Por que ter um site?
Não sei se você notou, mas aquele marketing tradicional dos anúncios em rádio, televisão e outdoor já não funcionam tão bem como antigamente. Isso se deve ao fato do advento da internet. Estamos em uma nova era, na qual as pessoas não querem mais ser incomodadas com assuntos que não são do interesse delas. O motivo é simples: não há tempo para consumir tanto conteúdo em 24 horas. Então, o consumidor passou a selecionar aquilo que ele quer ver. E, cá entre nós, aposto que você já se sentiu como ele – o consumidor.
Por isso, estamos mais exigentes. Realizamos muito mais pesquisas antes de comprar algum produto ou contratar algum serviço. Detalhe: a apenas um clique de distância. Antes, se a gente quisesse saber mais sobre um produto ou serviço, precisaríamos ir até uma loja. Hoje, é só acessar a informação em sites, blogs, fóruns e redes sociais para ler recomendações e comparar preços, não é mesmo?
E o site, meu amigo, é seu espaço exclusivo na internet, um canto pra chamar de seu! Sim, é provável que você já tenha redes sociais. Mas a questão aqui é: você não deveria estar APENAS nas redes sociais. Pense: se você confiar tanto nelas, a ponto de deixar todas as suas informações só lá, você está deixando que alguém controle o seu negócio digital por você.
Lembra-se do que aconteceu com o Orkut? Ok, algo mais recente: em 2018, o Facebook alterou os seus algoritmos e, desde então, o alcance orgânico (aquele que você não paga o anúncio/impulsionamento), é praticamente zero.
Então, se você não quer perder visibilidade ou potenciais clientes, acompanhe 5 motivos de ter um site.
Seu negócio aberto 24 horas, todos os dias
Quanto custaria para o seu negócio manter uma loja aberta durante 24 horas para atender todas as pessoas que precisassem do seu produto, serviço ou até mesmo de uma informação a qualquer hora do dia?
Pois é. Com um site você tem a vantagem de estar disponível todo esse tempo sem prejudicar o financeiro da empresa ou a sua qualidade de vida.
Aumenta a visibilidade
Se as pessoas querem ter a independência de pesquisar por conta própria, ofereça um site que tenha informações atualizadas. É muito útil ter um blog que sirva como ponto de contato entre a sua empresa e os seus potenciais clientes.
Com a produção periódica de conteúdo relevante em texto ou em vídeo, você é capaz de educá-los sobre o assunto do seu negócio, além de construir autoridade na sua área de atuação.
Mostra autoridade no assunto
Pode levar algum tempo, mas ao manter seu site atualizado com um trabalho eficiente produção de conteúdo relevante para o seu nicho de mercado, você pode a longo prazo se tornar uma autoridade no assunto. Ou seja, mostrar a sua audiência que você é especialista e, portanto, certamente poderá ajudá-lo.
Expande seu negócio
Para adquirir mais clientes, você precisa de mais leads. E para gerar mais leads, você precisa de mais visitantes. E para adquirir mais visitantes, você precisa de um site para recebê-los. O site é, muitas vezes, o primeiro canal de contato entre sua empresa e o futuro cliente.
Mensuração
Ao criar um site e integrar com ferramentas como o Google Analytics, você terá uma visão real de quantas pessoas visitaram as suas páginas, por quais áreas elas navegaram, quantos contatos você obteve por meio dele. Para ajudar, se no seu site tiver uma página de contatos, você ainda tem clareza de quantos leads foram geradas por meio dele.
Enfim, um site próprio é fundamental para uma estratégia de Marketing Digital com foco em resultados. Se o seu negócio ainda não possui um site, não perca tempo e comece já a planejar a criação!