Porque Empresas FAMILIARES E PEQUENAS precisam de um RH Estratégico?

Porque Empresas FAMILIARES E PEQUENAS precisam de um RH Estratégico?

Vamos refletir um pouco...

  • Será que ter um   é RH Estratégico é prerrogativa somente de empresas médias e grandes?
  • Será que é preciso ter um profissional especialista de cada área: remuneração, benefícios,  seleção, treinamento, avaliação de desempenho para se Ter um RH Estratégico
  • Será que é necessário  ter uma nova cultura de gestão para se introduzir o RH Estratégico?   

Essas são algumas questões que eu ouço de empresários ou de profissionais de RH de empresas PEQUENAS e FAMILIARES.

Eu sou Fátima Ohl Braga - consultora de RH em empresas e Mentora e Desenvolvedora de lideres .

Quando falo de empresas pequenas, de empresas familiares eu falo de um lugar que eu conheço muito bem, porque há 36 anos somos uma Empresa Familiar e Pequena que vem conquistando seu lugar neste mercado altamente competitivo.

Empresas Familiares e Pequenas tem vínculos muitos fortes, as pessoas interagem fora do ambiente de trabalho. Quando as relações estão OK isso é muito bom, porém qualquer conflito nas relações dessas pessoas interfere no ambiente organizacional - por maior que seja o esforço desses profissionais em não misturar papéis.

A cultura organizacional , os valores de uma empresa  Familiar e Pequena são muito fortes e dirigem fortemente o comportamento dos profissionais, sem que eles se deem conta disso.

Entretanto, nem sempre esses valores são compreendidos e percebidos de uma forma transparente. As pessoas seguem o que sempre foi feito, porque sempre foi feito dessa forma.

Os profissionais questionam menos, porque toda a vez que questionam nem sempre são recebidos com uma atitude positiva pelo empresário líder, que se sente incomodado de sair de sua zona de conforto -  sempre fizemos assim.

Quando o empresário - proprietário da empresa, ainda está no comando geral , ocorrem  ainda outras situações:

  • O jeito certo de se fazer sempre o dele
  • As decisões são todas centralizadas , ele quer ter conhecimento de tudo o que acontece
  • Todas as compras e pagamentos passam por ele ( até as mais simples - não se compra nada sem a sua aprovação)
  • Existe o "by pass" nas lideranças, isto é - nem sempre se respeita a hierarquia estabelecida - e empresário líder se dirige diretamente aos profissionais e passa por cima das lideranças
  • Profissionais novos são selecionados por ele, na maioria das vezes sem critérios técnicos,  o vinculo de amizade, família e a recomendação de conhecidos é sempre o que impera numa contratação.
  • As relações são muito pessoais, mistura-se o papel pessoal com o profissional
  • Profissionais não tem autonomia para fazer nada de diferente, mesmo que seja algo agregador e que amplie os resultados.
  • O ambiente organizacional é sempre de uma grande família em detrimento de uma maior ou melhor profissionalização e preparo dos profissionais - que em nome da amizade e dos vínculos entre as pessoas, baixa-se a régua e aceita-se menor resultado. Justifica-se entregas fora dos padrões de qualidade, passa-se a mão na cabeça do profissional justificando comportamento não assertivo e as vezes até indisciplinares.

Enfim...poderíamos ficar aqui por horas, elencando todas as especificidades da cultura de uma empresa  FAMILIAR e PEQUENA.

Entretanto. estamos num mercado altamente competitivo, agressivo, mutante e inovador.

Empresários que desejam permanecer em seus mercados, precisam estar atentos para conseguirem INOVAR e se diferenciarem da concorrência.

E, para que haja INOVAÇÃO nos resultados de qualquer empresa, é preciso que os profissionais estejam capacitados, desenvolvidos, que sejam ouvidos, que haja permissão para o erro, que haja muita transparência sobre os fatos e acontecimentos de toda a empresa, que profissionais diferenciados sejam promovidos, que haja processos de desenvolvimento instalados e informatizados para que  os profissionais subam a régua dos seus resultados.

A gestão de pessoas - o funcionamento de uma área de RH,  é um todo sistêmico, com ações e procedimentos que conversam entre si e que colocam no centro o RESULTADO DA EMPRESA e os PROFISSIONAIS. 

Esses são os dois EIXOS de um área de RH: RESULTADOS E  PROFISSIONAIS.

Preocupar-se somente em bater as metas por conta da bonificação extra ...ou preocupar-se excessivamente com o bem estar do profissional, sem que haja um alinhamento de ambos, não dá  certo.

Mas...continuando minha reflexão eu queria compartilhar o  que sempre vejo acontecer nas empresas  FAMILIARES  e PEQUENAS.

Na hora de se contratar um Gestor de Vendas ou de Finanças as empresas PEQUENAS e FAMILIARES  procuram sempre um profissional estratégico de ampla visão, muita experiência, que alcança as metas desde o inicio da contratação.

Quando as empresas PEQUENAS e FAMLIARES  buscam um Gestor de OPERAÇÕES ou INDUSTRIAL , contratam profissionais técnicos,  que entendam dos processos e já tenham vasta experiência em  outras empresas.

Quando a empresa PEQUENA e FAMILIAR busca um Gestor  de RH, ela contrata primeiro o profissional de Departamento Pessoal - DP pra cuidar de pagamentos, de controle de pontos, porque esta área  de pagadoria é essencial.

A Área de Pessoal é importantíssima para a empresa, é o que mantem os funcionários satisfeitos por receberem em dia. A área de DP tem muito trabalho e praticamente nos dez últimos dias do mês ela para fechar a folha de pagamento.

Porém, somente uma boa atuação da área de DP não é suficiente para que a empresa se diferencie no mercado.  O  DP  é somente  uma das áreas que compõem o RH.  Se não houver um bom DP os profissionais se desmotivam, mas somente uma boa área de DP não é suficiente para motivar e reter profissionais na empresa.

Muitas vezes esse profissional de DP é uma pessoa consciente do que uma área de RH precisa ter para conseguir dar maior sustentabilidade à empresa. Entretanto, ele não tem condições de introduzir esses processos: falta tempo físico, não tem profissionais que o ajude, nunca implementou outras áreas de RH,  tem dificuldade de se estruturar as áreas de Remuneração, Seleção, Treinamento, Avaliação de Desempenho, etc...  Isso sem falar em todos outros projetos que acabam caindo no seu colo: demissão e seleção de novos profissionais, audiências trabalhistas, etc...

Eu sei como funciona as atividades de um profissional de RH de uma empresa

Sabendo dessa grande dificuldade e antevendo a necessidade de tornar as Empresas PEQUENAS e FAMILIARES preparadas e em condições de se sustentarem positivamente no atual mercado, desenvolvemos uma solução para implementar o RH Estratégico de sua Empresa e, ao mesmo tempo,  empoderar o profissional do DP para que ele implemente todos os  subsistemas de RH: administração pessoal, cargos e salários, benefícios, seleção, treinamento, avaliação de desempenho .

O RH in the BOX é uma Mentoria Funcional que é realizada para o profissional de DP das empresas Familiares e Pequenas.  Através de um conjunto de reuniões mensais onde iremos orientar e ensinar os processos de todas as áreas  de RH, fornecendo todos os protocolos de funcionamento dessas áreas,  todas  as politicas internas, as ferramentas e  a tecnologia necessária para a  área  de RH seja  informatizadas, a medida que sua implantação vá acontecendo. 

Não  é possível mais fazer gestão de pessoas com Planilhas Excel.  É preciso ter uma plataforma que integre e sistematize todos os dados relativos a todas as áreas  de RH para que o empresário tenha agilidade e assertividade na tomada de  decisão.

Em 9 meses - no máximo, sua empresa conseguirá estar operando com  essas seis áreas  de RH: administração de pessoal,  cargos e salários, benefícios, seleção, treinamento e avaliação de desempenho de forma profissional e informatizada.

Você profissional de DP e você empresário de uma empresa FAMILIAR e  PEQUENA terão todas as politicas de gestão de pessoas escritas, todos os formulários necessários em cada uma das áreas e os protocolos que precisam ser executados.

Em todo o processo dessa implantação, sensibilizaremos  gestores e profissionias da empresa para que entendam o novo funcionamento e politica de gestão de pessoas que a empresa está introduzindo.

Todos esses processos serão integrados e informatizados  com a nossa plataforma o Sisetma RH1000 de  gestão de pessoas.

Com o RH in the BOX você  que é uma EMPRESA FAMLIAR e PEQUENA terá condições de:

  • Atrair e Reter melhor os melhores profissionais - pois as pessoas irão perceber os processos de desenvolvimento que sua empresa tem.
  • Alinhar a estrutura  de cargos aos objetivos estratégicos da sua empresa, pois você vai desenhar cargos e organograma de acordo com a  visão estratégica de sua organização
  • Selecionar profissionais de forma padronizada e de acordo com as estratégias da empresa.
  • Agilizar a seleção de novos profissionais, porque vai ter um banco de profissionais interno e externo
  • Aprimorar seu processos seletivo,  através da avaliação funcional que irá medir se o profissional entrega todas as responsabilidades exigidas  do seu cargo.
  • Avaliar os resultados e entrega dos profissionais , porque vai conseguir avaliar o  desempenho de todos.
  • Ter um plano diretor de Treinamento alinhado aos objetivo da empresa para  capacitar e desenvolver os  seus profissionais
  • Ter um Plano de Sucessão, pois os cargos críticos e estratégicos serão identificados. E aqui na sucessão temos uma preocupação porque nestas empresas pequenas e familiares nem sempre o sucessor escolhido é o mais qualificado. Essas empresas também muitas vezes não conseguem passar pela dor do crescimento por que não tem estrutura alinhadada para passar por esses momentos sucessórios . Uma área de RH Estratégica consegue prever e solucionar essa situação
  • Aumentar o nível  de satisfação dos profissionais com a empresa, porque irá introduzir um plano de benefícios gratuitos, sem custo para o empresário..
  • Controlar e manter o  clima de motivação dos profissionais de sua empresa , através da aplicação de Pesquisa de Clima.
  • Tomar decisões mais rápidas e assertivas  sobre a gestão de pessoas , pois informações de desempenho, potencialidade e contribuição dos profissionais estarão informatizados.  
  • Aumentar a comunicação entre Líder e liderado , com a realização dos Planos de  Desenvolvimento Indiviual e  de Seções de feedbacks.

Venha conhecer o RH in the BOX e desfrutar deste processo inovador.

Marque um contato comigo  que irei apresentar a você empresário e profissional de DP todo esse programa .

Agende um contato ne ganhe uma reunião diagnóstica.

Fone: (11)9-9159-0301 Fátima www.ohlbraga.com.br

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fatima Ohl Braga

  • Sua empresa tem um RH Estratégico e Humanizado?

    Sua empresa tem um RH Estratégico e Humanizado?

    A introdução do RH Estratégico é uma resposta à crescente complexidade do ambiente de negócios e à compreensão de que…

  • Empresas e Líderes na Pós-Pandemia

    Empresas e Líderes na Pós-Pandemia

    DESAFIOS DAS EMPRESAS E LIDERANÇAS na PÓS PANDEMIA Vivemos hoje na pós pandemia um momento bem especial no cenário…

  • Estágios de Desenvolvimento para uma nova função/papel

    Estágios de Desenvolvimento para uma nova função/papel

    O processo de preparação e desenvolvimento de novas habilidades e competências possui 4 ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO que…

    2 comentários
  • TENDENCIAS DO FUTURO DO TRABALHO

    TENDENCIAS DO FUTURO DO TRABALHO

    Vivemos atualmente um momento novo no mundo que está nos forçando a re-pensar nossos valores, posturas, crenças, forma…

  • ME TORNEI UM LIDER...O QUE DEVO FAZER?

    ME TORNEI UM LIDER...O QUE DEVO FAZER?

    Se você foi promovido para função de líder em sua área de atuação ou em outra empresa, você deve em primeiro lugar…

  • LGPD: ferramentas de RH auxiliam na gestão de dados e autorizações

    LGPD: ferramentas de RH auxiliam na gestão de dados e autorizações

    Quando falamos sobre privacidade no meio digital atualmente, logo nos vem a cabeça a Lei Geral de Proteção de Dados…

  • Desenvolvendo a AUTOESTIMA

    Desenvolvendo a AUTOESTIMA

    AUTOESTIMA é o sentimento de aceitar a si mesmo com todos os pontos fortes e os que precisam ser melhorados. Durante…

  • ADIVINHE QUE SOU EU?

    ADIVINHE QUE SOU EU?

    Ø Sou irrequieto, curioso e me envolvo com tudo que acontece ao meu redor – tenho uma necessidade forte de estar por…

  • COMO ESCOLHER A CARREIRA PROFISSIONAL?

    COMO ESCOLHER A CARREIRA PROFISSIONAL?

    Para escolher a sua carreira profissional você precisa conhecer suas ANCORAS PROFISSIONAIS e avaliar se os seus valores…

  • DICAS para aumentar a AUTOESTIMA no trabalho.

    DICAS para aumentar a AUTOESTIMA no trabalho.

    AUTOESTIMA é a percepção que temos sobre nossos pontos fortes e fracos. É a imagem que temos sobre nós mesmos e que foi…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos