4 LIÇÕES SOBRE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

4 LIÇÕES SOBRE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

O mercado está cada vez mais dinâmico, e em meio à crise, aqueles que já se adaptaram a tomar decisões rápidas e assertivas, certamente estão conseguindo navegar com mais calma e melhor direcionamento nesse mar revolto da pandemia.

Para auxiliar aqueles que ainda não começaram a organizar o seu negócio sobre um modelo ágil, eu resumi as 4 principais lições sobre estratégia empresarial para implantar na sua empresa durante (e manter após) a crise:

1. INOVAÇÃO CONTÍNUA: aproveite a criatividade e o talento dos seus colaboradores. Eles estão na linha de frente e sabem reconhecer melhorias que agregam valor ao seu serviço ou produto. Aproveite o conhecimento e experiência que eles possuem e traga essa sabedoria para dentro do seu negócio! Inovar é fazer algo COMO não era feito antes, em geral, alcançando maiores resultados com menor utilização de recursos. Quem melhor do que os seus próprios colaboradores para saber como melhorar os processos, ou como modificar um produto para que tenha mais valor para o cliente final? Tenha confiança no seu time e terá um time confiante em você.

2. DÊ O PRIMEIRO PASSO: ao descobrir uma nova modalidade de receita, não perca tempo. Aprenda o que é necessário para dar o primeiro passo, e dê o primeiro passo. Pode ser que a longo prazo, a ideia não seja apreciada, mas permita-se ter um “portfólio de experiências”. Mesmo que a ideia inicial não se concretize, pode ser encontrada uma fonte de receita muito maior durante o processo de criação e implantação do novo serviço ou produto na empresa. Movimente-se.

3. TENHA FOCO: não fique mudando de ideia a todo momento. Foque no que realmente acredita que irá funcionar e colha os frutos gerados nessa jornada. Esteja presente de verdade e aproveite os resultados e os aprendizados. Ter foco não significa fechar os olhos para tudo o que pode ser diferente, mas analisar com exatidão cada passo e verificar se está no caminho certo. Se em algum momento perceber que não está tendo o resultado esperado, pegue o aprendizado e mude a direção. Não confunda persistência com teimosia! A persistência é o foco no resultado final, enquanto a teimosia é o foco no ego.

4. TRABALHE COM NOVOS INDICADORES: não adianta medir seus resultados apenas com os velhos indicadores: total de vendas mensal, lucro bruto, lucratividade, ponto de equilíbrio, etc. Crie novas formas de medir se sua empresa está progredindo, com base nos novos objetivos. Meça número de ideias geradas pela sua equipe, grau de participação de cada membro, resultados alcançados, comprometimento com os resultados, melhoria contínua, etc. É claro que o financeiro é o mais importante, mas a longo prazo, o que gera resultado é comportamento da sua equipe. O resultado da sua empresa é a soma do resultado de cada um que está dentro dela. Não esqueça disso.

Uma dica bônus: TRABALHE COM QUALIDADE. Faça do seu cliente um fã da sua marca. Um cliente satisfeito é o seu melhor vendedor. 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos