, apaziguando conflitos. São também prestativos e desempenham um papel de conselheiros.
No geral, não se sentem à vontade em posições em que tenham que assumir riscos ou ser o centro da atenção, o que pode, inclusive, prejudicar suas próprias carreiras. Tendem a buscar estabilidade, seguindo um ritmo lento, porém constante. Precisam ter atenção quanto à necessidade de agir rápido, seja na tomada de decisão, execução de tarefas urgentes ou mesmo na correção de erros. Como tendem a evitar conflitos podem também demorar a tratar de problemas que envolvem pessoas próximas.
C- Conformidade
Perfil voltado para tarefas e marcado pelo cumprimento das regras. Se destacam como metódicos, sistemáticos e analíticos, sendo bastante organizados, críticos e persistentes. Tem uma comunicação clara e cuidadosa, e tem um forte senso de justiça, o que confere uma boa relação com a equipe. São determinados para encontrar a resolução dos problemas e buscam fazer entregas excelentes. Compreendem com mais facilidade comportamentos detalhistas, prudentes e que se baseiam num pensamento lógico.
Precisam ficar atentos ao perfeccionismo, tanto consigo quanto em relação aos outros. Esse aspecto pode ser interpretado como arrogância e causar um distanciamento da equipe. Além disso, essa característica pode resultar na perda do “timing” da entrega da tarefa, devido à extrema exigência e atenção aos detalhes. Esse perfil, no geral, tem resistência a ideias que não seguem o script já conhecido e não lidam bem com ambientes/pessoas desorganizadas e que atuem na base do improviso.