Empreender não é nada fácil, melhor ter um bom planejamento e ser persistente!

Empreender não é nada fácil, melhor ter um bom planejamento e ser persistente!

Esse artigo tem um gosto especial, a Beeable faz 3 anos e com ela o meu intensivão de 8.766 horas como empreendedora. Como participei de cada uma das etapas desse processo, cada frase, cada proposta, cada noite sem dormir, cada entrada e saída de recursos, cada nota de serviço e cada alegria da entrega de um projeto finalizado, tenho tudo registrado. 

Foram 220 reuniões, 85 propostas e 12 clientes de diversos setores; financeiro, tecnologia, consultoria, saúde, alimentos e bebidas e até mesmo do esporte, de  grandes empresas de varejo a startups promissoras. 

Além disso, realizamos uma pesquisa exclusiva por 3 anos consecutivos, um estudo que mapeia o mercado de recrutamento e seleção no Brasil e para realizá-lo aplicamos em mais de 700 vagas, nas principais plataformas de RH, com intuito de diagnosticar a Jornada completa do candidato e propor soluções. Veja a Jornada do Candidato 2023

E assim, foram tantas descobertas, empreender é navegar em áreas que jamais saberíamos e entraríamos se não fosse pela necessidade de fazer tudo acontecer. É por isso, que nem todo mundo tem a coragem de deixar o quentinho de ser CLT para fazer esse movimento. 

Hoje entendo perfeitamente como é difícil equilibrar todos os pratos, cuidar de tudo na empresa, desde vendas até contabilidade e não ter o retorno financeiro no final do mês.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
As co fundadoras da Beeable - Fernanda e Adriana

O importante é ter pessoas ao seu lado que acreditem no seu sonho, que esteja junto na alegria e na tristeza. Sociedade é como um casamento, que dá mais trabalho para desfazer se não der certo. 

E tenho a Adriana que sempre me apoiou e esta desde o início acreditando e investindo no negócio. Temos habilidades diferentes, cada uma explorando o melhor do seu potencial e aprendendo o que precisamos melhorar. 

Temos várias discussões, eu sonhando e ela colocando os pés no chão. É assim seguimos juntas construindo a Beeable a cada dia.

Um pouco sobre o que descobri em 3 anos empreendendo

Para muitas pessoas, ser um empreendedor de sucesso é nascer com tal traço na personalidade ou ter muito dinheiro para investir. Na verdade, empreender é uma habilidade, que pode ser desenvolvida em especializações e, na prática. 

E ainda, se você escolhe empreender numa área que já trabalhava ou domina, por mais doloroso que seja equilibrar as coisas: finanças, entregas, processos, prospecção, gente, etc. A sua visão para o negócio é bem mais assertiva e segura. 

Segundo o Sebrae, empreendedorismo é a habilidade que uma pessoa tem de identificar problemas, enxergar oportunidades, desenvolver soluções e investir em projetos com grande potencial de crescimento.

Eu descobri que é preciso ser muito resiliente, confiar em si e na sua capacidade de gerir um negócio, capacidade que não nasceu pronta com o novo negócio, capacidade que você carrega dos seus anos de aprendizado e bagagem no mercado de trabalho. 

Saber de tudo um pouco, dominar cada uma das áreas do seu negócio e saber, descobri que se trabalha infinitamente mais e se ganha muito menos, mas descobri principalmente, que foi essa a minha escolha de carreira para o momento e estou muito feliz por isso.

"Dar o seu melhor neste exato momento vai colocá-la no melhor lugar possível no momento seguinte". Oprah Winfrey

Além da afirmação da Oprah que é completamente verdadeira, a gente descobre e aprende tanta coisa, eu, por exemplo, era completamente travada para vendas, vender qualquer coisa sempre foi um tormento, no entanto, descobri que sei vender e aprendo mais sobre isso todos os dias. 

É investimento de tempo, energia e financeiro também.

É bem difícil deixar de ter sobrenome corporativo e passar a ser somente a Fernanda Capriotti. Aprendi que muita gente diz ser seu “amigo” e quando o sobrenome corporativo deixa de existir, o amigo vai embora junto.

Ainda assim, tem muita gente que fica e faz questão de te acompanhar e até de dar uma oportunidade quando conhece o seu trabalho e o negócio faz parte do momento e da necessidade dele. 

E a principal descoberta é que, mais do que na vida corporativa, relacionamento e networking é tudo na vida do empreendedor, assim vieram os primeiros clientes, de gente que conhecia o meu sobrenome corporativo e continuei me relacionando.

E aqui vão minhas principais dicas para quem quer empreender

  1. Primeira e mais importante: não é fácil, então tenha um bom planejamento. Saber quem é o seu público, onde você quer chegar e como vai fazer isso acontecer. 
  2. Tenha tudo muito bem desenhado, conte com o inesperado e esteja sempre preparado para redefinir a rota. 
  3. O que e como quer fazer, com quem pode contar. Tenha reserva financeira, afinal vai passar algum tempo investindo antes de começar a fazer retiradas.
  4. Tenha mentores, alguém que conheça muito de uma área que você não domine, no meu caso o comercial.
  5. Teste sem medo de errar, afinal você tem liberdade para isso.
  6. Tenha coragem, o não vc já tem, tem que meter as caras para ir atras do sim.
  7. Não pare de estudar e falar com gente da sua área para não ficar desatualizado.
  8. Se esse é seu propósito, não desista nos primeiros obstáculos.
  9. Tenha segurança nas suas decisões, se resolver ser presidente, seja plena e se resolveu ser mãe também.

“Daqui a 20 anos você estará mais decepcionado pelas coisas que você não fez, do que pelas que fez. Então, jogue fora suas amarras, navegue para longe do porto seguro, pegue os ventos em suas velas. Explore, sonha, descubra” – Mark Twain.

E que venha muitos anos de Beeable e de empreender com otimismo, força, coragem e alegria. Afinal, os empreendedores mais bem-sucedidos que eu conheço são pessoas otimistas e seguras dos seus propósitos e posições.


Sobre a autora 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Foto arquivo pessoal

Fernanda Capriotti - Sócia fundadora da Beeable, uma consultoria estratégica em atração de talentos.

"A área de Recursos Humanos é a mais importante de uma organização, portanto acreditamos que somente as pessoas podem transformar e mudar uma empresa".

Esse artigo tem um sabor especial, a Beeable faz 3 anos e com ela o meu intensivão de 8.766 horas como empreendedora.

Tantas histórias e aprendizados, tantas pessoas importantes passaram e fizeram parte desse trajeto desafiador e interessante. Empreender é um exercício constante de superação e resiliência. E seguimos fortes, com alegria e confiante nas nossas escolhas.

Conheça um pouco mais dessa história, e com várias dicas sobre o que aprendi, para quem quer empreender. Vem comigo nessa?

Ae que venham muito anos de Beeable, parça!!!!!!! E assim seguimos nossa jornada. Sucesso sempre!!!

Natália Barros

Psicóloga Ψ | AAG na Prefeitura de São Paulo

1y

Parabéns! Que venham muitos outros anos de Beeable repletos de sucesso e conquistas!

To view or add a comment, sign in

Explore topics