Saiba como o onboarding impacta na retenção de talentos
Você já se sentiu deslocado em um ambiente, que mesmo necessitando dos seus serviços para cobrir uma área, parece não ter lugar para você? Tudo isso impacta no processo de crescimento e até mesmo de manutenção do cargo de um talento na empresa.
Desorganização, falta de planejamentos, sem pessoas dedicadas para orientar o novo colaborador, políticas mal definidas, cultura sem força, isso envolve todo um processo de contratação e quando um onboarding não é bem feito pode colocar a perder todo um ciclo de trabalho.
A boa notícia é que existem formas de agilizar esses processos, pensadas para encurtar o tempo de adaptação de novos colaboradores. Uma delas é o onboarding. Afinal, um líder sabe o quanto desafiador pode ser encontrar o profissional ideal e integrar esse profissional à cultura organizacional.
Por isso, o Onboarding não pode ser uma mera formalidade, esse processo deve oferecer uma experiência real e que esteja em sintonia com essa cultura da empresa.
E para reforçar, a cultura organizacional é um conjunto de valores, crenças e hábitos compartilhados pelas pessoas que compõem uma empresa, sendo a manifestação e a prática dos valores e propósito da empresa, alinhadas às estratégias dessa organização.
Essa cultura é como se fosse o “caráter” de cada indivíduo e está explícita na condução de todo o negócio, no trato com os colaboradores, clientes e parceiros, por exemplo.
Os números e as constatações
Para começar, gostaria de conceituar o Onboarding, nome dado ao processo de recepção, treinamento e adaptação de um novo profissional em qualquer empresa. Em inglês, onboarding significa “embarcar”, ou seja, é o primeiro momento de contato do recém-contratado com a cultura da empresa, pessoas, ambiente de trabalho e funções que até então eram conversadas somente por entrevistas.
Os números a seguir mostram como o onboarding impacta na retenção de talentos, afinal, colaboradores mais engajados nessa primeira etapa, são melhores para a saúde financeira da empresa, segundo a Glassdoor, veja os dados abaixo:
Trilha dos 90 dias de Onboarding
O processo de onboarding começa antes mesmo do primeiro dia de um novo funcionário. Um processo de integração bem-sucedido inicia já durante o recrutamento, seleção e a contratação.
E foi sabendo da importância desse período, que desenvolvemos na Beeable um programa que se chama a "Trilha dos 90 dias de Onboarding".
O objetivo do planejamento para os 90 primeiros dias é se assegurar de que todos os novos colaboradores se sintam bem-vindos na empresa e compreendam as responsabilidades da função que eles exercem.
Esse plano deve considerar a função e as responsabilidades de cada indivíduo, os treinamentos necessários e cruciais para que o recém-contratado aprenda o máximo possível acerca das políticas da empresa, a estrutura da equipe e as responsabilidades do cargo.
Recomendados pelo LinkedIn
Vamos ao programa por etapas:
Todas essas etapas podem garantir a longevidade ao novo colaborador na empresa, além de fortalecer a marca empregadora. O planejamento dessas etapas é fundamental para que o recém-contratado seja integrado da melhor forma possível e com resultados.
É para fazer isso de forma eficiente e rápida, aproveito para anunciar a parceria da Beeable com o Colaborapp, uma plataforma de gestão de comunicação e juntos poderemos te ajudar no desenho da estratégia do onboarding e na sua total automatização.
Para finalizar, uma frase que remete a tudo o que falei do gênio, Steve Jobs
"Esse tem sido um dos meus mantras: foco e simplicidade. O simples pode ser mais difícil que o complexo; você precisa trabalhar duro para limpar sua mente e tornar algo simples.”
Se você gostou deste material e quiser saber mais sobre o programa e como o onboarding impacta na retenção de talentos, vamos conversar?
Sobre a autora
Fernanda Capriotti - Sócia fundadora da Beeable, uma consultoria estratégica em atração de talentos.
"A área de Recursos Humanos é a mais importante de uma organização, portanto acreditamos que somente as pessoas podem transformar e mudar uma empresa".
Recursos Humanos | DHO | Educação Corporativa | Gestão de Talentos | Gestão de Projetos | HCMBOK | Mãe do Filipe
10 mGabriela Bassi Batista
Mentora de Carreira | Liderança | Headhunter | Desenvolvimento Profissional | Realize seu objetivo de carreira com resultados extraordinários
1 aFernanda, sempre nos brinda com insights poderosos. Parabéns pelo artigo e pelo desenho de um programa tão bem estruturado! Fernanda Capriotti
CEO ColaboraApp | Mentor de Alta Performance para times de RH | Mentor de Negócios B2B
1 aMuito feliz com essa parceria!! Vamos nessa levar juntos a melhor solução para os profissionais de RH que querem entregar uma experiência realmente diferenciada aos novos colaboradores, além do lindo Kit! 😉 (Tecnologia do módulo de Onboarding do ColaboraApp + Experiência de 30 anos da Beeable) 💪🏼🔥🚀
arrasou.. essa parceira será incrível!