Lancha explode e deixa 10 feridos em Cabo Frio; três crianças estão em estado grave

Caso é o terceiro em 40 dias. Segundo a prefeitura local, as vítimas são turistas de Vitória, no Espírito Santo

Por — Rio de Janeiro


Movimentação de ambulâncias é intensa no Hospital Central de Emergências de Cabo Frio Reprodução / Portal RLagos

Uma lancha explodiu nas proximidades da Ilha do Japonês, em Cabo Frio (RJ), na Região dos Lagos, no início da tarde desta segunda-feira. De acordo com a prefeitura local, 10 pessoas, incluindo três crianças, ficaram feridas. O grupo, composto por turistas de Vitória, foi atendido Hospital Central de Emergências (HCE) e na Upa do Parque Burle, ambos na cidade.

As três crianças, que têm 1, 4 e 5 anos, precisarão ser transferidas do HCE, "em virtude do estado grave", informa a prefeitura de Cabo Frio: a mais velha irá para o Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo, enquanto as outras duas irão para o Hospital Roberto Chabo, em Araruama.

Já entre os adultos, quatro deles — com idades entre 26 e 37 anos — foram atendidos no HCE: dois continuam sendo avaliados, enquanto outros dois tiveram apenas escoriações leves. Outros três pacientes, com idades entre 21 e 36 anos, foram atendidos na Upa, e estão com o "quadro já estabilizado", informa o município.

Logo após o acidente, a movimentação foi intensa na porta das unidades de saúde, com pacientes chegando de maca e cadeiras de roda a todo momento, levadas por ambulâncias, de acordo com o portal RLagos. Bombeiros do quartel de Cabo Frio foram acionados às 12h34, para o chamado de explosão.

Ambulâncias socorrem vítimas de explosão para o Hospital Central de Emergências, em Cabo Frio — Foto: Reprodução / portal RLagos

A Marinha do Brasil (MB) vai instaurar um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar causas, circunstâncias e possíveis responsabilidades. Quando concluído, o mesmo será encaminhado ao Tribunal Marinho para adotar as medidas cabíveis. Não foram encontradas irregularidades nas documentações da embarcação e do piloto.

Em nota, informaram ainda que, no momento do acidente, foi enviada uma lancha e uma moto aquática ao local para a operação de Socorro e Salvamento (SAR) da embarcação "EYE SEA". As equipes verificaram que os onze tripulantes estavam sendo socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados para o hospital. Não foi constatada poluição hídrica ocasionada pela embarcação acidentada.

Explosões em série

Recentemente, outras lanchas também explodiram em Cabo Frio. Em 10 de maio, seis pessoas ficaram feridas, incluindo três crianças, após a embarcação explodir entre o Canal de Itajuru e a Ilha do Japonês. Naquela ocasião, o motor parou em meio a um passeio de turistas de Minas Gerais: após tentativas de religar a lancha, o equipamento superaqueceu e, em seguida, explodiu.

Mais de um mês depois, uma das crianças segue internada no Hospital Alberto Chabo, com estado de saúde estável, segundo a Secretaria estadual de Saúde.

Também em maio, no dia 17, outra lancha explodiu próximo à Ilha do Papagaio Cinco pessoas estavam na embarcação, e conseguiram escapar do fogo ao se jogar no mar.

Mais recente Próxima Caso Anic: suspeito usou dados de marido da vítima para tentar comprar bitcoins. Polícia recupera R$ 790 mil