A Precificação
Um dos elementos de vital importância para os negócios é o preço, seu estabelecimento leva os negócios ao sucesso, como também ao fracasso. Conhecer técnicas de precificação torna-se uma necessidade premente para empreendedores, sejam formais ou informais. Na atualidade não há espaços para amadorismos, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Os esforços de venda não podem limitar-se tão somente ao preço, pois há diferença entre preço e valor. O preço está ligado a quanto se paga por produto ou serviço e o valor corresponde aos benefícios que se leva ao comprar produtos e serviços. O preço pode ter uma conotação de castigo como por exemplo quando dizemos "você vai pagar um preço alto pelo seu erro". A percepção do consumidor não pode ficar focada em preço, pois se assim acontecer, seu pensamento o levará a observar o custo, que é a parte racional do preço. Ao passo que, se o cliente tiver a percepção do valor do produto ou serviço, o preço se transformará em um detalhe, então entra a parte emocional do preço, que é o marketing quem trabalha. O simples desconhecimento de conceitos como: lucratividade, rentabilidade, mark up nos apresenta o cenário em que se encontra muitos empreendimentos. Ainda há, em pleno século XXI, gente dizendo que lucra 100% ou mais. O pior de tudo é saber que nós consumidores é quem estamos "pagando o pato".
Marketing I Atendimento ao cliente I Prospecção de novos clientes I Criação de conteúdo e impulsionamento nas Mídias Sociais I
5 aMuito bom prof Marcus Lima ! Quando desenvolvi meu Plano de Negócios precificação foi um assunto que me preocupei e estudei bastante. Gostei muito de estudar sobre preços, custos e diferencial competitivo. Não foi fácil, mas o que aprendi valeu muito! Quero fazer minha pós nessa área. Abraço!