Quantos 'Nãos'​ você se deu por não ouvir a melhor pessoa?
Pra todos verem: fundo preto escrito em letras brancas quinta sem tbt e abaixo por Ruth Manoel, em letras amarelas. Ao lado a foto de Ruth, mulher negra, está sentada, tem cabelos crespos na altura dos ombros, usa blusa branca e saia colorida.

Quantos 'Nãos' você se deu por não ouvir a melhor pessoa?

Compus uma música que começa dizendo: e quem disse não posso, não devo, que não sou dali?

E se ninguém tivesse dito não, onde você estaria agora?

Essa não é uma conversa sobre quebrar regras e sim sobre entender se quem te disse não conhecia o caminho ou te travou pelo medo que ela própria sentia do novo. Do inesperado.

Sabe aquela máxima de que só erra pênalti quem bate? É sobre isso. Não sabemos se vai dar certo, mas se não tentarmos, estamos afirmando que não vai.

Mais um clichê do mundo moderno, mas é real e eventualmente nos deixamos travar por esse clichê.

Obs: não é sobre fazer o que der vontade, mas é sobre não desistir por que alguém te disse que não vai dar certo.

A quem devemos ouvir e por que? Já se perguntou sobre isso?

Quando você pede conselhos, faz isso buscando ampliar conhecimento e experiências de fato, ou é somente para facilitar que alguém te direcione a uma resposta?

A responsabilidade pela sua vida é sua. Mas o quanto temos consciência disso e agimos intencionalmente como CEO desse mega negócio chamado vida? Enquanto não nos tratarmos como donos, não seremos. E se você não se valorizar como tal, quem irá fazer?

Vejo muitas críticas a pessoas com forte posicionamento sobre vida e carreira. Isso sempre "choca", pois as pessoas não estão preparadas para ver outras ignorando a opinião alheia sempre que elas sabem que se preparam mais do que que essas pessoas alheias. Quando sabemos o que fazemos, a opinião do outro não nos tira da rota e o conselho, quando vem, agrega na análise, não toma a decisão!

Quando temos alguma fragilidade de vida, tendemos a nos agarrar em toda e qualquer referência que se pareça melhor. Mas o que é ser melhor? Como se comparar com alguém que não viveu o que eu vivi?

Por conceito, melhor é um adjetivo que nomeia o que 'é superior ao que lhe é comparado'. E você está se comparando com quem mesmo? Por que?

Precisamos mudar muito no sistema, para evoluir as nossas relações, mas também precisamos olhar muito para o indivíduo e o deixar fortalecido de que seu valor é único e que a melhor pessoa para te orientar precisa vivenciar organicamente a compreensão de valores além do 'Ter' e sim do 'Ser'. Quando olhamos para o 'Ser', conseguimos ampliar a potência para alcançar suas fragilidades, apoiar no fortalecimento e reconhecer o que de melhor essa pessoa traz. A partir do que ela 'Tem' de muito bom por 'Ser', pode-se construir a evolução sobre oportunidades, sem a pretensão de ser melhor que alguém. Apenas contribuindo para que a outra pessoa alcance o seu melhor a partir dela mesma.

Todas as pessoas tem algo a aprender ou a ensinar, mas a decisão final sobre a sua vida, é sua!

E aí, seu degrau te leva para o caminho que você deseja? Caso não, quais outros caminhos estão a sua disposição para serem construídos?

Quais pessoas estão dispostas a agregar na sua trajetória sem o desejo de ser melhor que você e somente ser a melhor para você? Faz diferença né?

Respondendo ao título:

Na dúvida sobre quem é a melhor pessoa, apenas não se compare!

Na dúvida sobre se o 'não' é seu ou do outro? Assuma a direção, analise os impactos e reflita sobre se vale a pena o 'sim'.

Se errar, ajuste a rota e recomece. Só que agora não do zero, e sim do aprendizado!

Sobre a música do início? Eu criei o meu sim! "E quem disse não posso, não devo, eu estou aqui!"

Ouça Divindade aqui! Disponível também em todas as plataformas!

Sheila Silva ..

C-Level | Board Member| Conselheira | ESG| Co-founder | Palestrante |Speaker I Mentora I Connecting People I Gestor de Negócios | Diversity I Inovação | VP I Customer Sucess Experience I Growth I Operação I Governança

2 a

Excelente texto, parabéns !

Camilla da Silva e Souza, HCMBOK® HCMP®

Coordenadora de desenvolvimento humano e Organizacional | Gestão de mudanças | Treinamento & Desenvolvimento | Gestão de Programas de desenvolvimento | Cultura Organizacional

2 a

Ruth, parabéns e obrigada pelo texto e pela música.

Guilherme Gomes do Braz

Software Engineer | .Net Senior Developer | Business Partner RestartMe | Analista de Sistemas Sênior | Desenvolvedor Soluções Customizadas

2 a

Sempre podemos analisar nossas potencialidades, e as utilizarmos em outros campos, basta não termos medo de experimentar. O caminho não é mais estreito, é amplo, com muitas possibilidades de mudanças.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos