Como escrever rápido sem interferir na qualidade?
Profissionalizar o processo de Produção de Conteúdo é a chave para aumentar a produtividade. À medida que expandir a cartela de clientes, poderá construir a sua equipe de redatores e treiná-los. Com o propósito de ajudar qualquer pessoa a melhorar seu desempenho ou de seus freelancers vou compartilhar um método simples e prático. Espero que esse conteúdo possa ser útil como foi para mim, nos tempos da Workana. Confira!
Escrever rápido: aumente a velocidade com um método!
A maioria dos redatores querem descobrir como acelerar a velocidade da escrita sem perder a qualidade dos artigos. Logo que comecei a trabalhar na Workana como redatora freelancer, o máximo que conseguia escrever era 1000 palavras por dia. No 2° mês passei de 5-8k todos os dias.
Naquele tempo não sabia como funcionava o processo de planejamento de conteúdo, mapeamento e plano de marketing. Então, só recebia as pautas e criava os artigos. Com o tempo, ampliei meu conhecimento e passei a oferecer o serviço completo embutido no pacote. Isso significa que precisei de um tempo maior para executar os projetos.
Você sabia que podemos acelerar a produção de conteúdo com treinamento diário?
Nesse tempo, descobri que não bastava apenas escrever rápido, mas fazer uma boa gestão de conteúdo também. Dessa forma, levei umas 3 semanas para ganhar velocidade e expandir meus projetos simultâneos. Para isso, me organizei e obtive melhoria só no 5° mês.
Nesse momento, alcancei resultados expressivos e mantive a constância para não cair de nível na plataforma. Algumas pessoas me perguntaram como escrevia tão rápido sem ter uma equipe. Pensando nisso, resolvi compartilhar como funciona esse processo!
Dessa forma, posso ajudar todas as pessoas que queiram melhorar o seu desempenho, quanto aquelas que precisam treinar colaboradores para executar essa atividade em tempo menor sem interferir no resultado final. Vamos lá?
Método de escrita rápida: funciona mesmo?
Parece sonho de todo redator, gestor e empresário, mas essa possibilidade existe graças a um método. Todo método é composto de ações testadas capazes de promover algum resultado final. Logo, construir uma rotina para executar todas as regras de um método é fundamental para gerar um novo hábito. Mas será que o objetivo de escrever rápido é realmente o que você precisa?
Escrever rápido tem que ser uma consequência natural de um objetivo maior. É mais ou menos aquela história sobre propósito: você quer um emprego com salário alto para pagar contas, bancar viagens, jantares e comprar tudo o que deseja, mas com a única motivação de ter que bancar as contas e satisfazer prazeres?
Ou prefere trabalhar com algo que tem a ver com o verdadeiro propósito e receber até mais, por algo que sirva o próximo com total plenitude?
Às vezes, o desejo de obter resultados imediatos nos levam a perder a chance de construir um império. Da mesma maneira que escrever rápido para ganhar mais projetos pode gerar estresse e interferir na sua produtividade.
Então, antes de prosseguir com o método, saiba que ele funcionará muito melhor se o seu objetivo não for apenas faturar mais, mas sim por uma causa maior. Do contrário, pode até ser eficiente, porém a longo prazo o seu trabalho não expandirá quanto poderia.
Nesse instante, começa a surgir o medo da concorrência, ser alvo das crises econômicas e eventos externos, etc. Mas, se mesmo assim quiser aprender a acelerar a escrita, siga as 8 ações do método no próximo tópico!
8 ações do método escrita rápida!
Parece óbvio e todo mundo está "careca" de ouvir o que vou compartilhar a seguir, mas desejo que foque nos detalhes, porque a explicação fará muito mais sentido e consequentemente, terá um impacto maior nos resultados.
1.Trace uma rotina
Sem rotina não haverá progresso na escrita. Com um cotidiano definido por regras, horários e atividades obrigatórias criamos um novo hábito. Por exemplo, se antes o seu artigo não era configurado para SEO e agora precisa desenvolvê-los, a rotina acelera esse processo. Ela é responsável por manter a mente organizada e gerar clareza do que é preciso fazer.
2. Defina metas
Defina metas sobre a quantidade de palavras que deseja escrever por determinado tempo. Exemplo, escrever 1000 palavras a cada 2 horas. Entretanto, considere o seu momento atual e respeite o seu tempo, ao invés de se comparar com quem escreve 40 minutos um conteúdo de 1000 palavras. Aumente a velocidade gradativamente.
3. Tenha disciplina
Ter disciplina é um complemento da rotina. Ela é responsável por ajudar a acelerar os passos e embutir um novo hábito. Tudo é treino e a disciplina é um processo de repetição capaz de aprimorar habilidades e competências. Por exemplo, quando um praticante de artes marciais inicia seus treinos, repete continuamente até entrar na memória e executar os golpes naturalmente.
De tanto repetir os movimentos, o praticante fica ágil. Do mesmo modo, as empresas de tecnologia treina seus colaboradores por meio da repetição contínua. No caso do aprendizado de um idioma funciona da mesma maneira!
De tanto ouvir as pessoas interagindo em outro idioma, sem querer estamos falando também. Por isso, a vivência em outro país promove um aprendizado muito mais rápido do que anos nas escolas. Escrever é a mesma coisa, ou seja, para aprimorar requer treino constante.
4. Esvazie a mente
Essa parte é fundamental para acelerar a escrita. O tempo todo ignorei esse fator e não entendi porque a minha velocidade nunca melhorou. Cada pessoa se identificará com alguma fragilidade. De repente, você ou sua equipe é formada por pessoas focadas com um nível de concentração elevado. Do contrário, terá que disciplinar a mente. Para isso, esvazie ela antes de iniciar a jornada.
O método que utilizo é simples e eficiente. Como começar? Observe seus pensamentos durante o trabalho e veja quais deles roubam a sua concentração e foco. Em seguida, anote num papel tudo e retorne às atividades. O cérebro precisa descarregar informações em algum lugar.
Isto é, aquelas que ocupam a sua mente e tira a atenção. Por exemplo, preocupação com contas a pagar, briga com o parceiro afetivo, pendências com o cliente etc. Se você não pagar a conta, o cérebro entende que precisa te avisar até resolver o problema. O mesmo ocorre com o seu relacionamento. No entanto, nem sempre podemos sair no meio das atividades e solucionar o problema na hora.
Contudo, tarefas imprevistas que dá para executar em poucos minutos, resolva! Do contrário, descarregue numa folha por meio da escrita. O seu cérebro entenderá que você resolveu a pendência e deixará em paz. Com o hábito, não será necessário executar essa atividade, porque terá se transformado em hábito, ignorando as pendências para priorizar as tarefas.
5. Escreva todos os dias
Escrever todos os dias parece "clichê", mas é através do hábito que conseguimos aumentar a velocidade. Por exemplo, a empresa japonesa Sony, treinar o operador a montar o playstation com cronômetro e repetição diária. Depois que aprender a montar sem cometer falhas, aceleram a velocidade.
Então, gradativamente, as metas aumentam. Ou seja, se a cota era 1100 peças por dia, na semana seguinte já eram 1200. Entretanto, o treino é rigoroso e a montagem precisa estar perfeita. Isto é, um parafuso torto é motivo para retornar a peça. No final da linha de montagem é feito o teste completo antes de embalar e enviar o lote para as empresas.
A constância é o que promove resultados eficientes na Sony. Portanto, construir um hábito é eficiente para todos. Inclusive de escrever todos os dias. Não tem clientes? Então, abra um Blog profissional e comece a escrever. Além de servir de portfólio, aumentará a autoridade sobre o seu serviço e ainda dobrará a velocidade da escrita.
6. Acompanhe o progresso
Acompanhe o seu progresso, pois só assim aumentará a velocidade de sua escrita. Por isso, criar uma rotina, definir metas, adquirir o hábito de escrever todos os dias é fundamental para progredir. Dessa maneira, você pode mensurar seus erros, planejar correções e melhorar o treino.
Além disso, após 7 dias você já tem uma base para prever o amanhã. Por exemplo, se na primeira semana escreveu 500 palavras em 1 hora e não 2 horas como antes, registre esse progresso e observe a constância desse resultado.
Na semana seguinte, pode planejar a escrita de um artigo de 1000 palavras em 1 hora por exemplo. Mas, como mensurar o tempo de modo mais eficiente? Crie uma planilha e anote o início, término e data. Para cronometrar, use o despertador do celular ou o aplicativo "Pomodoro Timer"
7. Corrija os erros rapidamente
Melhor do que acelerar a escrita é focar nos erros e corrigi-los depressa. Isso porque o cérebro é treinável, portanto, ajuste todos os erros rapidamente antes que se transforme num hábito.
8. Escreva livremente
Antes de pensar em correções, treine o foco e concentração. Por exemplo, no começo não sabia estruturar um artigo de forma profissional e demorava umas 4 horas para elaborar um artigo de 500 palavras. Então, comecei a treinar a velocidade. Como? Escrevi livre da preocupação com gramática, semântica, estrutura, SEO etc. Primeiro, pensava na ideia central e com o assunto em mente, foi simples escrever.
Nessa época, não sabia nada disso e meus textos eram horríveis. Por isso, foquei no conteúdo, nas ideias e no conhecimento em diversos segmentos que adquiri por meio da leitura. Então, foquei em vender ideias e conhecimento para compensar a falha na parte técnica. Com a velocidade, passei a estudar a parte gramatical e a estrutura de um artigo.
Dessa forma, o meu planejamento para acelerar a escrita foi baseado nas minhas deficiências. Talvez você já domine muito bem sobre semântica, gramática, concordância, coerência, SEO e até sobre marketing. Então, não existe fórmula pronta, mas um caminho que depende de pessoa para pessoa.
No meu caso, o problema era todos! Não tinha velocidade, nem a parte técnica e muito menos conhecimento de Marketing de Conteúdo. Algumas pessoas só precisam focar na velocidade e nesse caso, basta fazer a escrita livre para descarregar as ideias. Ao se prender demais nos detalhes, demoramos para escrever.
Personalize de acordo com as suas necessidades
Nenhum método é exato para todos, porque cada pessoa está num processo diferente. Quando melhorei a velocidade da escrita passei a focar na parte técnica e configurar o artigo para SEO. Já tinha velocidade, agora só precisava treinar as outras deficiências. Então, se temos um planejamento, sabemos o que treinar, em quanto tempo atingiremos a meta, o que corrigir e onde focar energias.
Essas dicas parecem simples demais, mas o segredo está no hábito, ter um planejamento personalizado e um objetivo maior. O que é o objetivo maior? Escreva para servir pessoas com o seu conhecimento, decida acelerar para expandir o seu negócio e gerar trabalho para mais pessoas, oferecer agilidade para seus clientes e não somente para faturar mais, porque a prosperidade aumenta por consequência do nosso objetivo maior.
Quando a nossa motivação está associada ao propósito ela tem um impacto muito maior. Todos nós somos "treináveis" e podemos treinar pessoas, mas nada se compara ao objetivo que um propósito nos coloca para executar nessa vida. Ao decidir agilizar o processo por algo maior e não apenas com intuito de faturar mais, o resultado é natural. Isso para qualquer atividade e também para quem é empresário ou atua como gestor.
Contrate por propósito e não apenas por competência técnica, pois treinar é a parte mais simples. Não é preciso talento nato para escrever rápido, porque podemos treinar qualquer pessoa. A longo prazo, um colaborador infeliz no segmento que atua perde a capacidade de criar. O bloqueio criativo se manifesta no sacrifício, na força, na tentativa de exercer algo contra a sua natureza por muito tempo. Isso impacta nos resultados.
Agora que já sabe como acelerar a escrita, crie seu planejamento personalizado ou trace um plano para aquele seu novo colaborador! Quer saber mais sobre temas de Produção de Conteúdo? Então, curta e assine a newsletter para que eu continue a trazer mais conteúdos!