Mundo
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por — Rio


O general boliviano Juan José Zúñiga e dois outros oficiais militares de alto escalão acusados de liderar o golpe fracassado contra o presidente Luis Arce foram mantidos em uma prisão de segurança máxima neste sábado por um juiz que ordenou que eles cumprissem seis meses de prisão preventiva.

Zúñiga, ex-comandante do Exército; o vice-almirante Juan Arnez, ex-chefe da Marinha; e Alejandro Irahola, ex-chefe da brigada mecanizada do Exército, entraram na prisão de Chonchocoro, nos arredores de El Alto, um município próximo a La Paz, informou a AFP.

Na sexta-feira, os tribunais ordenaram que eles fossem mantidos na prisão de segurança máxima enquanto continuam as investigações sobre o levante armado de quarta-feira, quando tropas com tanques cercaram a sede do governo por várias horas antes de se retirarem.

A polícia montou uma intensa operação de segurança para transferi-los de uma prisão em La Paz. "Em algum momento a verdade será conhecida", disse Zúñiga, algemado e sem colete à prova de balas, ao ser conduzido a uma viatura policial. No momento de sua captura na quarta-feira, o ex-chefe militar afirmou que foi Arce quem lhe pediu para preparar algo "para aumentar sua popularidade", o que foi negado pelo presidente boliviano.

Zúñiga e os outros dois oficiais enfrentam acusações de terrorismo e levante armado, pelos quais podem ser condenados a até 20 anos de prisão, de acordo com os promotores. Junto com eles, outros 18 militares da ativa, da reserva e civis foram presos em conexão com o golpe fracassado. Neste sábado, o governo disse ter encontrado provas do plano dos militares de transportar forças especiais do departamento de Tarija, no sul do país, para La Paz, com a intenção de realizar o golpe contra Arce.

O general Zúñiga foi identificado desde o início como o principal responsável pela conspiração contra o presidente de esquerda da Bolívia, que assumiu o cargo em 2020 para um mandato de cinco anos. O ex-comandante do Exército foi preso depois que tropas e veículos blindados foram retirados sem confrontos com as forças leais ao governo. Durante a rebelião militar, 14 civis foram feridos por balas disparadas por soldados quando entravam na praça onde está localizado o palácio presidencial no centro de La Paz, de acordo com o governo.

General Juan José Zúñiga — Foto: AP Photo/Juan Karita
General Juan José Zúñiga — Foto: AP Photo/Juan Karita
Mais recente Próxima "Biden tem que desistir rápido", diz especialista em política externa americana

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Grupo de trabalho encaminha texto para secretaria do Ministério da Fazenda

Reforma tributária: GT do comitê-gestor do IBS finaliza parecer e propõe 'Fisco mais amigável'

Riscos aumentados de ataques terroristas durante a Olimpíada de Paris, que começam no dia 26 de julho, também levaram o Pentágono a tomar a medida

Ameaça terrorista durante Eurocopa faz EUA colocarem bases militares em alerta

Luis Felipe Salomão apontou falhas em reclamações contra magistrados

CNJ arquiva processos contra Gabriela Hardt e Fernando Appio, juízes da Lava-Jato

O C20, um dos grupos de engajamento mais relevantes na estrutura do G20, também irá propor a criação de sistema de acompanhamento dos compromissos firmados pelos líderes das potências econômicas

Para sociedade civil, ONU deve arbitrar taxação de 'super-ricos' proposta pelo Brasil

Caso é mais um episódio na briga política entre Thiago Pampolha e governador

Vice-governador do Rio aciona Procuradoria contra Cláudio Castro por veto a decreto ambiental

Equipe de investigação do comitê revisou aproximadamente 1,2 milhão de documentos únicos e realizou cerca de 250 entrevistas com funcionários, ex-funcionários e terceiros

Comitê independente da Americanas conclui investigação a respeito da fraude contábil

Se comprovada, a prática pode significar “conduta anticoncorrencial e prejudicial aos consumidores nos setores de sistemas de pagamento e de cartões de crédito, segundo os procuradores

Valores devidos à União variam entre R$ 90 bilhões e R$ 160 bilhões

Pacheco reúne governadores antes de protocolar projeto de renegociação da dívida dos Estados

Complexo eólico é composto por um total de 15 SPEs, somando 377,5 megawatts (MW) de capacidade instalada localizados no Piauí.

Eletrobras conclui venda de participação em complexo eólico no Piauí para fundos de investimentos
  翻译: