Você conhece o passo a passo da produção editorial de um livro?
Bom, eu acho que todo mundo fora do mercado dos livros já se perguntou um dia sobre como funciona o processo editorial de uma obra, né? O que acontece? Quais são as etapas? O livro é revisado? Como ele chega até aquele formato final?
Para responder essas dúvidas comuns, vou dar uma resumida nesse processo que acompanhei durante o meu tempo como assistente editorial e explicar para você as principais etapas que um livro passa até chegar prontinho na editora.
Confira as etapas:
Seleção do Original > Contrato > Preparação de texto > Revisão textual > Diagramação do livro e da capa > Prova da gráfica > Impressão.
1. Seleção do Original
Nessa etapa de seleção de originais, a pessoa responsável pelo crivo analisa não só criticamente a história, mas observa se está dentro da linha editorial da editora, como também analisa a ortografia, estilo de escrita e qualidade do original.
O editor, ao selecionar cada original, também pensa naquela obra comercialmente falando. Qual será o publico alvo? Qual é o seu nicho? Qual a rentabilidade que ela pode oferecer? Essa parte será essencial para pensar futuramente na divulgação daquela obra, uma etapa muito importante que acompanha todo esse processo editorial. A divulgação e comunicação de um livro está presente desde a seleção do original até o resto da vida útil daquela obra. (Não vou me aprofundar por aqui, mas falarei sobre isso em breve em outro artigo.)
É muito comum que, caso seu original seja aprovado para publicação, o Editor sugira alterações em trechos, capítulos e possíveis cenas.
2. Contrato
Para publicar um livro, é necessário um acordo comercial entre o autor e a editora. É neste contrato que serão destrinchados pagamentos referentes a direitos autorais, deveres da editora e do autor, preço de capa do livro, período de contrato e detalhes da publicação.
Um processo de produção só pode se iniciar após as duas partes terem entrado em acordo e assinado o contrato.
3. Preparação de texto
Aprovado o original e assinado o contrato, a Preparação do texto é a próxima etapa. É a primeira etapa de revisão do livro. Aqui o texto é preparado para o revisor. São analisados palavreados e consistência na narrativa.
O profissional deve deixar o texto mais fluído, corrigindo não apenas palavras gramaticalmente erradas, mas a sua regência, coesão e coerência.
Está etapa é super importante, principalmente, se o original se tratar de um texto traduzido. O preparador de texto precisa garantir que a adaptação feita pela tradutor foi bem feita de acordo com a nova realidade cultural e linguística. O importante é que o preparador deixe o texto o mais natural e acessível o possível.
4. Revisão Textual
Após a preparação textual, é o momento da Revisão. Durante a revisão textual, o profissional se atenta a critérios gramaticais e semânticos. Em algumas editoras, o autor também participa dessa fase e pode observar os comentários do revisor com sugestões de alteração.
É muito comum que o texto vá e volte para o revisor algumas vezes. Podendo ter uma prova, duas, três, quatro e assim por diante. Dependendo da obra, o texto nem passa por uma preparação e vai direto para revisão textual. Alguns revisores também fazem o trabalho de preparar o texto.
É uma das etapas mais importantes para garantir a qualidade editorial de uma obra. Se um livro apresenta muitos problemas na revisão, logo não será um produto final de qualidade.
5. Diagramação
Aqui o texto do livro é organizado de acordo com o projeto gráfico idealizado para o livro. É aqui que ele passa a tomar forma como produto final. O diagramador pensará desde as fontes utilizadas, espaçamento, tamanho até possíveis estilizações, desenhos, gráficos etc.
Um bom livro diagramado é aquele que visualmente agrada ao leitor e facilita a leitura. Por isso, é também uma fase decisiva.
Podem também existir várias provas da diagramação, pois depois de diagramado o original pode voltar algumas vezes para que mudanças sejam realizadas no estilo ou em falhas de processo.
6. Design de capa
Nesta etapa, o designer produz a capa do livro de acordo com um briefing que procura atender as especificações sobre o livro como tema, publico alvo e referências. O Editor, autor, designer e a equipe de Marketing costumam opinar nesse briefing.
A capa é uma das partes mais importantes do livro para equipe do Marketing, pois a verdade é que os livros são sim julgados pela capa. Então, a 'embalagem' do seu 'produto' é muito importante para vendê-lo. Ela é a primeira coisa que os leitores veem e pode se tornar decisiva na hora da compra.
São feitas a capa, contracapa, lombada e orelhas;
7. Prova da gráfica
Antes de realizar a impressão final do livro, as editoras costumam receber uma prova, como se fosse uma boneca impressa do livro para conferência final.
Esta etapa é super importante, pois aqui, caso a conferência for feita com cuidado, pode evitar problemas e erros em todos os exemplares daquela tiragem.
8. Impressão
Após a prova, o livro finalmente é impresso na gráfica. Aqui que ele se transforma em sua versão final, pronto para ser distribuído!
Nesta etapa, já foi decidido anteriormente o estilo de papel, gramatura e cor. São diversas possibilidades de impressão. Normalmente, algumas editoras costumam seguir sempre um padrão específico.
Curtiu conhecer um pouco mais sobre o processo de produção de um livro? Tem mais alguma dúvida? Comenta aqui :) E não deixe de acessar o Blog da Letramento, costumo dar várias dicas sobre o mundo dos livros, corre lá!
Consumer Insights | Monitoramento | Análise de dados | Pesquisa
4 aMuito bom!!!
Produtor Editorial & Cultural
4 aMuito bom!
Comunicação | Branding | Comunicação Interna | Employer Branding | Eventos
4 aAí que tudo! Estou amando o que você vem publicando 😍 amo conhecer esse "por trás das prateleiras"
Multimedia Journalist | Audiovisual Production | TV and Radio
4 a👏🏼👏🏼👏🏼
CRM | Dados | Lifecycle | Marketing Cloud Email Specialist
4 aMuito legal conhecer o processo! Artigo excelente, Giulia!