Você é um profissional do futuro?
Já faz algum tempo, no começo de 2016, a organização sem fins lucrativos World Economic Forum (WEF) divulgou o relatório que explicava quais eram as 10 habilidades que precisamos ter para prosperar na 4ª Revolução Industrial, esperada para acontecer em 2020 (The 10 skills you need to thrive in the Fourth Industrial Revolution). Três anos já passaram, será que você está pronto para o novo mercado de trabalho?
Já temos a certeza que alguns trabalhos não existirão daqui alguns anos, enquanto outros que nem conseguimos imaginar surgirão. Além disso, 35% das habilidades que, um dia, foram consideradas importantes deixarão de ser. A imagem abaixo mostra a comparação das aptidões necessárias em 2015 e 2020.
Em 2015, tínhamos um foco total em rapidez na entrega e qualidade total do serviço, além do resultado financeiro, independente do impacto à médio e longo prazos. Com a evolução da tecnologia, começamos a ter receio de que seríamos substituídos por máquinas num futuro não tão distante. Mas tem competências que os robôs não tem, como a criatividade, a inteligência emocional e a empatia. E com a entrada das novas gerações no mercado de trabalho, mais flexíveis e propensas a mudar de emprego, em busca de senso de propósito, fica cada vez mais nítido que um novo mercado de trabalho já está sendo construído.
Um estudo feito pela consultoria WSGN, junto ao LinkedIn, discutiu o futuro do trabalho, mencionando até um novo modelo de educação, para tentar preparar os estudantes para tecnologias ainda não desenvolvidas. Para eles, as competências presentes nas tendências são: criatividade, colaboração, transparência, comunidade, compartilhamento, mindfulness, inteligência emocional, capacidade de experimentação, empatia e espírito empreendedor.
O que fica nítido é que as emoções serão o centro de tudo. Ter consciência delas, ter a inteligência emocional desenvolvida será uma habilidade importantíssima para o profissional do futuro. E a sua IE, como está? Você é um profissional do futuro?
Experiência do Cliente | Treinamento e desenvolvimento humano | Comunicação corporativa
5 aConcordo, Chris. Quando converso com amigos e colegas, vejo que as empresas e as próprias pessoas estão tão focadas em desenvolvimento técnico. Acham uma futilidade investir em cursos diferentes da sua formação, terapia, autoconhecimento ou em outras ferramentas. Depois correm o risco de serem substituídas facilmente por máquinas.
Web developer | Front-End Devoloper
5 aNa minha opinião as pessoas ainda não "se deram conta" do que está acontecendo e como em muitos casos acreditam que "isso vai demorar a chegar no Brasil". Quando na verdade isso tá chegando de mansinho e vai pegar muitas pessoas "com as calças na mão".