Adotando a Cultura de Pontos Fortes
Seja bem-vindo(a) à edição nº2 dessa newsletter preparada com todo o carinho pra você. E caso tenha perdido a edição anterior, eu facilito a sua vida :)
Só clicar AQUI pra conferir.
Pontos fortes: tarefa ou cultura?
Criar uma cultura de valorização das pessoas, que gere senso de pertencimento e estimule cada indivíduo a dar o seu melhor no trabalho não é uma tarefa simples. Se fosse, não teríamos números de engajamento tão baixos. O relatório State of the Global Workplace 2023 mostra que o percentual de funcionários engajados é de 28% no Brasil, 31% na América Latina e 23% considerando o cenário global.
Uma das formas de estabelecer este tipo de ambiente de trabalho é justamente através da adoção da abordagem de pontos fortes dentro das organizações. Normalmente, as empresas começam a trabalhar com pontos fortes pela realização da avaliação CliftonStrengths da Gallup, onde cada indivíduo pode identificar seus talentos e começar a transformá-los em pontos fortes. Mesmo sendo uma intervenção pontual, quando líder e liderados realizam essa atividade, já é possível verificar melhora no engajamento na ordem de 7%. Quando a empresa vai além e adota a abordagem de pontos fortes de uma forma mais ampla, a ponto de ter isso como parte da cultura, esse efeito se potencializa e chega a 23%.
Se você deseja implementar uma cultura de pontos fortes na sua empresa, considere estruturar dessa forma:
1) Alta liderança – garantir que conheçam seus pontos fortes e apliquem para criar um estilo de liderança autêntico e eficaz.
2) Gerentes – prover capacitação para que compreendam seus pontos fortes e atuem como coaches de seus liderados.
3) Membros dos times – realizar atividades de desenvolvimento para que conheçam seus pontos fortes e tenham oportunidade de usá-los todos os dias.
4) Comunidade de prática – ter sessões periódicas com especialistas em pontos fortes para dar continuidade e aperfeiçoar a aplicação da abordagem
5) Sistemas e processos – garantir que pontos fortes sejam parte de todas as etapas da experiência do funcionário.
A incrível capacidade de fazer acontecer
O psicólogo americano Donald Clifton e sua equipe, após décadas estudando pessoas bem-sucedidas, identificaram 34 temas de talento que foram categorizados em quatro domínios. Um deles é Execução.
Isso significa que existem pessoas cuja maior habilidade é fazer acontecer. A forma como contribuem varia de acordo com os temas de talento específicos. O fato é que pessoas com fortes talentos de Execução tem uma facilidade imensa em tirar as coisas do papel e torná-las realidade.
Quando usam bem seus talentos essas pessoas podem ser descritas com algum desses adjetivos: produtivas, eficientes, organizadas, focadas, confiáveis, justas, comprometidas, estruturadas. Todos esses atributos sendo direcionados para uma execução perfeita.
E aí, você conhece alguém assim? Que tal investir alguns minutos e reconhecer esta pessoa por sua alta capacidade de execução? Ela vai se sentir bem e você também.
E se você for essa pessoa, valorize seu próprio talento. Relembre situações passadas onde você teve sucesso e reflita sobre como seus talentos de execução a ajudaram.
Recommended by LinkedIn
Movimento #AdeusMediocridade
Eu tenho pavor de coisa mais ou menos: projetos entregues mais ou menos, relações mais ou menos, vidinha mais ou menos. Sempre busco fazer o melhor que posso com os recursos disponíveis.
Embora só tenha entendido quando mapeei meus talentos, essa forma de ver o mundo sempre fez parte de mim. É o meu normal. Excelência e alto desempenho estão na minha essência.
Foi por isso que escolhi ser especialista em pontos fortes. Uma decisão consciente de redirecionamento de carreira para um caminho onde eu tinha maiores chances de ser excelente. Melhor ainda: eu poderia usar esta mesma habilidade para servir aos outros, ajudando profissionais e empresas a desempenharem em mais alto nível.
E agora dou mais um passo nessa direção: estou criando o movimento #AdeusMediocridade.
Pra quê? Pra reunir pessoas que também desejam ser o seu melhor todos os dias, que se recusam a entregar um desempenho medíocre no trabalho e na vida, que se dedicam para desenvolver seus talentos e acreditam na jornada infinita da excelência.
Se identificou e quer fazer parte desse movimento? Basta usar a hashtag #AdeusMediocridade e me marcar nas suas publicações.
Vem trilhar o caminho da excelência
Encerro esta edição com um convite pra quem quer sair do discurso e partir de vez pro alto desempenho na carreira e na vida.
Estamos nos últimos dias de inscrições para a próxima turma da Oficina Talentos & Pontos Fortes.
Data: 12 e 19/08/23
Horário: 8h às 11h
Local: online e ao vivo
Pra ter mais informações e garantir a sua vaga, me manda uma mensagem privada aqui no LinkedIn. Quem é assinante da newsletter tem desconto!
Por hoje é isso! Até mês que vem!