5 filmes e séries recentes sobre Longevidade e Etarismo que você precisa assistir
Seja bem-vindo a mais uma edição da newsletter Carreira na Maturidade!
Parece brincadeira, mas o último “feriadão” de 2024 já está batendo à porta!
A partir dessa sexta-feira, 15 de novembro, serão três dias de descanso pra muita gente – é a última folga estendida antes das festas de fim de ano. Se você não for viajar, fica a dica: assistir 5 filmes e séries recentes sobre Longevidade e Etarismo que estão disponíveis nas principais plataformas de streaming.
Veja bem: essa minha sugestão é principalmente pra você aí que é CEO de empresa, gestor de equipe, gerente de RH, recrutador, gerente de ESG, gerente de Marketing, Vendas ou Novos Negócios e precisa “abrir a cabeça” para entender os impactos da maior “revolução silenciosa” que estamos vivendo: o aumento da longevidade no Brasil e no mundo.
Vai por mim: assista esses filmes e séries e compreenda por que sua empresa precisa estimular a Diversidade Geracional dos seus times e refletir sobre as possibilidades de negócios que podem surgir a partir do crescente Mercado da Longevidade.
Sem mais delongas, seguem abaixo as 5 dicas de filmes e séries sobre Longevidade e Etarismo que você precisa assistir.
1 – Como Viver até os 100: Os Segredos das Zonas Azuis (2023)
Série-documentário obrigatória para quem deseja entender os impactos do aumento da longevidade em todo o planeta – e como isso pode impactar também a sua vida e a sua empresa!
A produção acompanha a viagem do pesquisador e escritor Dan Buettner, que decidiu investigar a “fórmula da longevidade” com qualidade de vida em cinco locais espalhados pelo planeta: as ilhas de Okinawa, no Japão, e Sardenha, na Itália; a comunidade adventista de Loma Linda, na Califórnia (EUA); os vilarejos de Ikaria, na Grécia, e Nicoya, na Costa Rica, e a cidade-estado de Singapura, no Sudeste Asiático. Em todos eles, há uma concentração de centenários acima da média, o que levou essas comunidades a receberem o selo de “zonas azuis”.
Em sua incrível jornada pelo mundo, Buettner conclui que o segredo da longevidade com qualidade de vida é a soma de fatores como alimentação adequada, prática de exercícios físicos, controle do estresse, espiritualidade, convívio social baseado em conexões significativas e ter um “senso de propósito” na vida.
“Como Viver até os 100: Os Segredos das Zonas Azuis” provoca muitas reflexões sobre longevidade e cuidados com saúde mental e física, além de presentear o espectador com valiosos ensinamentos sobre o que é, realmente, qualidade de vida.
Onde encontrar: Netflix
2 – Paraíso (2023)
"Paraíso" é uma curiosa e futurista produção alemã que conta a história de Max, que trabalha como uma espécie de "corretor" para uma empresa de tecnologia especializada na "venda de tempo" para clientes endinheirados. Ele é responsável por identificar no mercado jovens dispostos a vender anos de suas vidas - por muito dinheiro, é claro - para pessoas que desejam rejuvenescer.
Ocorre que, após uma tragédia pessoal inesperada, a própria mulher de Max é obrigada a entregar 40 anos de sua vida para quitar uma dívida. Inconformado com a súbita velhice da esposa, o protagonista começa uma jornada para, literalmente, recuperar o tempo de vida perdido por ela. No caminho, se vê diante de uma série de dilemas morais e éticos.
Em uma época em que vemos notícias bizarras como a do bilionário que investiu muito dinheiro para "ter 20 anos outra vez", "Paraíso" mistura suspense, drama e ação com muita competência para colocar luz em temas cada vez mais relevantes na nossa sociedade, como aumento da longevidade, etarismo, idade x aparência e limites para o uso da tecnologia.
Onde encontrar: Netflix
3 – Sem Limites (2022)
Essa ótima série-documentário produzida pela National Geographic tenta responder uma típica pergunta de “1 milhão de dólares”: como viver mais e melhor? Para fazer isso, a grande sacada da produção foi escalar o ator australiano Chris Hemsworth, que vive ninguém menos que o super-herói Thor nos filmes da Marvel.
A série acompanha a saga de Hemsworth ao enfrentar seis rigorosas provas físicas e mentais, que incluem desafios insanos como surfar em águas extremamente geladas no Ártico, escalar uma corda para alcançar um teleférico e ficar até quatro dias sem comer – de acordo com a produção, todos os testes foram desenvolvidos por especialistas, cientistas e médicos de renome internacional.
O objetivo dos produtores do documentário era entender os limites do corpo humano para descobrir formas de levar mais saúde e qualidade de vida para a velhice. Os resultados são impressionantes. Imperdível.
Onde encontrar: Disney Plus
Recomendados pelo LinkedIn
4 – Nyad (2023)
Baseada em fatos reais, trata-se de uma cinebiografia da nadadora norte-americana Diana Nyad, que aos 60 anos decidiu deixar a aposentadoria para fazer uma nova tentativa de se tornar a primeira pessoa a nadar um percurso de 160 km entre Cuba e o estado da Flórida sem o uso de uma gaiola protetora.
É válido ressaltar que Diana já havia tentado fazer a travessia quando era uma atleta de natação competitiva, aos 30 anos, sem sucesso. Durante os 30 anos seguintes, atuou como comentarista de natação na TV. Até que, aos 60 anos, decidiu que precisava "cumprir seu propósito", apesar da descrença generalizada – que incluía, é claro, uma certa dose de preconceito de idade.
“Nyad”, que se tornou um dos filmes mais assistidos de 2023 na Netflix (com avaliação positiva superior a 90%), sugere que o "fator idade" precisa ser relativizado, até mesmo no esporte. Foco, preparação adequada e força de vontade fariam mais diferença na conquista de resultados. O filme é um verdadeiro “tapa de luva” em quem acredita que um profissional não pode entregar alta performance depois de uma “certa idade”.
Onde encontrar: Netflix
5 – A Substância (2024)
Um dos melhores e mais comentados filmes de 2024, “A Substância" ainda está nos cinemas, mas já pode ser conferido no streaming. Esse inusitado filme que mistura drama e horror parte de uma premissa sobre preconceito de idade no mercado de trabalho.
A trama acompanha a ex-atriz Elisabeth Sparkle (Demi Moore, na melhor atuação da sua carreira), que tenta sobreviver no "show business" como apresentadora de um programa de TV fitness. Porém, ao completar 50 anos, ela é demitida de forma impiedosa pelo diretor da emissora, que quer substituí-la por uma profissional mais jovem – qualquer semelhança com a realidade do nosso mercado de trabalho não é mera coincidência.
Desesperada, Elisabeth recorre ao uso de uma substância misteriosa e ilegal que literalmente gera um "clone" mais jovem de si mesma (interpretado pela ótima Margaret Qualley). A partir daí, esteja preparado para uma verdadeira “experiência” sensorial que é, no mínimo, impactante.
O filme já ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no último Festival de Cannes e está cotadíssimo para receber várias indicações ao Oscar 2025, incluindo Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz (Demi Moore) e Melhor Atriz Coadjuvante (Margaret Qualley).
Onde encontrar: Mubi ou Amazon Prime
Gostou das dicas? Então corre pra assistir!
E você já sabe, mas não custa lembrar: se a sua empresa precisa de ajuda para capacitar líderes sobre a importância de temas como Mercado da Longevidade e Diversidade Geracional, me mande uma mensagem privada. Vamos conversar!
Obrigado pela leitura e até a próxima!
Stefan Ligocki, 48 anos, é palestrante, consultor, professor, mentor e criador de conteúdo nas áreas de Mercado da Longevidade, Diversidade Geracional, carreira na maturidade, marketing, vendas, gestão da marca pessoal e uso produtivo do LinkedIn.
Especialista em Mercado da Longevidade pela FGV, é fundador e diretor da Mais 40+, empresa de educação corporativa e consultoria nas áreas de Mercado da Longevidade, Diversidade Geracional e carreira na maturidade. Em 2024, foi eleito LinkedIn Top Voice, prêmio concedido pelo próprio LinkedIn aos criadores de conteúdo mais relevantes da plataforma.
Em 2023 e 2024, foi considerado o terceiro criador de conteúdo que mais cresceu em popularidade e relevância no LinkedIn Brasil, de acordo com estudo da empresa francesa de avaliação de mídias sociais Favikon.
Ligocki já realizou mais de 260 cursos e palestras em 60 cidades do Brasil, capacitando mais de 20 mil profissionais de marketing, vendas e recursos humanos de cerca de 400 empresas e organizações, entre elas Unimed, Sicredi, Unicred, SAP, ArcelorMittal, SBT e SEBRAE, entre outras. Para contratar palestras, cursos ou consultorias sobre Mercado da Longevidade, Diversidade Geracional, Carreira na Maturidade, marketing, vendas, gestão da marca pessoal ou uso produtivo do LinkedIn, acesse o meu site pessoal ou o site da Mais 40+.
Acompanhe todos os meus conteúdos seguindo o meu perfil aqui no LinkedIn. Acompanhe outros conteúdos sobre marketing, vendas e gestão da marca pessoal também no Instagram @stefanligocki
Advogado Tributária I Consultora I Palestrante
3 semMuito útil
Gestão Comercial
1 mStefan Ligocki assisti A Substância, que filme! E foi sua indicação aqui no LinkedIn uns tempos atrás. Obrigada!
Gerente Administrativo | Gestora Empresarial | Executiva Relacionamento com Cliente | Educação Corporativa I Gestão de Pessoas e Negócios
1 m@ Stefan Ligocki excelentes dicas. Vou assistir Como viver até os 100. Depois te conto!
Empresária | Consultora de Carreira para Mulheres Líderes | Marca pessoal para seu negócio | Head de Projetos | Executiva LATAM | Professora @FGV
1 mDica de série: "Terapia". Estou amando.
Facilitadora | Mentora e Palestrante de Comunicação Não Violenta
1 mStefan Ligocki adoro dicas, grata querido amigo!