Aceitação
Os acontecimentos que se desenrolam frente a nossos olhos nos remetem à necessidade de equilíbrio. Da próxima vez que se deparar com uma pessoa idosa, lembre-se de observar certos detalhes. Será que as pessoas idosas têm mais facilidade de encontrar o equilíbrio emocional frente às adversidades?
Há grande chance de descobrir em uma pessoa que conta com muitas décadas a mais de vida que você uma mente consciente, que por ser envolta por uma jornada longa, às vezes tenta esquecer detalhes de seu passado. E muitas vezes não encontra sinais de mudanças em um futuro incerto. Mas, procure ali aceitação. Talvez porque o caos exterior não permita que essa pessoa idosa manifeste com clareza seu acúmulo de experiências e opiniões. Mesmo assim, de vez em quando ela descarrega um pouquinho de tudo isso, só que o possível alívio dura pouco, porque tudo lá fora é muito apressado. E então, ela retorna à aceitação.
Aceitar é diferente de permanecer satisfeito, permanecer passivo. Aceitar é, no clarão do saber, aproveitar a oportunidade, ser livre da necessidade de aprovação do outro. Aceitar é viver a vida de acordo com o que cada um considera importante.
E o que é importante? Depende de você!