PROTEÇÃO RADIOLÓGICA: ENFERMAGEM
A cerca de três décadas atuando na área de proteção radiológica notamos que a percepção sobre a proteção radiológica e sobre os riscos inerentes a exposição dos profissionais aos feixes de radiação ionizante é maior nas equipes de enfermagem.
Este tema já não significa uma grande novidade para diversos grupos de profissionais envolvidos no trato geral com os pacientes submetidos a exames ou tratamentos com uso de radiação ionizante.
As observações realizadas nos diversos serviços de radiodiagnóstico eradioterapia na rede de hospitais e clinicas sugere que a grande maioria dos profissionais de enfermagem possui um conhecimento bastante apurado sobre radiações ionizantes, riscos associados e meios de proteção.
Equívocos ou percepções erradas sobre os riscos de exposição radiológica podem afetar a saúde de profissionais e pacientes, as decisões e cuidados típicos do profissional de enfermagem, podem inclusive interferir na rotina de exames radiológicos e de tratamentos com radiação ionizante.
Os incrementos nos currículos com treinamentos em proteção radiológica básica se mostrou muito importante para uma participação segura destes profissionais em nossas rotinas e também amplia a atenção com os cuidados e meios de proteção e higiene das radiações.
Resulta em um conhecimento suficiente sobre o assunto entre os profissionais de enfermagem antes de assumir as funções em radiologia ou radioterapia, maior segurança nas ações e nas decisões de gerenciamento e controle dos serviços de radiologia e radioterapia, com importante papel de apoio na divulgação dos conceitos de segurança apropriados a área de proteção radiológica.
Os treinamentos direcionados e recomendados para os profissionais da radiologia mostram um aproveitamento importante, crescente e com grande eficácia na prática de proteção radiologia nos serviços de radiologia e radioterapia. Mostrando o quanto são essenciais os treinamentos para melhorar a qualidade do serviço de saúde, em particular proporcionam um comportamento mais adequado no trato com radiação ionizante, desmistificando crenças e ações errôneas de muitos profissionais, pacientes e seus acompanhantes.
Consequentemente, sessões de treinamento específicas em radiação ionizantes, riscos e meios de proteção, sob forma de palestras e seminários devem ser regularmente organizadas nos hospitais e clinicas que possuem equipamentos emissores de radiação ionizante, seja para diagnóstico ou para tratamento.
Além disso, a certificação dos profissionais de saúde devem estar vinculados a conclusão eficiente de tais seminários e palestras. O desenvolvimento de programas de instrução baseados na prática de proteção radiológica para profissionais de enfermagem são fortemente recomendados e visam melhorar o conhecimento sobre os perigos da radiação ionizante e dos níveis de exposição de exames e outros procedimentos que envolvam doses de radiação ionizante.
#proteçãoradiológica #radiologia #enfermagem
Tecnólogo/ Técnico em Radioterapia - Pós Graduação em Radioterapia e Medicina Nuclear / Saúde Pública
6 aParabéns Phillip Patrik Dmitruk perfeito para os estudos. 🙏👏👏👏👏