Transição de carreira, como faço?
Enquete real realizada no meu Instagram recentemente.

Transição de carreira, como faço?

Eu já entrevistei mais de 8 mil pessoas e posso afirmar que a grande maioria está disposta a trocar de empresa ou até mesmo de carreira!

Até aí tudo ótimo! Mudar é maravilhoso.

Contudo, o caminho para transição nem sempre é claro. Para te ajudar neste processo de tomada de decisão, compartilho a seguir 4 dicas preciosas:

1 - Tenha uma profunda dose de autoconhecimento. Tenha na ponta da língua quais são as tuas qualidades e os seus defeitos.

Para isso existem duas maneiras bem eficientes. Uma delas, pergunte para as pessoas que trabalham contigo. No que sou bom e no que posso melhorar. Diga que está interessado em evoluir e essa informação será super importante neste processo. Essa é gratuita!

A segunda forma é complementar a primeira e precisa de poucas centenas de reais para realizar. Um teste comportamental que traz informações relevantes sobre você. Isso vai te ajudar no processo de autoconhecimento.

2 - Tenha clareza dos teus objetivos de carreira. Até onde quer chegar e quanto está disposto a ralar para isso. Ralar está relacionado diretamente com as variáveis tempo e ambição.

3 - Agora que sabe no que é bom e no que precisa melhorar, tem a visão da onde quer chegar. É hora de ver o que está faltando de conhecimento e experiência e ir atrás para se qualificar. Cursos, livros, artigos, a internet... enfim, recursos não faltam!

4 - Hora de mapear as empresas targets. Quais são elas? Quais podem me oferecer a trilha de carreira que tanto quero? Essa talvez seja a parte mais difícil. Exige mais tempo de pesquisa. Procurar informações sobre a Cia no site da empresa e em plataformas que os profissionais colocam sua opinião são ótimos recursos. Além disso, vale muito a pena conversar com alguém que trabalha ou trabalhou na tua empresa target. A opinião pessoal de quem viveu na pele vale ouro.

Fazendo esse exercício, além de achar uma trilha de carreira ideal, você estará exercitando a pró atividade e o protagonismo que são fundamentais para qualquer profissional de sucesso.

Sim, você deve escolher onde vai trabalhar e também quanto quer ganhar! A propósito, "remuneração" é um bom assunto para um próximo texto, que tal?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ricardo Haag

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos