Profissionais pedem demissão de seus chefes!
Líder, você sabia que muitos profissionais pedem demissão de você e não da empresa, devido ao seu mal comportamento?!
Eu particularmente, pedi demissão de todos os meus chefes, me lembro de gostar muito da empresa, do que eu fazia e das pessoas, mas o fator liderança sempre teve um grande peso nas minhas transições.
Tive um experiência bem jovem, um chefe gritou comigo na primeira semana de trabalho e eu encerrei o contrato ali mesmo.
"Senão há respeito, não é possível ter nenhum tipo de vínculo empregatício!"
Mas o que temos notado é que esse comportamento se tornou cultural no Brasil, a falta de respeito com o próximo é imensa no meio coorporativo.
Uma pesquisa realizada pelo Talenses Group mostrou que: 90% dos profissionais (87,9% das mulheres e 86,2% dos homens) afirmaram que já tiveram líderes tóxicos, caracterizado por comportamentos nocivos que prejudicam o ambiente de trabalho e a saúde mental dos colaboradores.
É por isso que o mercado de trabalho tem valorizado muito as habilidades comportamentais e a inteligência emocional, pois o comportamento da liderança afeta diretamente na equipe e nos resultados.
Um líder responsável precisa entender que o seu comportamento pode extrair bons ou maus resultados da equipe, logo, desenvolver suas habilidades é primordial para uma boa gestão.
E como um líder melhorar o seu comportamento?
🔹 Comunicação Clara e Empática: nem todos da equipe recebem a mensagem da mesma maneira é necessário entender como se comunicar para atingir a todos.
🔹 Escuta ativa: dar atenção para equipe, pois eles podem revelar um tesouro escondido. Muitas vezes na correria, o líder escuta para responder e não dá a devida atenção ao que está sendo dito, podendo perder algo importante que foi compartilhado.
🔹 Inteligência emocional: não agir por impulso, tomar a primeira atitude que vem a mente no gerenciamento de um conflito, com certeza te fará errar, pois nesse momento a emoção supera a razão. Pare e Pense antes de agir.
Recomendados pelo LinkedIn
🔹 Paciência: cada profissional tem seu modo e tempo de aprendizado, isso que não quer dizer que um é ruim e outro é bom. É preciso entender as habilidades naturais de cada um e respeitá-las, pois todos darão resultados se estiverem nas atividades corretas.
🔹 Flexibilidade: estar aberto para novos pontos de vista, alguém pode ver algo de um ângulo diferente e isso pode ser uma grande ideia.
E para finalizar: Seja um exemplo e desperte seguidores!
A influência por um bom comportamento gera resultados inegáveis.
Para ser um bom líder é necessário ter humildade para se comportar de modo imitável e servir a equipe para atingir seu potencial máximo.
Um líder que não inspira a sua equipe, caminhará sozinho.
.
.
.
Camila Chaves - Especialista em Análise Comportamental DISC
Ajudo líderes a melhorar seus resultados através do conhecimento do seu Perfil Comportamental.