A reconquista do tesouro
Estamos chegando a um veredito de quase 20 anos de espera. Um investimento de longo prazo, sem correção e juros, recebendo menos da metade do aplicado. A pergunta que não deixaria de fazer...vale a pena investir em um produto que rentabiliza acima de todos e se diz com garantia e lastro? Fica a dica e um alerta para os mais ansiosos em ganhos.
Temos uma variedade de investimentos disponíveis, basta escolher bem, ser bem direcionado e saber dosar de uma rentabilidade que seja dentro da real. Alguns investimentos são conhecidos como pirâmide, onde a maioria perde e somente quem está no comando de tudo recebe, dizendo-se como seguro, pois tem lastros falsos e garantias sobre os investimentos.
Meados dos anos 90, P.R. criou um tipo muito interessante de investimento chamado de engorda de boi. Para muitos, esta é uma nova moda de rentabilizar seus recursos, com resultados que deixam todos os investimentos bem atrás, com propagandas em novelas e em todos os holofotes. Esta foi a deixa de muitos saírem de aplicações seguras em bancos e bolsas, compartilhando com esse novo segmento de investir. Fala-se de mais de 30 anos, e na época, muitos eram jovens e possuíam apetite para investir a longo prazo com boas rentabilidades. Com isso, tornou-se um grande negócio para o P.R., que viu crescer os grandes volumes colocados nas aplicações, e também, a multiplicação de seus negócios. Crescer, crescer...e ver os valores chegando de forma rápida em milhões e bilhões de recursos. Foi quando P.R. se perdeu, e vendo os negócios fáceis, iniciou o processo de pirâmide, deixando de pagar resgates de investidores que gostariam de receber seus investimentos, como fora posto nos contratos firmados entre ambos.
Final dos anos 2000 viu-se o romper o lacre de tudo, e explodir um dos maiores golpes financeiros vividos no Brasil, algo em torno de 30.000 credores com R$ 3,9 bi de recursos investidos, com rentabilidades prometidas em torno de 40%. Poderíamos ter visto algo mais rápido ser analisado pelo nosso judiciário, afinal, são mais de 30.000 credores lesionados, e seria bom ver nossa justiça interceder a favor da maioria e declarar o réu culpado. Isso aqui no Brasil é quase impossível, são quase 20 anos de espera por esse momento, de pelo menos receber algo sobre seu investimento. Não tivemos como forçar um judiciário a cumprir suas obrigações em tempo certo para liquidar esta vergonha financeira, e ressarcir a todos que colocaram recursos nesta empresa.
Pois bem...para todos que acham que tem mágica neste mercado, que podem multiplicar seus recursos sem exigir garantias, lastros e fidelidade dos investimentos colocados, esta foi a lição que muitos sofreram e ainda sofrem. Com isso, não custa nada procurar profissionais e instituições competentes em ajudar seus investimentos com mais segurança.
Seja criativo em seus investimentos e não um ilusionista!
Muito boa a sua análise sempre com textos brilhantes
LinkedIn Top Voices 2022 | Palestrante | HR Business Partner | Especialista em Diversidade e Inclusão | Top 20 Ibest 2023 | PowerList 2023 | Redatora | Instagram: @tania.l.chaves
3 aInvestimento é coisa séria, não é, Roberto Dardis?