Resultados, Performance e Metas Econômico Financeiras
Para aquele que não sabe exatamente para onde quer ir, qualquer direção é a direção correta, mesmo que seja em direção ao abismo.
Apesar de simples, essa afirmação é muito verdadeira e mostra a necessidade de ter clareza dos objetivos e metas para que qualquer indivíduo, organização ou sociedade evolua na direção correta. Os objetivos são geralmente associados ao sonho, uma visão de longo prazo. O objetivo preocupa-se em dizer aonde chegar, mas não se preocupa com o como e, muitas vezes, nem o quando chegar lá. É importante ter objetivos claros e definidos para que o caminho até estes seja planejado e executado. Uma vez definido o objetivo, busca-se determinar metas, que são marcos que definem passos intermediários para atingir os objetivos. Em seguida, as metas são cascateadas e atribuídas a cada um dos colaboradores, de forma que cada um saiba como contribuir com seu trabalho para que no somatório de todas as metas dos colaboradores o objetivo da empresa seja alcançado.
Vejamos como exemplo, no caso de uma empresa, o objetivo de crescimento do lucro da empresa. Em princípio este objetivo somente aborda o que é desejado, mas não menciona como ou quando. Uma vez definido este objetivo, planeja-se seu atingimento, e aí entram as metas. Neste caso, por exemplo, podem ser definidas metas como o aumento do EBITDA. Cada uma destas metas da empresa deve ser dividida e/ou detalhada em uma ou mais metas que serão atribuídas a seus colaboradores. Os gestores geralmente têm metas que aglutinam os resultados das metas de seus subordinados diretos. As metas decorrentes deste detalhamento devem ser novamente divididas e/ou detalhadas e assim por diante, num ciclo repetitivo até que se tenha metas de curto prazo atribuíveis a indivíduos em todos os níveis da empresa, que serão as metas que cada colaborador irá perseguir. Este processo é denominado cascateamento.
Em geral, podemos atribuir as metas da empresa ao seu presidente ou CEO, realizando o cascateamento através da divisão e detalhamento destas metas para os níveis hierárquicos abaixo de forma a garantir que cada colaborador tenha bem definida a sua contribuição para o atingimento das metas da empresa. No quadro a seguir é apresentado um exemplo de cascateamento, considerando de forma simplificada apenas um aspecto e uma vertical de uma empresa para mais fácil entendimento. O processo de cascateamento é necessariamente realizado em todas as verticais e considerando o trabalho e a contribuição de cada colaborador para o atingimento das metas da empresa.
Recomendados pelo LinkedIn
O Conselho Consultivo, como guardião do processo de governança corporativa da empresa, tem um papel fundamental na definição das metas: garantir que as metas sejam definidas, cascateadas e acompanhadas adequadamente, para que a empresa possa direcionar todos seus esforços na mesma direção, a do atingimento de seus objetivos.
Neste sentido, cabe ao conselho analisar não apenas a definição das metas da empresa, que geralmente são as metas atribuídas ao seu presidente ou CEO, mas também o processo de cascateamento destas metas para que este seja eficaz na sua aplicação. Não cabe ao conselho definir ou fiscalizar a meta atribuída a cada colaborador, mas sim verificar se o processo adotado para esse fim é robusto, coerente e capaz de atingir seu resultado: alinhar o esforço de todos os colaboradores em direção ao atingimento dos objetivos da empresa.
Por fim, depois de definidas as metas e feito o cascateamento para todos os colaboradores, o conselho deve regularmente em suas reuniões acompanhar o desempenho da empresa através da análise do atingimento das metas. Nesta análise o conselho deve ser capaz de identificar além da condição em geral do atingimento dos objetivos, eventuais fraquezas da empresa para direcionar sua solução. Um bom painel de metas pode eventualmente mostrar para o conselho oportunidades mal exploradas e potencialmente positivas para a empresa.
Retomando a afirmação inicial, “Para aquele que não sabe exatamente para onde quer ir, qualquer direção é a direção correta, mesmo que seja em direção ao abismo.“, podemos dizer que toda empresa deve ter objetivos bem definidos e um painel de metas adequado, orientando assim a direção a seguir para atingir os resultados.