A reinvenção do "Profissional Perfeito"
Boa parte dos trabalhadores brasileiros sempre viveu com a mente voltada ao estereótipo de "Profissional Perfeito": bater o ponto exatamente no horário de entrada da empresa, realizar o trabalho à contento (dentro dos critérios e processos estabelecidos e que "sempre funcionaram"), além de ser exímio executor das tarefas incumbidas conforme seu cargo. Ahhhh, Taylor deve ser o culpado! Ou Ford?
As Teorias Clássicas da Administração, muito presentes no século XX, nortearam as empresas e aos trabalhadores ao trabalho impecável por meio de processos devidamente desenhados, mas em que o foco era na linha de produção. O maior problema é que a alta produção de matéria-prima e a baixa produção da capacidade intelectual da sociedade condicionou (e de certa forma, condenou) as gerações futuras a necessidade de se reinventar para a realidade do século XXI: um mundo de informações, necessidades, customizações e resiliência para atender as mais diversas expectativas dos clientes, que não são mais pautadas no produto apenas, mas em como o serviço agregado a este poderá facilitar seu dia a dia!
Desafiador ? (como diria um querido professor, Vidal)
Com certeza! Ninguém disse que seria fácil! As pessoas estão cada vez mais exigentes em suas solicitações, interações, relacionamentos, dentre outros tópicos que requerem o tempo precioso que não se tem. Otimize seu tempo e o de seu cliente! Seja empático! O que ele deseja? Quais os recursos necessários para isso? Será mesmo que não está ao seu alcance?
O ganha-ganha é o melhor tipo de acordo que se pode ter, mas sem a quebra do velho "Profissional Perfeito" você nunca sairá da zona de conforto em que está para descobrir um novo mundo: encantar o cliente! (que é tópico para outro artigo, inclusive!)
Estude, escute e aprenda a abrir a mente para este novo mundo que está te esperando! Garanto que você vai se surpreender!
Tamirys Agatha B. de Souza (aprendiz de um novo paradigma)
Gerente de Planejamento Estratégico, Agilidade e Produtividade | Mestrando na FGV
5 aArrebentou! Coerente e efetivo! Gratidão pela menção no artigo. #gpdubao
Gerente de TI | SPOC BP
5 aReinventar é nossa necessidade básica, todos os dias, quer seja no ambito profissional ou pessoal. Mas quem foi que disse q mudanças nao doem? Rs