RENDA FIXA - Novo Método para calcular o preço dos ativos
Se você pretende investir em Renda Fixa em 2023 precisa saber da nova mundança dos ativos!
XP DA QUESTÃO
A partir de hoje 02 de Janeiro de 2023 as Instituições de Distribuidora de Titulos de Investimentos como a XP vão ter que adotar o novo método de calculo dos preços dos ativos chamado de Marcação a Mercado.
A mudança vai acontecer por uma nova regra instituída pela Anbima
Atualmente os títulos de Renda Fixa como Debêntures, CRI's, CRA's e os títulos públicos no mercado secundário, são mostrados na carteira dos investidores pelo valor da marcação na curva, com a nova regra serão marcados a mercado.
Você sabe quais os titulos já são assim?
Aqueles que são adquiridos pelo Tesouro Direto
Marcação na Curva: É o valor da aquisição do título atualizado diariamente pelo indexador por exemplo: Inflação, CDI e dos juros do papel, ou seja a taxa de compra. Sendo assim, esse modo de visualização aproxima o valor visualizado pelo investidor da rentabilidade do papel se ele fosse mantido até o vencimento.
A questão que esse preço de curva não necessariamente reflete o valor de negociação do titulo no mercado em caso de venda antes da data de vencimento. Por que?
Entre a data de compra e o prazo final, o preço do título varia e caso você queira se desfazer dele no meio do caminho o preço será definido de acordo com as condições do mercado no momento, essa é a Marcação a Mercado.
Ou seja, atualmente os títulos de negociação de Renda Fixa já se baseia na Marcação a Mercado apenas não conseguimos acompanhar essas negociações diariamente de maneira simples. Com a nova regra da ANBIMA as aplicações de Renda Fixa de PF e PJ ( salvo algumas exceções) deverão ser marcada a mercado a partir de hoje.
Recomendados pelo LinkedIn
Aos investidores qualificados podem solicitar que a visualização continue de acordo com a forma atual caso prefiram. A ANBIMA já possui uma metodologia própria para o cálculo da marcação a mercado que abrangem cerca de 90% dos ativos negociados no mercado secundário considerando CRI's CRA's, Debêntures, além dos títulos públicos.
Para atualização dos títulos a XP INVESTIMENTOS vai utilizar os preços de referência da ANBIMA como primeira opção e em segundo caso a B3 e por fim, uma metodologia interna.
A intensão por trás da nova regra é refletir melhor o valor atualizado da carteira dos clientes baseados no valor em que esses papeis estão sendo negociados ao longo do tempo, afinal eles oscilam antes do vencimento. Além das condições de mercado essa oscilação é função também do prazo e do indexador. quanto mais longo o prazo mais sensível serão os títulos a essas mudanças e condições.
Em relação aos indexadores a sensibilidade é maior em prefixados seguidos de IPCA+ os pós fixados são os mais seguros e pouco ou nada variam ao longo do tempo. O modelo de marcação a mercado é por isso mais volátil podendo apresentar valores acima ou abaixo caso do seriam no modelo de marcação na curva. Isso vai munir o investidor de uma informação adicional na sua tomada de decisão de vender ou não o ativo antes do vencimento, podendo ter um ganho adicional ou evitando perdas ao aguardar até o prazo final.
Uma questão importante de saber é conforme o título vai chegando próximo a data de vencimento, o preço dele se aproxima do mesmo valor em ambas as metodologias e a tributação não muda e ela continua seguindo a tabela regressiva de imposto de renda e IOF caso aplicável.
RESUMO: O que muda para os investidores da XP?
Só a visualização dos preços dos títulos com a maior transparência e visibilidade sobre os preços atual dos papeis de Renda Fixa no mercado, isso vai facilitar o gerenciamento do seu patrimônio e o mais importante de tudo a nova regra NÃO altera a rentabilidade dos investimentos e nem o direito do investidor sobre o título.
È apenas uma maneira mais transparente de acompanhar os investimentos.
Por fim, ao longo o tempo esse modelo deve trazer ainda mais dinamismo para o mercado secundário de Renda Fixa conforme os investidores venha realizar mais negociação entre si a medida que identifiquem oportunidades interessantes, e isso significa um mercado de Renda fixa mais evoluído e com risco de liquidez mais baixo.
Se você ainda não é cliente XP e deseja investir em Renda Fixa me chame na mensagem privada.
Fonte: Canal de Renda Fixa XP - Camilla Dolle