Softwares de tecnologia: Casos práticos
#tecnologia #varejo
Nesta semana quero conversar sobre benefícios, conseguidos com o uso de ferramentas na operação e para isso apresento resultados práticos de casos reais, obtidos pela Tlantic Mobile Retail com suas ferramentas, disponíveis aqui no Brasil e já utilizadas por Bistek, Carrefour, Cassol, Companhia Zaffari, Coop Supermercados, Koch, Zona Sul entre outros.
Para isso foi fundamental minha conversa com a Juliana Bogdanov, Gerente Senior de Marketing e Comunicação da Tlantic, com quem divido a autoria desta publicação e o Felipe Pinto Paim que me deram resultados e experiências que aqui vou apresentar.
A incorporação de tecnologia, especialmente softwares que otimizam processos de gestão de escalas, gestão operacional dentro de lojas, gestão de vendas e processos produtivos, pode trazer uma série de vantagens significativas para grandes varejistas., isso já sabemos, mas aqui temos números obtidos, e como são obtidos:
Redução de custos trabalhistas:
Softwares de gestão de escalas podem ajudar os gerentes a criar escalas de trabalho mais eficientes, minimizando de 10% a 30% das horas extras não planejadas e maximizando a utilização da mão de obra, resultando em uma redução de até 100% nos custos trabalhistas.
Melhoria da satisfação dos funcionários:
Ao permitir uma programação mais equilibrada e previsível, os softwares de gestão de escalas podem melhorar a satisfação dos funcionários, reduzindo de 5% a 20% o absenteísmo e o estresse relacionado a descontentamento com os horários, com sobrecargas, fornecendo flexibilidade, previsibilidade e mais qualidade de vida aos colaboradores.
Aumento da eficiência operacional:
Softwares de gestão operacional dentro da loja ajudam a automatizar tarefas como gestão de estoque, reposição de produtos, monitoramento de vendas, resultando em processos mais eficientes, proporcionando até 50% menos tempo desperdiçado em tarefas administrativas ou de operação. Ainda criam uma rotina de processos que torna muito mais fluido, dando sequencia ao que precisa ser feito primeiro, com prioridades e otimizando pessoas e equipamentos.
Melhoria da experiência do cliente:
Recomendados pelo LinkedIn
Ao otimizar a gestão operacional, os varejistas podem oferecer uma experiência de compra mais suave e conveniente para os clientes. Por exemplo, softwares de gestão de vendas podem permitir uma análise em tempo real do comportamento do cliente, facilitando a personalização de ofertas e ações de marketing direcionadas, isso aliado ao CRM utiliza recursos que pode dar a promoção certa ao cliente adequado, ganhando assim margem e sendo certeiro no mix promocional.
Otimização de estoque:
Softwares que integram gestão de vendas com gestão de estoque garantem que os níveis de estoque sejam ajustados de acordo com a demanda real, evitando excessos ou falta de produtos, o que pode resultar em desequilíbrio no fluxo de caixa ou perda de vendas. Automatizando processos e garantindo uma operação mais eficiente, com uma redução de até 50% do tempo gasto com reposição de estoque.
Tomada de decisões baseada em dados:
Softwares de análise de dados podem fornecer insights valiosos sobre o desempenho das vendas, tendências de mercado e eficácia de campanhas promocionais, permitindo que os varejistas tomem decisões mais informadas e estratégicas.
Agilidade e rapidez na adaptação:
Com sistemas tecnológicos flexíveis e integrados, os varejistas podem se adaptar rapidamente a mudanças nas demandas do mercado, lançando novos produtos, ajustando preços e respondendo a tendências emergentes de forma ágil.
Vocês imaginam o quanto mais podem ganham com o uso da tecnologia? Ter uma loja, um grupo, uma rede, um negócio na palma das mãos?
Vamos pensar nisso?
Vamos conversar?
Uma maravilhosa, produtiva e abençoada semana para todos nós.