Histórias
 


O parto sempre é um momento muito emocionante para os pais, principalmente os de primeira viagem. Mas, para Ivan Nascimento dos Santos, 36, jardineiro paisagista, de São Paulo, a emoção foi demais! Logo após o nascimento do filho, Samuel, hoje com um mês, ele desmaiou ainda dentro da sala de parto. E essa não foi a primeira vez que algo assim aconteceu. Ele também não aguentou a comoção durante o chá revelação e acabou desmaiando logo antes de descobrir o sexo do bebê. Os vídeos do momento divertiram a web e viralizaram nas redes sociais.

Ivan passou mal no chá revelação e no parto — Foto: Reprodução/TikTok
Ivan passou mal no chá revelação e no parto — Foto: Reprodução/TikTok

No chá revelação, que ocorreu em 21 de outubro de 2023, Ivan está ao lado de sua esposa, Paloma Sabrina Sousa Pontes, 31, agente esportiva, atrás de uma mesa com um bolo azul e rosa. Ele está com a mão na barriga da mulher quando começa a passar mal, ele perde o equilíbrio algumas vezes, sendo amparado por Paloma até que os convidados se aproximam para segurá-lo. Então, buscam uma cadeira e ele se senta, tentando recuperar a consciência.

A gravação alcançou mais de 5 milhões de visualizações, 115 mil curtidas e 6 mil comentários no TikTok. Os internautas se divertiram com o clipe. "Rindo com respeito", escreveu um usuário. Também tiveram aqueles que se compadeceram com a situação. "Nervosismo, ansiedade... Um mix de sentimentos faz a gente perder as forças mesmo", disse uma pessoa. Outros já preveram o que estava por vir: "Se só no chá revelação ele já está morrendo, imagina se ele ver o parto."

Dito e feito! Em 15 de abril deste ano, no nascimento do filho, a cena se repetiu. Logo após Paloma dar à luz, Ivan desmaiou novamente, ainda dentro da sala de parto. Ele foi perdendo a consciência aos poucos e caiu no chão, sendo segurado pelos profissionais de saúde que estavam auxiliando o parto. O vídeo acumulou mais de 3,5 milhões de visualizações, 200 mil curtidas e 3 mil comentários no TikTok. Os internautas não conseguiram acreditar. "Fui ver os vídeos e descubro que o moço é conhecido, eu vi a primeira vez que ele desmaiou - e aconteceu de novo", brincou um.

Sonho realizado depois de 12 anos

Ivan explica que esperou muito anos para finalmente conseguir realizar seu sonho da paternidade, por isso, sente que todos os sentimentos estavam muito mais à flor da pele. "Eu estou com a minha esposa há 16 anos e há 12 estamos tentando engravidar", diz em entrevista à CRESCER. Sofrendo com problemas de fertilidade, eles pensaram em optar pela reprodução assistida, mas devido ao alto custo, decidiram continuar tentando conceber naturalmente.

Sem sucesso, eles fizeram mais exames para descobrir o motivo da dificuldade para engravidar e os médicos os informaram que Paloma não estava ovulando. Eles logo começaram a fazer um tratamento para regular a ovulação e, um mês depois, em setembro de 2023, o tão esperado positivo veio!

Com o resultado em mãos, Paloma quis fazer uma surpresa para o marido. “Eu cheguei em casa e ela me deu uma caixa, quando eu abri, tinha o teste positivo, um sapatinho e uma mensagem: 'Parabéns, você vai ser papai'. Na hora, a ficha não caiu, eu não esperava mais que aquele momento ia chegar", recorda. A esposa confirmou que estava grávida, dizendo que havia feito o teste de farmácia e o de sangue para ter certeza. "Tudo mudou totalmente. Parece que é coisa de Deus. Com uma notícia dessa, tudo se transforma", celebra.

'Foi o maior combo de emoção'

"Aquilo que aconteceu [os desmaios] foi relembrando tudo isso que a gente passou", diz Ivan. A gente queria muito ter um filho, teve tempo que eu fiquei muito ansioso para ter, o pessoal já até avisava que não era para ficar assim que era pior", brinca. Mas, ele nunca imaginava que todos esses sentimentos realmente poderiam fazê-lo passar mal.

"Eu sou bem emotivo. Na hora do chá revelação, quando estava tocando uma música na hora de descorbri o sexo do bebê veio toda aquela lembrança do que a gente passou, todas as dificuldades, passaram mil coisas pela minha cabeça... Foi maior o combo de emoção, aí deu o que deu", diz.

No nascimento, a mesma onda de sensações tomou conta dele. Para começar, a data do parto já era duplamente especial: também era o dia do aniversário de Ivan. "Ele ia nascer bem perto do meu aniversário, então, perguntei se dava para marcarmos a cesárea no mesmo dia, 15 de abril, para eu ganhar meu maior presente do mundo", conta.

Ivan, Samuel e Paloma — Foto: Arquivo pessoal
Ivan, Samuel e Paloma — Foto: Arquivo pessoal

Durante o parto, ele ficou sentado ao lado de Paloma até o filho nascer. "Quando vimos Samuel, a gente se emocionou, choramos muito e agradecemos. Espero ter essa memória para o resto da minha vida", comemora. Quando estavam limpando e pesando o bebê, o médico disse para Ivan ir vê-lo de perto, mas, como ele já estava abalado com toda a situação, preferiu não levantar. No entanto, o médico insistiu e ele foi.

"Na hora que eu levantei, eu já senti que as pernas não estavam obedecendo e a minha mão estava suando muito. Eu pedi para o médico me levar até o Samuel. Quando eu olhei para ele, voltou todo aquele combo de emoções de novo. Lembrei do que a gente tinha passado e pensei em como toda a gravidez e o nascimento foram perfeitos. Aí eu já vi que eu estava tonto e só escutava vozes bem de longe falando: 'Vai cair'. Aí eu já não me lembro de mais nada, tudo apagou", conta Ivan.

'Ser pai é uma sensação única'

Ivan precisou ser colocado em uma cadeira de rodas e ficou em uma sala separado até se recuperar. Mais tarde, finalmente conheceu propriamente Samuel. "Sinto que a minha família está completa. Ser pai é uma sensação única", destaca.

Agora ele está aproveitando os momentos ao lado do pequeno. "Está sendo incrível, a gente fica se apegando a coisas simples, um gesto diferente, um barulho diferente", diz. Mas, claro, como qualquer pai de primeira viagem, ele também está enfrentando desafios. "É uma responsabilidade por uma vida. É o nosso primeiro filho, cada salto que ele dá é novidade para a gente, então, não estamos certos de nada. Mas é maravilhoso", finaliza.

Ivan precisou sair da sala de parto em uma cadeira de rodas — Foto: Arquivo pessoal
Ivan precisou sair da sala de parto em uma cadeira de rodas — Foto: Arquivo pessoal
Mais recente Próxima Mulher com deficiência visual conta como decidiu ser mãe solo: "Não quis mais esperar pelo parceiro ideal"
Mais de Crescer

O pediatra Moises Chencinski reflete sobre a amamentação e habilidade de ler o mundo – e ainda a história da poltrona de amamentação

Você sabe mesmo o que é amamentação?

A mulher que conseguiu engravidar aos 40 sonhava com um parto natural. Membros da família disseram que ela estava tentando matar seu bebê

“Me chamaram de assassina durante meu trabalho de parto”, diz mãe

O casal se separou e o pai não aceitava o diagnóstico de TDAH do menino. Por isso, boicotava o tratamento

Mãe diz que pai dá balas ao filho, no lugar dos remédios

Os pais, de Perth, na Austrália, ficaram revoltados

Em restaurante, crianças recebem veneno no lugar do suco

A mulher foi puxada por um tubarão branco enorme, na frente dos cinco filhos e do marido

Tubarão ataca mãe em frente a quadrigêmeos

Em desabafo na internet, mulher de 24 anos contou como descobriu que seu noivo a traía com a sua mãe – e que eles tiveram um filho juntos

“Descobri que meu irmão de 3 anos é filho da minha mãe com meu noivo”

Caroline Harris-Grey foi deixada em um hospital quando tinha apenas 10 dias de vida. Conheça sua história!

Mulher abandonada em caixa de frutas encontra irmãos após 50 anos

Uma mãe compartilhou sua dor de cabeça depois de ver sua filha de cinco anos chorar porque ela não foi convidada para a festa de aniversário de um colega de classe, apesar de ter convidado a criança para sua festa meses antes

Mãe diz que filha de 5 anos nunca é convida para festa de aniversários dos amigos da escola

“Sou uma menina, com o cabelo curto”, rebate a criança, em vídeo

“Ela é trans?”: corte de cabelo leva pessoas a questionarem sexualidade de menina de 11 anos

No vídeo, enfermeiros empurram a cama com o pequeno vestido de Homem-Aranha, seu personagem favorito, por um corredor. O menino foi vítima de um acidente de carro

Homenagem a menino de 3 anos que morreu e terá órgãos doados emociona a internet
  翻译: