Retemos pessoas tóxicas e perdemos os talentos das empresas

Retemos pessoas tóxicas e perdemos os talentos das empresas

O problema das pessoas tóxicas nas empresas

Nos últimos anos, tem crescido a preocupação com o problema das pessoas tóxicas nas empresas. Essas pessoas são frequentemente descritas como arrogantes, agressivas, manipuladoras e egoístas. Elas podem causar um grande impacto negativo na moral dos colaboradores, na produtividade e no clima organizacional.

Embora elas possam ser, às vezes, muito bem-sucedidas em seus papéis e resultados, elas também são muito prejudiciais para as empresas. Elas criam um ambiente de trabalho hostil e intimidatório, levando a estresse, ansiedade e depressão nos colaboradores. Elas também podem causar conflitos e disputas, o que prejudica a produtividade e a eficiência da organização. Em alguns casos, podem até mesmo levar à demissão de colaboradores mais sênior e potenciais talentos. Isso ocorre porque elas criam um ambiente de trabalho tão hostil que os colaboradores se sentem desmotivados e inseguros. Eles podem também se sentir como se não estivessem sendo tratados com respeito e dignidade.

É importante que as empresas estejam cientes do problema das pessoas tóxicas e que tomem medidas para evitá-las. Uma das maneiras de fazer isso é ter uma política clara contra o assédio e a discriminação. A empresa também deve criar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo, onde todos se sintam respeitados e valorizados.

Se uma empresa tiver uma pessoa tóxica em seus quadros, é importante tomar medidas para removê-la. Isso pode ser feito através de um processo disciplinar ou através de uma demissão. No entanto, é importante tomar essas medidas com cuidado, para evitar criar um ambiente de trabalho ainda mais hostil.

Aqui estão algumas dicas para lidar com estes tipos de pessoas nas empresas:

  • Estabeleça limites. Não deixe que a pessoa tóxica controle sua vida ou lhe cause problemas de saúde.
  • Não tome as coisas pessoalmente. A pessoa tóxica provavelmente está projetando seus próprios problemas em você.
  • Procure ajuda de um profissional. Se você está sendo afetado negativamente pela pessoa tóxica, procure ajuda de um terapeuta, conselheiro ou até mesmo o RH da empresa.
  • Lembre-se que você não está sozinho. Há muitas pessoas que têm sido vítimas de pessoas tóxicas.

É importante lembrar que as pessoas tóxicas, no geral, podem mudar seu comportamento se receberem ajuda, como autoconhecimento, feedbacks e até mesmo insucessos. No entanto, em casos extremos, os antigos comportamentos tóxicos podem voltar ao seu padrão. O pior caso será quando a pessoa tóxica mesmo com toda ajuda não esteja disposta a mudar.

As empresas que se recusam a tomar uma posição contra as pessoas tóxicas

Algumas empresas se recusam ou demoram a tomar uma posição em relação a estas pessoas. Os principais motivos que foram encontrados em estudos foram:

  • Medo de conflitos: As pessoas tóxicas podem ser muito manipuladoras e intimidadoras, e as empresas podem ter medo de conflitos ou confrontos se tentarem demiti-las.
  • Medo de perder um funcionário valioso: As pessoas tóxicas podem ser muito bem-sucedidas em seus papéis, e as empresas podem ter medo de perder seus talentos, seus resultados (mas não veem a que custo) se tentarem demiti-las.
  • Ignorância do problema: As empresas podem simplesmente não estar cientes do problema das pessoas tóxicas, ou elas podem não acreditar que o problema é sério.
  • Falta de políticas claras: As empresas podem não ter políticas claras sobre como lidar com pessoas tóxicas, ou essas políticas podem não ser implementadas de forma consistente.
  • Falta de recursos: As empresas podem não ter os recursos necessários para lidar com pessoas tóxicas, ou elas podem não querer investir nos recursos necessários.

Resumindo, a recusa em tomar uma posição contra estas pessoas pode ter consequências negativas, colocando as empresas em um grande risco. Elas podem causar um grande impacto negativo na moral dos colaboradores, na produtividade, no clima organizacional, na relação com clientes e investidores. Podem realmente levar à demissão de colaboradores realmente importantes para o negócio, ao aumento do absenteísmo e até mesmo à falência.

Obrigado por ter lido até aqui.

Se você viu que este artigo pode ajudar amigos e a sua própria empresa, compartilhe para todos.

Um grande abraço e seja feliz fazendo o que gosta.

WILLIAM FERREIRA

SUPERVISOR, GESTÃO ESTRATÉGICA, ESPECIALISTA, ANALISTA DE LOGÍSTICA, COMPRAS, PCM, FACILITADOR/GESTOR DE PROJETOS.

1 a

🙄

Fernanda Quaresma

Psicóloga, Gerente de Gente & Gestão, DHO, Talent Aquisition, Business Partner, Especialista em Avaliação Psicológica, Analista Comportamental, Analista Quantum.

1 a

Fantástico 👏

Eliane Couto

CONSULTORA DE DESENVOLVIMENTO || BUSINESS PARTNER || ANALISTA COMPORTAMENTAL II

1 a

Fantástico!!! Perfeito esse texto!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de heraldo Conde

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos