TIMES

Por Redação ge — Spielberg, Áustria


NA PONTA DOS DEDOS: Rafael Lopes e Luciano Burti fazem a prévia do GP da Áustria

NA PONTA DOS DEDOS: Rafael Lopes e Luciano Burti fazem a prévia do GP da Áustria

Chefe da RBR, Christian Horner se manifestou depois de Ola Kallenius, CEO da Mercedes-Benz, sonhar com a contratação de Max Verstappen para a vaga que Lewis Hamilton deixará em 2025. O gestor britânico, porém, foi irônico e sugeriu para a rival que contratasse o pai do tricampeão, o ex-piloto Jos Verstappen.

Toto Wolff, chefe da Mercedes, e Christian Horner, gestor da RBR, no GP da Áustria de F1 em 2024 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

- Essa (o motivo do interesse em Max) é uma pergunta que você teria que fazer a Toto. Max foi bastante resoluto no que disse nessa coletiva de imprensa. Ele sempre foi absolutamente consistente com a equipe. Acho que isso se trata apenas de uma tática de distração. Se ele realmente quiser um Verstappen para o próximo ano, acho que Jos (Verstappen) está potencialmente disponível - disse Horner.

Com a ida de Hamilton para a Mercedes, a equipe alemã perde a experiência de um heptacampeão mundial e uma grande referência dentro do time, o que explica o interesse no três vezes campeão Verstappen. Kallenius chegou a comentar que Max "ficaria bem vestido de prata".

Max Verstappen e seu pai Jos estão do mesmo lado que Helmut Marko na guerra interna da RBR — Foto: Clive Mason/Getty Images

O flerte da montadora alemã vem desde o começo do ano; o piloto que fica em 2025, George Russell, ainda aprovou uma possível vinda do rival holandês. Mas o cortejo não é correspondido. Em diversas ocasiões, Max tem reafirmado seu compromisso com a equipe - tendo um contrato que vai até 2028:

- Não acho que seja assim que a Fórmula 1 funciona; de repente você pode dizer: "Bem, adeus, pessoal! Tenho um longo contrato com a equipe, estou muito feliz onde estou e, como eu disse antes, já estamos nos concentrando no próximo ano com coisas que podemos implementar no carro. Então, acho que isso deve ser suficiente para dizer onde vou pilotar no próximo ano.

O ano de 2024 começou difícil para a RBR fora das pistas; enquanto liderava com Verstappen, lidava com uma investigação por suposta conduta imprópria de Horner com uma ex-funcionária, da qual ele foi inocentado. O caso levou a uma queda de braço interna com o consultor Helmut Marko e tendo como coadjuvante o pai de Max, Jos Verstappen.

Max Verstappen e Christian Horner celebram vitória no GP do Japão da F1 2024 — Foto: Bryn Lennon - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Na época, o tricampeão chegou a sugerir que poderia deixar a equipe caso Marko fosse demitido, mas as coisas se acalmaram no time e o casamento entre eles foi reatado.

- Max é uma parte importante da nossa equipe; ele teve todas as suas vitórias e pódios nos carros da RBR e três campeonatos mundiais. Tem havido muito alarde sobre a possibilidade de ele ir para outra equipe e, às vezes, pensamos que essa é uma tática de distração, pois temos de nos perguntar quais são os motivos por trás disso. O piloto que criou toda a movimentação no mercado (Lewis Hamilton) tinha todas as informações sobre os motores e os regulamentos de 2026 e optou por deixar uma vaga na Mercedes. É por isso que tem havido um pouco de especulação sobre quem ocupará essa vaga, mas não será Max Verstappen - reforçou Horner.

Infos e horários do GP da Áustria da F1 em 2024 — Foto: Infoesporte

Veja também

Mais do ge
  翻译: