É oficial, chegou o novo ciclo e um vigoroso passo foi dado! ("O" 1o Sem de 2020)
Depois de 20 semestres dando aulas presenciais nos cursos tecnológicos, bacharelados, livres, de extensão e pós-graduados, chegou a vez de me conectar com a minha linha de pesquisa do mestrado e do doutorado, vivenciar minha pesquisa e me “render” à cibercultura.
Não foi fácil, não foi programado, não foi desejado. Foi difícil, foi a toque de caixa, foi atabalhoado (no início), mas foi! Foi do jeito que tinha de ser.
Sexta-feira de manhã, horas após uma baita aula bacana em sala...
“Gustavo, terça-feira a sua próxima aula da pós já será online tá?”
“Tá!” titubeando na voz ao responder, saindo meio com medo e apreensão.
E pra dormir? E pra fazer a cabeça desligar enquanto confabula um zilhão de maneiras de tentar emular as atividades que faltavam? Errado! Não tem como emular essa experiência. Mas como funciona esse Cisco? Zoom? Onde clica? Miro?
A pandemia me trouxe um punhado de dúvidas, várias noites em claro e desafios que eu estava muito confortável em saber como lidar nesses 10 anos de sala de aula, de lousa e de cara a cara. Saíram os olhares de aprovação e de dúvida, os suspiros de tédio quando a aula se alonga, a maneira relaxada ao sentar-se nas carteiras pra alojar um corpo que está cansado do dia corrido de trabalho. Deram lugar aos vídeos desligados, áudios abertos deflagrando toda a dinâmica das casas das alunas e alunos, crianças (aqui e do outro lado) fazendo barulhos e bagunça, animais de estimação querendo (e sempre conseguindo) ser protagonistas da atenção de seus amados, vizinhos soltando fogos de véspera de São João, televisões, videogames... um caos sonoro, como é a vida: caoticamente linda e estimulante!
Ufa! Acabou o semestre mais longo das nossas vidas.
Peço desculpas (novamente) à todas e todos se não consegui te convencer a embarcar nessa jornada. JORNADA: palavra tão desgraçadamente desgastada atualmente. Mas é a melhor expressão para essa experiência que tivemos. Uma jornada heroica, isso sim! Nem o próprio Joseph Campbell duvidaria de nós. Quanto mais parecia ajustar a aula, mais o mundo se complexava em uma espiral de loucura. Remamos a favor e o mundo contra.
Que correnteza é essa? Um teste. Como eu SEMPRE gosto de dizer que as matérias não importam porque valem nota em prova ou média final, mas porque caem na vida e na vida VALEM PESO DOIS. Esse semestre valeu peso 2020.
Não tenho palavras para agradecer ao Diego Senra por sua parceria e conhecimento compartilhado nas lives, ao Adriano Scatimburgo, Jonas Fortes e Vyvian Teixeira por me ajudarem com a turma da ESPM. (Vocês arrasaram!).Vários professores e professoras colegas e amigos que me ajudaram demais. E o pessoal da retaguarda (secretarias e TI) do IED, ESPM e Anhembi Morumbi? Essa galera foi muito importante, nos deu calma e nos salvou de várias! Obviamente as jornadas heroicas foram capitaneadas por bravíssimas capitãs e capitães das coordenações que seguraram cada barra!
Por falar em barra, teve dia que eu fui ombro amigo, confidente, ou um ouvinte atento para tentar te dar suporte. Mas tiveram MUITAS MANHÃS e NOITES que vocês foram uma gasolina aditivada pra mim. Vocês me deram sanidade, me deram eixo e me ajudaram demais nesses momentos mais complexos da pandemia.
Tentei ser sempre muito sincero (como sempre faço em sala) com todas/todos e recebi um carinho enorme das turmas. Agradeço demais.
Gostaria de citar (de maneira cronológica) as turmas que cruzaram esse mar turbulento chamado 1o semestre de 2020 comigo:
IED – Turmas 02.18 e 02.19 da Pós-Graduação em Marketing e Comunicação de Moda; Turma de One Year em Jewelry; Turmas BDM2AM, BDM5AM e BDM6AM (2º, 5º e 6o semestres) da Graduação em Design de Moda.
ESPM: Turma G82J da Pós-Graduação Empresarial em Comunicação e Mídias Digitais
Anhembi: turma de Semiótica aplicada á moda da Pós-Graduação em
Tenho minha palavra empenhada com muita gente e repito. Temos muitas promessas de conhecer os bebês que nasceram (uns quase na minha aula), promessas de comer brigadeiro, tomar uma cerveja ou apenas nos ver pessoalmente. VAMOS NOS VER, VAMOS VENCER!
Agora é hora de pegar um fôlego, nos manter seguros, nos prepararmos pra 2a perna dessa jornada e fazer um pensamento positivo. Minha dica é fazer como eu sempre faço antes de dormir ao focar no bem para a família, pros amigos, pros amigos da família e pras famílias dos amigos. Alastrando um pensamento positivo para mais gente.
E aí. como foi o seu semestre?
Não foi assim-assim, mas foi!
Não foi como deveria?
Será? Foi como tinha de ser E FOI INCRÍVEL.
Obrigado pessoal!
Doutorando em Administração, Mestre em Comunicação e Semiótica. Consultor/Gerente de Marketing e Comunicação | Professor de Marketing Digital | Professor de Jogos de Empresas
1 aGustavo, 👏👏👏
Inteligencia de Negócio, Comunicação Corporativa e Relacionamento com o Mercado
4 aEu que agradeço todas as oportunidades e ressalto o prazer de ver seu compromisso e dedicação com seu trabalho, seus cursos e seus alunos. Parabéns!
Diretora de Experiência do Cliente | CX | CS | CCare
4 aJá dá pra escrever um livro: Reflexões de um professor na pandemia. VC retratou os desafios e sentimentos de toda uma categoria rsrs. Eu adquiri a habilidade de dar aula usando dois computadores porque em um eu transmito a apresentação no outro eu mantenho contato Visual com as poucas câmeras abertas rsrs loucura rsrs. Sobrevivemos! Conte sempre comigo Gu.