Uma imagem: mais do que mil... wait a minute!
Se uma imagem vale mais do que mil palavras, então diga isto com uma imagem... (Millôr Fernandes)
O casamento entre imagem e palavra nunca foi tranquilo, mas não deixa de ser uma história de sucesso. Nessa década, completamos um século desde que a imprensa começou a usar fotografias para informar, ilustrar ou criar uma "estética da notícia".
Essa relação influencia diretamente quem atua com Comunicação nas mais diversas fronteiras da área: esse profissional precisa pensar também nas imagens, e precisa desdobrar a pauta em vários formatos [vídeo, gif, foto, ilustração...].
Técnica e filosofia, prática e teoria se confundem nesse dia a dia. Um exemplo rotineiro: se o porta-voz da empresa onde você trabalha precisa de uma foto para ilustrar a matéria/entrevista da qual ele é fonte/personagem, como você ajuda na hora da pose? O cenário, o vestuário, as cores, o gesto: estou cada vez mais convencido de que isso deveria estar nas key-messages, se relaciona com o branding.
Na Comunicação, temos fact-sheet, business profile, speaker review, biografia de diretores… mas esquecemos, muitas vezes, de planejar a imagem, a forma visual de apresentar aquela mensagem para um público que tem cada vez mais pressa. não é raro ver uma foto muito antiga de um porta-voz sendo usada em um press release recente.
Reputação é uma conquista multifacetada e pensar nas imagens é parte dessa jornada.
Há poucas semanas, soubemos pelo Reuters Digital News Report 2020 que o Instagram está ultrapassando o Twitter como fonte de informação. Embora existam outras razões que expliquem esse movimento – de bastidores empresariais, por exemplo –, com certeza, o amor que temos pelas imagens é parte desse novo contexto.