A ascensão feminina nos Conselhos Fiscais: Perspectivas para o futuro.

A ascensão feminina nos Conselhos Fiscais: Perspectivas para o futuro.


A participação das mulheres nos Conselhos Fiscais vem crescendo nos últimos anos, mas [como sempre ... rsss] ainda há um longo caminho a ser percorrido para alcançar a igualdade de gênero, nas organizações.

Trago hoje neste artigo, uma pequena porção para juntas analisaremos os indicadores de presença feminina nesses órgãos, explorando as razões para essa ascensão, os benefícios da diversidade e os desafios que ainda persistem.

Na pesquisa do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (2023):

Alguns dados importantes, do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa , sendo 15,2% de mulheres nos Conselhos de Administração, Fiscais e Diretorias, e aumento de 2,4% em relação a 2022.

Já a pesquisa da B3 (2023), temos 18,9% de mulheres nos Conselhos de Administração das empresas listadas, um aumento de 3,4% em relação a 2022.

Até aqui, esses indicadores parecem impressionantes, mas efetivamente, não são!!!! Vejam, ainda naõ chegamos nem a 20% desta representatividade.

Talvez você queira que eu traga aqui neste artigo, quais os fatores que impactam esses indicadores. Mas, definitivamente, quero trazer Perspectivas para o Futuro. Vamos juntas?

O que vem por aí?

Não é apenas uma tendência, mas uma grande realidade, que inclusive eu vivo na prática.

  • Crescimento da representatividade feminina: Expectativa de aumento da participação das mulheres nos Conselhos Fiscais.
  • Consolidação da diversidade como valor: Reconhecimento da importância da diversidade para o sucesso das empresas.
  • Implementação de políticas de inclusão: Adoção de medidas para promover a igualdade de gênero no ambiente corporativo.

Conclusão:

A ascensão das mulheres nos Conselhos Fiscais é uma tendência positiva que traz benefícios para as empresas e para a sociedade como um todo. Apesar dos desafios, o futuro é promissor para a igualdade de gênero nesse campo. A participação feminina continuará a crescer, impulsionada pela consciência sobre a importância da diversidade e pelas iniciativas para promover a inclusão.

____________________________________________________________________________

Sejam muito bem-vindas(os) por aqui!

Muito prazer, eu sou Glades Chuery , mãe da Helena, gosto de aprender e dividir conhecimento. E é isso que você encontra aqui!

Todo dia um artigo novo para você. ! 😃👉

Siga-me aqui para acompanhar esta newsletter e outras dicas: Glades Chuery

#governança #mulheresemconselhofiscal #conselhofiscal

Liliane Guerreiro

Controller | Gerente Administrativo Financeiro | Consultora | Certificação Controller IBEFSP | Contadora CRCRS

9 m

Ótimas colocações, Glades! Eu já vejo esse futuro se tornando realidade! Neste ano participarei de 3 Conselhos Fiscais do Terceiro Setor. Tenho certeza de que poderei aprender muito e contribuir com a minha experiência, habilidades analíticas e compromisso com a transparência.   Mulheres em Conselho Fiscal são agentes de mudança e de inspiração para futuras gerações!  Muito obrigada por sempre apoiar este objetivo: por mais mulheres em conselho!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos