Saúde mental e o papel das instituições de ensino

Saúde mental e o papel das instituições de ensino


Quando se fala sobre saúde mental, é possível abordar o tema a partir de diferentes perspectivas, tendo em vista que é um fenômeno cujas causas são multifatoriais – estudos apontam para influências genéticas e ambientais como geradoras do sofrimento psíquico.

Um dos pontos mais importantes e preditores de uma boa saúde mental é a sensação de pertencimento e enlaçamento social. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), durante o primeiro ano da pandemia, queixas relacionadas à depressão e à ansiedade cresceram 25%. Num estudo sobre saúde mental de crianças em idade escolar, observou-se que aquelas que apresentaram sintomas depressivos viveram algum tipo de perda no ambiente primário. Sentir-se pertencente a uma comunidade está ligado à construção da percepção de si do sujeito como um ser importante e o isolamento social leva ao adoecimento mental.

O desejo (ou a falta de) é um aspecto fundamental nos casos de depressão – a busca pela realização pessoal movimenta as pessoas e dá sentido às suas vivências. Aqui, vale ressaltar que o desejo, importante motivador, é construído a partir da relação com os outros e com a sociedade.

Nesse sentido, as instituições de ensino possuem um papel importante na constituição psíquica dos sujeitos: além dos conteúdos formais, a socialização para além do núcleo familiar e a construção de um projeto de vida influenciam diretamente na saúde mental dos indivíduos. A relação com os colegas de sala e a interação com os trabalhadores da escola permitem que as crianças e adolescentes construam a noção de pertencimento, assim como possibilita o estabelecimento de modos de interação positivos e, por consequência, a construção da autoestima.

O processo de aprendizagem é influenciado pela saúde mental dos estudantes. Pesquisas com crianças que apresentam algum transtorno de aprendizagem apontam para uma correlação com o adoecimento psíquico. A relação entre a construção de vínculos, afetos e sucesso escolar é evidenciada há anos na literatura dedicada ao tema. Sendo assim, é importante que a escola contemple em sua estrutura curricular  e pedagógica dispositivos que cuidem do senso de pertencimento e projeto de vida de seus estudantes.

           

* Andressa Macedo é Orientadora Educacional do Colégio Augusto Laranja


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Colégio Augusto Laranja

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos