[bilhete 003] por isso você não é feliz na vida (nem no trabalho)

[bilhete 003] por isso você não é feliz na vida (nem no trabalho)

felicidade x tristeza | a busca pela felicidade (e a ansiedade) | o medo da frustração | como aceitar outros sentimentos


essa é uma edição curta das cartas da newsletter postei & saí, sobre ansiedade e vida moderna.

__________

🎧 leia essa edição ouvindo how to save a life, do the fray

caro amigo,

tenho procurado cada vez mais abraçar o silêncio noturno. aquele momento em que você só está sozinho no quarto se ouvindo, sabe? nesses momentos tenho descoberto várias respostas sinceras.

acho que muito da minha ansiedade tá centrada na felicidade (ou na falta dela). por onde eu olho vejo gente sorrindo e com a vida se encaminhando, com todas as peças se encaixando e esse quebra-cabeça parece ser tão fácil de montar. ao mesmo tempo, o quebra-cabeça da minha vida parece ter 1000 peças espalhadas pela casa.

não me entenda mal (de novo), estou feliz com o caminho que minha vida vem tomando, estou onde quero estar e aprendendo todo dia a entender isso, mas eu tenho olhos, né? algumas coisas não dão pra ignorar.

gosto muito de filmes também, daqueles mais complexos até os de sessão da tarde e essa ideia da felicidade me lembra muito os filmes de comédia romântica.

o que eu acho é que me perco às vezes no que é ficção e no que é realidade. é como se eu quisesse que cada momento da minha vida fosse uma cena de um filme feliz. o problema é que eu não tenho controle sobre o desfecho, é como se fosse um monólogo ao vivo.

[...]

como sempre, aguardo sua resposta

maik


trecho da carta 005 da edição estendida da p&s sobre a busca pela felicidade. assine para ler as edições completas direto no seu e-mail :)

__________

essa pressão constante por ser feliz nos dá frustração e a gente tem alimentado todos os dias esse sentimento ruim quando ficamos horas arrastando o feed.

eu sei que é duro ouvir isso, mas eu não estou apenas te avisando, estou falando pra mim mesmo. estava cansado de não conseguir fazer as coisas que eu realmente acreditava, como essa newsletter onde falo sinceramente sobre as minhas conquistas e frustrações.

o que me impedia? esse medo que eu mesmo venho alimentando todos os dias quando abro esse bendito feed. naturalmente quando sua confiança está abalada, qualquer sensação de fora pode ser motivo pra te colocar em patamares mais baixos, te fechando para o mundo.

ter diminuído em mais de 50% o uso do celular em 7 dias, tem mudado a minha vida. já fiz isso outras vezes, mas agora tento não cair nas armadilhas que eu mesmo armo para mim.

tenho me ouvido mais e isso quer dizer que tenho genuinamente entendido que o ambiente em que estou tanto pode me melhorar, quanto me afundar e isso inclui minha vida on e off.

precisamos da ausência pra reconhecer a presença muitas vezes. isso têm diversas interpretações, mas para mim quer dizer que nem sempre a felicidade vai estar lá, às vezes, ela está bem menos do que a gente esperava, mas será que não é porque criamos uma fantasia sobre isso?

a gente não teria como saber o que é estar triste se não soubéssemos a sensação, se não doesse por dentro. o problema é querer curar a tristeza apenas com a felicidade.

estamos sempre procurando respostas e na maioria das vezes ainda queremos que elas sejam positivas, mas a realidade não é essa e não temos controle sobre isso. aceitar a tristeza, quando ela estiver lá, mas entender que ela também é passageira, pode eliminar a sua ansiedade ligada à esse sentimento

isso já não é incrível? todo mundo te fala que a vida tem altos e baixos. você sabe que as vezes vai andar dois passos pra frente - e comemore quando isso acontecer -, mas não se entregue quando andar 3 pra trás.

isso vai acontecer também, pode ter certeza. a diferença é que, quando olhamos apenas pela lente das redes sociais, só enxergamos os passos pra frente que as pessoas dão e parece que só a gente não está andando, mas isso não é verdade.

_________

como aceitar os outros sentimentos além da felicidade

🔒 este bloco é exclusivo da edição estendida desta carta via e-mail. inscreva-se abaixo para ter acesso à edição completa (e grátis)

QUERO ME INSCREVER

_________

✍️ sobre o autor:

maik é natural de cristina, interior de minas gerais, desde 1997. é criador de conteúdo graduado em marketing, redator e comunicador.

desde que passou por um burnout, mudou seu estilo de vida e passou a compartilhar suas crônicas sobre ansiedade digital como exercício de autoconhecimento e aprendizado. viciado em séries, também escreve recaps das suas favoritas nas horas vagas.

é aprendiz e praticante do minimalismo digital e da escrita terapêutica para uma vida online saudável. além disso, defende o storytelling como ferramenta de envolvimento e consolidação de marca através do marketing de conteúdo.

entre na comunidade do telegram e receba todos as novas cartas da p&s.

gostou de algum texto e quer me marcar nas redes? vou ficar muito feliz em te repostar no @maikescreve

Maurício Cordeiro Neves

Diretor de Criação na Symples Informação Digital

11 m

Maik, vou apenas reforçar, o que já salientei na Forbes para você, você está no seu caminho, não sei se já percebeu isso, mas há muito mais do que um esforço literário no seu discurso. Pode ser tudo encenação discursiva, um ato de palco apenas, sendo ou não, é apenas um estado transitório, sendo, ou não, a transitoriedade perpassa o seu ímpeto de Ser. A felicidade é encontrar uma semente germinando, pode ser a mais pura retórica, o ser falado, a inteligência artificial, o discurso vazio, não importa… a semente estava naquele farnel e caiu ao solo, que tipo de solo é o seu, aí estará o cheiro, o sabor, a textura a sinestesia da felicidade. Ansiedade é a ânsia por algo que você ainda não alcançou a maturidade para Ser, sendo assim, sabendo disso, te pergunto, por que te fascina… é mais um mecanismo automático, funciona sozinho, perceba como ela acelera o coração, faz transpirar… vira a chave. “postei&saí”!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Maik Lomonaco

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos