Todos na empresa deveriam pensar como donos!
Você consegue imaginar uma empresa onde todos pensam como donos?
E não estou falando sobre dar ordens e se tornarem líderes. Afinal, algumas pessoas são melhores em cargos de liderança e outras atuando na prática, mas isso é assunto para um outro texto.
Estou falando de pensar estratégias e atitudes que façam bem para a empresa como um todo.
Cada colaborador tem uma pequena responsabilidade dentro da grande cadeia de realizações que é uma empresa. Alguns precisam vender, outros produzir, enquanto uns fazem o café e por aí vai. Mas uma empresa pode fluir muito melhor se cada um desempenhar sua pequena parte com a responsabilidade e consciência do funcionamento do todo.
Sabe aquela velha história de passar o dia apertando um parafuso, mas sabendo que é um trabalho importante para a fabricação de um carro. É exatamente isso, mas não pensando apenas no produto final e, sim, na excelência e produtividade.
Imagina se todos funcionários da empresa conseguissem pensar em processos para aumentar a produtividade, diminuir custos ou até mesmo gerar mais resultados. Claro que cada um dentro de seu setor.
As empresas cresceriam exponencialmente!
Este é, justamente, o tão falado mindset empreendedor. Não basta apenas abrir uma empresa. Essa é, na verdade, a parte mais fácil. O mindset empreendedor está na busca constante por soluções, mesmo que trabalhando com carteira assinada, PJ ou terceirizado. É isso que diferencia os grandes profissionais.
Não é por menos que as maiores empresas do mundo trabalham incentivando a criatividade, empreendedorismo e a gestão em seus funcionários.
O Facebook, por exemplo, faz relatórios anuais sobre o desempenho de seus funcionários. Cada colaborador deve fazer um relatório sobre o próprio trabalho com informações sobre como foi assertivo ou quais pontos deve melhorar e senta para discutir tudo isso com o seu superior.
É como se cada um de seus funcionários fosse uma empresa independente trabalhando sempre para produzir melhores resultados.
Eu sei que, na teoria, é tudo muito bonito, mas a realidade é bem mais complicada. É justamente aqui que entra aquela tal cultura corporativa.
Ela não deve ser apenas Missão, Valores e Propósitos, aquele famoso MVP pendurado na parede do escritório. A cultura corporativa precisa ser algo verdadeiramente enraizado na cultura de todos os membros de uma equipe.
E não adianta nada cobrar esse tipo de atitude se a própria empresa não está preparada. É preciso ter seus processos muito bem desenhados, conhecer suas metas e objetivos e ter um planejamento bem feito. Dessa forma, todos conseguem enxergar possibilidades reais de colaborar com o crescimento.
Seja você empresário, gerente, diretor, presidente ou qualquer outro cargo de liderança, permita que seus colaboradores pensem como donos. Crie esse terreno para que todos possam contribuir com a melhoria dos processos através da vivência cotidiana.
Tenha certeza que você só tem a ganhar com isso.
E sempre pense: qual conhecimento meus funcionários têm que pode ajudar a minha empresa a crescer?